|
Retornando a esse importante tópico para deixar mais algumas informações que vão se somando aos conhecimentos já compartilhados aqui anteriormente :
E quem ainda tiver dúvidas sobre os sistemas de lubrificação automotivos, vai com certeza encontrar nesses comentários anteriores , uma maioria de respostas que darão um sentido melhor e mais preciso sobre esse assunto.
Mas o que eu quero compartilhar dessa vez nesse tópico é que o básico para um melhor entendimento desse assunto é de se trocar sempre o oleo e filtro não só dos motores dos veículos da Hyundai do Brasil , mas de todos os veículos atuais num intervalo de 5 mil kms ou a cada 6 meses para aqueles que rodarem menos do que esses citados 5 mil kms nesse período de tempo.
E essa cuidadosa atitude já é um ótimo passo e uma proteção importante para se manter sempre uma boa saúde para quaisquer tipos de motores e sejam eles aspirados ou turbo, a gasolina ou flex.
Quanto a essas trocas recomendadas pela maioria desses atuais fabricantes para serem realizadas a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms eu já desaprovo totalmente pq a grande maioria dos veículos que circulam no Brasil são submetidos a uma condição severa de utilização que seria uma condução pelo transito urbano diário das cidades e por curtos percursos de menos de uns 12 kms a cada vez que se liga o motor desses veículos.
E nessa situação de utilização de quaisquer veículos e sejam eles de quaisquer marcas, haverá sim e com toda a certeza uma contaminação do oleo lubrificante bem maior e mais perigosa que assim vai perdendo todas as suas principais propriedades e a sua capacidade de proteger esses motores contra os desgastes precoces além da tendência desse oleo de criar aquelas sempre perigosas borras negras dentro desses motores.
Além disso , já expliquei em postagens anteriores da importância da industria automotiva atual de estar adotando oleos cada vez mais leves e menos viscosos porém sempre melhor aditivados.
Isso significa que se há 10 ou 15 anos atrás, os oleos mais indicados para os motores pela maioria dos fabricantes eram os oleos 5W-30 , 5W-40, 10W-30 e 10W-40 , mas agora a maioria desses fabricantes já recomendam os novos oleos 0W-20 devido as reais vantagens oferecidas por eles pelo menos para todos os motores novos dessa mais recente geração.
Apesar de que já existe na net longas e polêmicas discussões sobre essa nova tendência para se utilizar esses oleos mais leves e menos viscosos, apesar de que testes independentes com esses oleos de fato já provaram que para todos os motores novos e até com uns 80 mil a 100 mil kms rodados, que esse oleo 0W-20 é de fato o mais indicado por oferecer uma maior proteção contra os desgastes precoces, tanto nas partidas a frio e tbm quando esses motores já estão na sua temperatura normal de trabalho.
Tbm é igualmente importante escolher oleos sempre os mais bem classificados que seriam os oleos API - SP e API - SQ além da classificação ILSAC-GF 6A e ILSAC GF 7 .
E com isso, todos os oleos 0W-20 , 0W-30 e 5W-30 que apresentarem essa classificação são com certeza os mais bem aditivados para oferecerem assim uma máxima proteção além de uma maior vida útil para quaisquer tipos de motores atuais e não importa de quais fabricantes eles sejam.
E somente para deixar alguns exemplos práticos sobre os nossos atuais veículos :
No caso do nosso atual HB20 1.6 2013 que já está com um pouco mais de 126 mil kms, eu sempre utilizei nele até agora o oleo 0W-20 dessa melhor classificação, mas devido a essa sua já elevada quilometragem , já não temos como evitar os desgastes naturais internos desse seu motor até agora e ele já está apresentando um leve consumo desse oleo 0W-20 mas que eu considero perfeitamente normal com essa sua quilometragem já percorrida, o que indica a necessidade de ser utilizado de agora em diante os oleos um pouco mais viscosos e da viscosidade 5W-30.
Já quanto ao nosso atual Jetta TSI 2013 que tbm já está com um pouco mais de 102 mil kms rodados e sempre foi utilizado nele o oleo 0W-20 , agora ele tbm vai receber um oleo 5W-30 dessa melhor classificação mas não porque o seu motor já esteja apresentando um leve consumo desse lubrificante mais fino como já percebi no motor 1.6 do nosso HB20, mas porque não temos como negar que após ele percorrer essa já considerável quilometragem, esse seu motor tbm já estará um pouco melhor servido e protegido com esse mesmo oleo 5W-30 e da classificação mais atual API - SP ou SQ e ILSAC-GF 6A .
E no caso do nosso C4 Cactus THP 1.6 turbo flex 2022 que agora está com 35800 mil kms , ele continua utilizando tranquilamente esse mesmo oleo 0W-20 desde que o seu motor era ainda zero KM e continua funcionando perfeito e sem apresentar nenhum consumo perceptível desse lubrificante entre todas as suas trocas de oleo e filtro até esse momento.
Igualmente é o mesmo caso para o nosso novo BMW 320i flex 2024 que tem apenas 14300 kms rodados até agora e cujo fabricante recomenda para o seu motor justamente esse mesmo oleo 0W-20.
Já para o Creta 2.0 Prestige 2018 da nossa familia que está atualmente com quase 130 mil kms rodados, ele sempre utilizou o oleo 5W-30 e continua assim já que ele tbm nunca apresentou nenhum consumo anormal desse lubrificante.
Obs : Lembrando ainda que sempre é importante ter em mente que quaisquer motores novos cujas folgas internas são sempre as menores possíveis, deverão nesses casos serem lubrificados por oleos tbm os mais finos e menos viscosos possível, justamente para esse oleo atingir e penetrar nessas minúsculas folgas o mais rápido possível, evitando-se com isso todos aqueles nocivos desgastes precoces que causam as maiores perdas do melhor rendimento oferecido por quaisquer um desses motores novos.
Óbvio que quando esses motores atingirem maiores quilometragens de digamos uns 100 mil kms ou mais e por melhor que eles sejam mantidos e cuidados desde zero km, em algum momento, eles vão de fato requerer a substituição desses oleos mais leves 0W-20 por um oleo um pouco mais viscoso e pela ordem, temos os oleos 0W-30 , 5W-30 e assim por diante até esse motor ser totalmente recondicionado ou retificado para retornar novamente a sua condição inicial de um motor novo !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|