mcac escreveu:
Pessoas, esse tópico e um relato que saiu no site da quatrorodas a respeito da suspensão do HB20 estão me deixando preocupados quanto a decisão de compra do carro, inclusive já estou na fila do Premium mecânico há duas semanas, mas com um pé na desistência em detrimento do 208 ou o newfiesta que esta por vir.
Esses relatos já foram passados a Hyundai? a montadora já se manifestou oficialmente a respeito desse problema? e as ccs?
Ao que me parece eh um problema grave e que inclusive expõe os
protocolos de segurança do carro, tornando o carro relativamente inseguro.
Realmente eu não entendo o que acontece, todos os sites que avaliaram o HB20 insistem em dizer que ele é melhor nos comparativos com Ethios e Onix, então eu fico na dúvida se os outros que são muito ruins mesmo, ou seja, não seria méritos ao HB20 por ser melhor. Veja o exemplo:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/c ... ndai-hb20/ e pesquise por "estabilidade".
Mas faça o seguinte: pegue um carro para test-drive com o teu vendedor e diga que queres fazer um teste, e tire a tua própria prova com a dica que eu dei acima em uma área de terra/areia. O vendedor vai dizer que terra é diferente de asfalto, lógico que é, mas a distribuição de peso que é a questão. E no test-drive dirija exigindo do carro (cuidado, hein), pois tem gente que faz o test-drive como se estivesse dirigindo o carro emprestado do sogro com ele sentado do lado.
Como eu disse, a estabilidade não é boa e perde para Cerato (outra categoria e dá pra perdoar, apesar da diferença gritante, mas por R$10mil), e comparativo com o Polo que é muito estável e que está no mesmo preço do premium, mas tem um visual atrasado. Mas também não significa que o carro te joga para fora de uma curva de 80km/h contigo andando a 110km/h, mas pode ter certeza que se precisar mudar pra uma pista mais de dentro da curva terás trabalho e risco... Mas no balanço geral não inviabiliza completamente o carro, só entendo que é um ponto importante.
Há muitos pontos positivos: - design sem igual, para a categoria e um carro que já tem bastante na rua, as pessoas ainda param para admirar o traçado que é uma obra-de-arte.
- ar-condicionado não é digital mas é muito bom, principalmente no premium
- a direção é muito leve - na versão premium, o volante de couro da uma sensação muito agradável de conforto e segurança na aderência com a mão. A manopla possui o mesmo revestimento.
- o motor 1.6 é sensacional, é o mesmo que eu tinha no cerato, extremamente silencioso. Um tick-tick dele que se destaca até parece um defeito de um motor sem barulho algum, o que na verdade demonstra o quão silencioso que é.. e além disso, o Bichinho voa!
- a iluminação externa é média para boa.
- a iluminação interna é excelente
- poltronas bem acabadas que dão a impressão de resistência (o meu é HB20X, então é dupla costura mesmo)
- Não tem aviso de chave na ignição e de faróis, mas eles se apagam em alguns segundos após travar as portas.
- Porta-malas possui a trava junto com as portas
- Premium possui função de subir e descer todos os vidros com um só toque no botão. Também ao travar os vidros sobem automaticamente, e dá para abri-los remotamente também.
- Excelentes porta-trecos, principalmente na Premium, possui porta-oculos, porta-copos, etc.. na versão de Audio com CD e sem Bluetooth, possui até uma tampinha que permite esconder um celular no porta treco e poder usar a parte de cima para pôr mais coisas.
- Na premium: banco traseiro que abre 40%/60%, permitindo aumentar o porta-malas sem despejar o ocupante

- O seguro é muito barato. Um dos mais baratos atualmente.
Pontos negativos: - estabilidade: perde muito facilmente a traseira. Em experiência em estrada de terra, o carro se atravessou na estrada andando a uns 50km/h ao fazer uma leve curva, sorte que voltou sozinho para o trajeto. O teste é simples: zig-zag em estrada de terra sem obstáculos por perto e todos perceberão.
- barulho do tanque de combustível
- SOM: a opção é cruel: se tem bluetooth, não tem CD, se tem CD, não tem bluetooth. A qualidade do som é uma piada, mesmo no premium, o som não possui nenhum peso, e as rádios parece que tocam em mono. - Dizem que uma atualização de software (firmware) resolverá isso, só não sei quando.
- ajuste de altura da poltrona do motorista é quase uma piada: só ajusta uma certa angulação da base, mas sem mexer efetivamente na altura, Eu tenho 1.86cm, e quase bato a cabeça no teto, ou melhor, já bati ao passar em quebra-mola muito rápido.
- na versão de Audio com bluetooth não possui relógio exposto integralmente. Na versão de Audio de CD o relógio é muito pequeno no canto direito do visor. Em ambos os casos a informação de Data não passa nem perto de existir.
- não há iluminação nos botões de vidros nas demais portas, apenas na do motorista que possui. O Ká da minha namorada de R$24mil ganha nisso.
- não há tubulação de ar-condicionado para o pessoal que senta atrás.
- No HB20 normal dizem que ele bate-seco com facilidade, na HB20X percebi que ele fica "cabritando" quando lotado com 5 adultos, mas sem bater-seco, pelo menos
Bom, estando ciente destes pontos que levantei, acho que dá pra colaborar na escolha..
Na minha opinião se eu compraria novamente pelo preço que paguei: eu acho que não.. o valor é muito salgado, e se conseguires os mesmos acessórios pelo mesmo preço do HB20 Premium em um:
- Polo(defasado, mas um projeto mundial muito bem sucedido em outras épocas)
- Fox(Feio, mas forte no mercado e uma estrutura solidificada em todos os anos que existe)
- Onix - achei muito ruim e feio(opinião minha) de motorização e estabilidade, na questão de estabilidade a carroceria rolava muito pra fora, mas era meio parelho, não tanto de traseira como o Hb20x.
- new fiesta(projeto mundial, mas foi feito para países de 1º mundo, dizem que adora esfregar o bico no chão) ou
- sonic(não sei se vai dar certo)
Analise muito bem estes outros, pois tem tudo para serem mais viáveis num balanço geral. Eles não chegam a dar um banho no HB20, mas possuem alguns atributos que superam, como em outros que podem perder também. Aí vai a questão de valores $$$.
Abração!