Bem-vindo: 04 Nov 2025 19:44

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 266 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 27  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 08 Jul 2013 12:44 

mpvo escreveu:
Se eu não me engano na oficina do adg ele mostra um carro que foi usado somente com gasolina e outro somente com etanol. O que foi mostrado é que o abastecido somente com etanol teve um ressecamento das peças mais cedo que o da gasolina.

E na lógica é exatamente isso, basta ver os componentes químicos que cada fórmula utiliza e verás que onde se tem água é justamente no etanol.

Apesar de o motor flex ser feito para utilizar nesses dois tipos de combustíveis, creio eu que com etanol 100% o tempo todo não seja o ideal, pois sabemos que o motor flex surgiu através da falta de combustíveis no mercado, então ele foi se adaptando com o tempo, mas não quer dizer que ele atingiu seu ápice da perfeição.

Essa é minha opinião.

Na verdade o etanol só é ruim se você dirigir curtas distâncias, pois a água ficará como resíduo em algumas partes, acarretando a oxidação de partes metálicas!!
Atenciosamente

()Frisos laterais personalizados
()Soleiras personalizadas
(✗)Módulo levantamento vidros elétricos
(✗)Luz branca (analisando/desistindo)

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 08 Jul 2013 12:46 

Tenho uma dúvida!!
Meu HB20 é automático, não devo utilizar gasolina aditiva e a podium??
Ou são meros boatos??

()Frisos laterais personalizados
()Soleiras personalizadas
(✗)Módulo levantamento vidros elétricos
(✗)Luz branca (analisando/desistindo)

MensagemEnviado: 08 Jul 2013 13:10 

carlos.vice escreveu:
Tenho uma dúvida!!
Meu HB20 é automático, não devo utilizar gasolina aditiva e a podium??
Ou são meros boatos??

Boatos.
Att.

MensagemEnviado: 16 Jul 2013 19:56 

Gente, estou para abastecer meu hb com
podium+etanol. Pois na gasolina estava fazendo
8km/L (cálculo na caneta). Eh melhor colocar no
reservatório de partida a frio gasolina aditivada/podium?
Quero testar essa combinação para ver eficiência do carro
E também o consumo, pois sempre usei gasolina pra dirigir
(financeiramente falando, aqui compensa utilizar gasolina....
Fazer um teste com 4L podium+16 etanol para ver como fica.
Tive a impressão que com o tanque cheio o hb fica muito pesado, consumindo mais combustível
(estilo F1 rsss), fora o barulho chato quando o tanque está bem cheio :p.

+G20—Laterais; G35—Parabrisa/Traseiro

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 00:11 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Galera, pesquisem e se infomem antes de falar.. Não postem sugestões para os outros se não tem certeza do que falam

To lendo cada asneira aqui

ianisgreek escreveu:
Olá adriannapp !
As CSS hyundai recomendam abastecer com etanol, simplesmente para manter o motor sempre limpo e livre de carbonização !

Não senhor. Embora o álcool seja um combustível mais "limpo", com menos resíduos (a tal carbonização, é acúmulo de restos de combustível não queimado na câmara de combustão), a recomendação da fábrica não é por este motivo. Se ela quisesse isto, faria o carro a alcool! Todo carro que roda com gasolina em um pouco dessa contaminação. Normal! Mas isso nunca foi impeditivo para rodar centenas de milhares de quilômetros. Basta ver os carros que funcionam apenas a gasolina no mundo inteiro há cem anos, né?

A Hyundai apenas orienta que se use álcool no primeiro tanque por uma razão simples: o HB20 vem de fábrica com álcool no tanque numa qtdade pequena. Se a pessoa abastecer com gasolina, roda pouco e parar o carro, na próxima partida pode ter dificuldades para funcionar. Ia ser um caos de hb20 voltando rebocado apenas pq não rodou o suficiente para queimar o novo combustível e a central não "identificar". Então é mais fácil orientar abastecer com álcool da primeira vez.
O carro pode rodar com qquer proporção de combustível

Essa fórmula aí não tem nada de mágica, é apenas uma suposição pessoal com um fator psicológico fortemente influenciador. Simples de entender: o álcool da maior potência e menor autonomia, a gasolina menor potência e maior autonomia... Qualquer mistura dos dois, seria um intermediário, não tem como melhorar nenhuma condição do combustível puro!

Eu rodo no álcool. Prefiro o carro mais forte e o motor mais limpo! Tem gente que prefere a suavidade e autonomia da gasolina! Faça vc sua escolha. Não terá o menor problema!

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 11:00 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Galera, não façam misturas, apesar de carro flex rodar normalmente com gasolina, alcool ou os dois misturados, o computador da injeção eletrônica demora um pouquinho pra verificar qual combustível está no tanque pra melhor utiliza-lo, então corre o risco dessa mistureba fazer o carro gastar mais.

Basta olhar no manual que vai ter lá falando que quando trocar de combustível, andar uns 5km, isso pro combustível predominante ser reconhecido e otimizar sua utilização.

O alcool gasta mais, então não sei se é vantagem colocar alcool e um pouco de gasolina, já que se reconhece sempre o combustível predominante.

Frisando que o carro roda normal com mistura, mas eu prefiro abastecer só com gasolina ou só com alcool.

Sobre o tanquinho, faz diferença nenhuma ser aditivada ou comum a gasolina.
Sobre o primeiro abastecimento, seria melhor colocar o combustível que já tem no tanque, mas tanto faz também.

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 11:49 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

leandrofen escreveu:
Galera, não façam misturas, apesar de carro flex rodar normalmente com gasolina, alcool ou os dois misturados, o computador da injeção eletrônica demora um pouquinho pra verificar qual combustível está no tanque pra melhor utiliza-lo, então corre o risco dessa mistureba fazer o carro gastar mais.

Basta olhar no manual que vai ter lá falando que quando trocar de combustível, andar uns 5km, isso pro combustível predominante ser reconhecido e otimizar sua utilização.

O alcool gasta mais, então não sei se é vantagem colocar alcool e um pouco de gasolina, já que se reconhece sempre o combustível predominante.

...
Colega, na verdade o funcionamento do carro flex não funciona exatamente da forma como você mencionou...

Está correto o que você leu no manual, referente à identificação do combustível, o aconselhável é rodar cerca de 5 km com o carro... O motivo é porque o carro vai corrigindo o combustível a ser enviado para queima conforme a sonda-lambda vai sinalizando se a queima está perfeita ou não... com isso, ele "detecta" qual a mistura através da eletrônica, e vai corrigindo até ficar uma quantidade "perfeita" de ar/combustível, para não ocorrer nem falta e nem excesso na queima.

Essa coisa que tu disse dele "reconhecer sempre o combustível predominante" não existe... a central na verdade reconhece o que tem exatamente no carro. Logo, o carro funciona com qualquer proporção.

Eu, particularmente, gosto da familiarizada "mistura mágica". Porque?
Por que não gasta tanto quanto no álcool puro (nas minhas medições, fazia 6 ~ 6,5 km/l) e na gasolina pura (9km/l); já com a mistura mágica, agora alcanço quase as marcas utilizando 100% a gasolina brasileira (média de 8 ~ 8,5km/l), além de produzir no motor uma queima muito mais limpa, e não consumir a gasolina do reservatório de partida a frio.
Mas aí vai de cada um... :)

HB20 Premium 1.6 MT Vermelho - El Rojo
+Friso Lateral(x);
+Friso Porta-Malas(x);
+Friso Pestana(x);
+Friso Grade Dianteira(x);
+Antena Shark(x);
+Spoiler Traseiro(x);
+Couro(x);

Garagem El Rojo

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 15:32 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Duvido muito que essa formula magica mude alguma coisa. Como a central não se adapta perfeitamente à mudança de combustível instantaneamente, ou você sempre abastece com a mistura ou corre o risco de gastar mais. O lance é não ficar trocando o combustível com frequência.

Isso que to falando é na questão economia de combustível, quanto aos outros detalhes, pra mim não tem diferença, porque abastecer com dois combustiveis da na mesma do que pedir o cara pra olhar o tanquinho :lol:
e queima limpa, o alcool ja faz isso, não precisa de gasolina.

A mano, pra mim formula magica é lenda... motor flex anda até com vodka kkkkkkk :lol: zuera.

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 16:16 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Outra coisa: mtos hb20 aqui são novos, com menos de 5000 km e a tendencia é q fiquem economicos com o tempo. Mtos estão atribuindo esta enconomia a tal mistura, qdo na verdade, o carro esta amaciando e a injeção se adaptando..

MensagemEnviado: 29 Jul 2013 16:19 
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

leandrofen escreveu:
Duvido muito que essa formula magica mude alguma coisa. Como a central não se adapta perfeitamente à mudança de combustível instantaneamente, ou você sempre abastece com a mistura ou corre o risco de gastar mais. O lance é não ficar trocando o combustível com frequência.

Isso que to falando é na questão economia de combustível, quanto aos outros detalhes, pra mim não tem diferença, porque abastecer com dois combustiveis da na mesma do que pedir o cara pra olhar o tanquinho :lol:
e queima limpa, o alcool ja faz isso, não precisa de gasolina.

A mano, pra mim formula magica é lenda... motor flex anda até com vodka kkkkkkk :lol: zuera.
Respeito sua opinião Leandro...

No entanto, veja uma matéria da 4Rodas a respeito do uso contínuo do Etanol nos carros flex: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/overdose-alcool-617827.shtml

Um trecho que resume a vantagem de se utilizar um pouco de gasolina no nosso combustível:

Citação:
O principal efeito negativo do uso prolongado do etanol é o baixo índice de lubricidade que tem esse combustível. O termo é usado para exemplificar a capacidade lubrificante do combustível. “Pela lei, o álcool hidratado poderá ter um percentual de até 7% de água em sua composição, o que é normal”, afirma o engenheiro mecânico Julio Roberto Santos Bicalho, consultor da Petrobras.

Dessa maneira, algumas das peças vitais ao funcionamento do motor, como válvulas, sedes de válvulas, guias e anéis de segmento, poderão ter menor vida útil em comparação a um motor que consuma apenas gasolina, que também possui até 25% de álcool em sua composição, porém isento de água por ser do tipo anidro. Na prática, essas peças que entram em contato com o combustível trabalharão com um nível de atrito ligeiramente maior. “Se o motor foi projetado para rodar 300 000 km, pode ser que ele dure 15% menos”, diz Bicalho. Ou seja, pode durar em torno de 250 000 km.

Sei que pode parecer pouco, mas creio que todos queremos prolongar o uso do Motor do nosso carro... E já vi algumas matérias do Longa Duração também em que, após 60.000km no uso exaustivo do etanol, algumas peças apresentaram desgastes prematuros, onde os Engenheiros apontaram como principal causa o uso de combustível ser apenas o Etanol...

No entanto, volto a repetir: Cada um faz o uso que bem entender :D

HB20 Premium 1.6 MT Vermelho - El Rojo
+Friso Lateral(x);
+Friso Porta-Malas(x);
+Friso Pestana(x);
+Friso Grade Dianteira(x);
+Antena Shark(x);
+Spoiler Traseiro(x);
+Couro(x);

Garagem El Rojo

Criar novo tópico Responder  [ 266 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ... 27  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas