leandrofen escreveu:
Galera, não façam misturas, apesar de carro flex rodar normalmente com gasolina, alcool ou os dois misturados, o computador da injeção eletrônica demora um pouquinho pra verificar qual combustível está no tanque pra melhor utiliza-lo, então corre o risco dessa mistureba fazer o carro gastar mais.
Basta olhar no manual que vai ter lá falando que quando trocar de combustível, andar uns 5km, isso pro combustível predominante ser reconhecido e otimizar sua utilização.
O alcool gasta mais, então não sei se é vantagem colocar alcool e um pouco de gasolina, já que se reconhece sempre o combustível predominante.
...
Colega, na verdade o funcionamento do carro flex não funciona exatamente da forma como você mencionou...
Está correto o que você leu no manual, referente à identificação do combustível, o aconselhável é rodar cerca de 5 km com o carro... O motivo é porque o carro vai
corrigindo o combustível a ser enviado para queima conforme a sonda-lambda vai sinalizando se a queima está perfeita ou não... com isso, ele "
detecta" qual a mistura através da eletrônica, e vai corrigindo até ficar uma quantidade "
perfeita" de
ar/
combustível, para não ocorrer nem
falta e nem
excesso na queima.
Essa coisa que tu disse dele "
reconhecer sempre o combustível predominante" não existe... a central na verdade
reconhece o que tem exatamente no carro. Logo, o carro funciona com qualquer proporção.
Eu, particularmente, gosto da familiarizada "
mistura mágica". Porque?
Por que não gasta tanto quanto no álcool puro (
nas minhas medições, fazia 6 ~ 6,5 km/l) e na gasolina pura (
9km/l); já com a mistura mágica, agora alcanço quase as marcas utilizando 100% a gasolina brasileira (
média de 8 ~ 8,5km/l), além de produzir no motor uma queima muito mais limpa, e não consumir a gasolina do reservatório de partida a frio.
Mas aí vai de cada um...