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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 28 Nov 2013 00:47 
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A fórmula mágica para o meu HB20X é NÃO colocar pura "gasolina". Sim eu sei que ela tem de 20% a 25% álcool anidro, conforme a regra em vigor, mas, de qualquer modo, quando coloco isso, "gasolina pura", o meu carro passa a "bater pino" (apresentar pré ignição) nas saídas em primeira marcha. Chama-se pré ignição quando o combustível não "aguenta" a pressão provocada pelos pistões na fase de compressão e explode antes do ponto, ou seja, antes de se completar a compressão. Isso é muito prejudicial a qualquer motor. A capacidade de um combustível de resistir à compressão é dada pela octanagem. Motores de alta compressão, acima de 11:1, requerem combustíveis com mais octanas e explodir apenas quando ocorre a centelha.
Falei com o chefe de mecânica da minha CCSS e ele disse que o problema já havia sido relatado e que se devia à baixa qualidade da "gasolina" e que a solução, por enquanto, era manter o tanque com uma proporção em que houvesse um tanto de etanol. Na minha experiência, uns 20% já são suficientes.
Meu HB20X é dos primeiros produzidos e a fábrica já pode ter achado solução para isso, mas meu carro funciona melhor com a tal mistura mágica, qual seja, com 80 a 85% de etanol e 15 a 20% de "gasolina" aditivada.
Se o álcool diminui um pouco a vida útil do motor, a pré-ignição acaba literalmente com ele.
Então aproveito e curto o motor 1.6 cheio, com praticamente todos os 128 cv que o etanol propicia e de quebra, com menos emissões.
Econômico demais: Faço de 9 a 13 km/l na estrada e de 7, 5 a 10 km/l na cidade, conforme o estilo de tocada e se a brincadeira for de dirigir com extrema economia chego a fazer mais de 12km/l na cidade, com essa mistura com mais de 80% de etanol.
Para mim assim está ótimo.
Apenas fica o alerta. Ouçam com atenção as saídas em primeira marcha e nunca deixem que seus HB20s batam pino, corrijam o combustível.
Como disse, não sei se em carros mais novos o problema já foi sanado.
Abraço

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 28 Nov 2013 07:19 
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Roberto Bertoche escreveu:
A fórmula mágica para o meu HB20X é NÃO colocar pura "gasolina". Sim eu sei que ela tem de 20% a 25% álcool anidro, conforme a regra em vigor, mas, de qualquer modo, quando coloco isso, "gasolina pura", o meu carro passa a "bater pino" (apresentar pré ignição) nas saídas em primeira marcha. Chama-se pré ignição quando o combustível não "aguenta" a pressão provocada pelos pistões na fase de compressão e explode antes do ponto, ou seja, antes de se completar a compressão. Isso é muito prejudicial a qualquer motor. A capacidade de um combustível de resistir à compressão é dada pela octanagem. Motores de alta compressão, acima de 11:1, requerem combustíveis com mais octanas e explodir apenas quando ocorre a centelha.
Falei com o chefe de mecânica da minha CCSS e ele disse que o problema já havia sido relatado e que se devia à baixa qualidade da "gasolina" e que a solução, por enquanto, era manter o tanque com uma proporção em que houvesse um tanto de etanol. Na minha experiência, uns 20% já são suficientes.
Meu HB20X é dos primeiros produzidos e a fábrica já pode ter achado solução para isso, mas meu carro funciona melhor com a tal mistura mágica, qual seja, com 80 a 85% de etanol e 15 a 20% de "gasolina" aditivada.
Se o álcool diminui um pouco a vida útil do motor, a pré-ignição acaba literalmente com ele.
Então aproveito e curto o motor 1.6 cheio, com praticamente todos os 128 cv que o etanol propicia e de quebra, com menos emissões.
Econômico demais: Faço de 9 a 13 km/l na estrada e de 7, 5 a 10 km/l na cidade, conforme o estilo de tocada e se a brincadeira for de dirigir com extrema economia chego a fazer mais de 12km/l na cidade, com essa mistura com mais de 80% de etanol.
Para mim assim está ótimo.
Apenas fica o alerta. Ouçam com atenção as saídas em primeira marcha e nunca deixem que seus HB20s batam pino, corrijam o combustível.
Como disse, não sei se em carros mais novos o problema já foi sanado.
Abraço


Bom dia Roberto.
Muito boa explanação sobre o assunto.
Meu carro é 2013/2013/Premium aut. Não tenho problemas com o bater pino, já tive isso com um Agile que eu tinha, quando abastecia com gasolina, era certo bater pino, só parava quando colocava um pouco de Álcool. Voltando ao assunto HB20, assim que tirei o carro da ccss abasteci com álcool, conforme orientações da ccss, depois disso, só coloco gasolina comum, estou com o carro a 7 meses, não bate pino, só perco um pouco de potencia. No caso do Agile na ccss, o mecânico ajustava o carro no computador alterando a central eletrônica, ele me perguntava se eu iria abastercer mais com álccol ou gasolina, ai alterava. Passava um tempo sem problemas, mais retornava uns 03 meses depois. Cheguei a conclusão que isso acontece com todas as marcas de carros. O problema é a gasolina vendida no noçu BraZil. Abraço.

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 17:10 
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Sei lá, nao confio muito na Gasolina Comum.

Que eu sei, das gasolinas "premium" do Brasil a da Petrobras (Podium) é a que tem mais octanagem.


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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 18:10 
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Olá colega Roberto Bertoche !

Li o seu relato deste tópico e concordo contigo sim !

Apenas permita-me fazer uma correção numa afirmação sua que diz que a durabilidade dos motores quando consomem apenas etanol é menor do que aqueles que consomem apenas gasolinas , quando na realidade é exatamente o oposto dessa sua afirmação !

Os motores à etanol, cujas vantagens já amplamente comprovadas como por funcionarem mais otimizados e sem os perigos da pre-ignição e detonações presentes frequentemente nos motores à gasolina, e além disso, o etanol tb proporciona sempre uma queima muitas vezes mais limpa do que as nossas gasolinas, vai favorecer logicamente uma maior durabilidade desses motores a etanol, quando comparados aos motores à gasolina !

Valeu parceiro, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 18:45 
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Registrado em: 29 Nov 2013 23:50
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É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?


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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 20:06 
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chucklodders escreveu:
É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?



Olá colega Chucklodders !

Otima e oportuna essa sua dúvida pq deve ser a mesma de muitos outros colega nossos daqui do forum !

Sim, vc tem razão, o etanol quando usado puro nos abastecimentos tem tendencia de com o uso e o passar do tempo, ir deixando uma leve gosma amarronzada por onde ele passa, que é decorrente da destilação natural do etanol. Porém ela não chega a interferir de forma prejudicial ao correto funcionamento dos motores flex !

Pois é exatamente devido a esse detalhe caracteristico do etanol, que já foi amplamente sugerido neste forum por muitas vezes para os colegas que, ao se utilizar o etanol nos nossos HB20, se misture nele de 15% a 20% de gasolina comum ou podium, justamente isso já é o suficiente para essa pequena quantidade de gasolina adicionada ao etanol, dissolver e remover essa leve gosma e deixar tudo sempre limpinho ! E esse fato tb já foi comprovado por várias vezes em testes de oficinas e laboratórios de combustíveis !

E deve-se sempre lembrar tb que, em nada se compara essa leve gosma deixada pela passagem do etanol pelo motor, ao terrivel e poluente carvão resultante da queima incompleta das nossas gasolinas !

Esse é mais um detalhe do etanol totalmente sem comparação com as gasolinas ! Portanto outro ponto positivo aqui tb para o etanol !

Valeu colega, é isso aí !

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 20:37 
ianisgreek escreveu:
chucklodders escreveu:
É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?



Olá colega Chucklodders !

Otima e oportuna essa sua dúvida pq deve ser a mesma de muitos outros colega nossos daqui do forum !

Sim, vc tem razão, o etanol quando usado puro nos abastecimentos tem tendencia de com o uso e o passar do tempo, ir deixando uma leve gosma amarronzada por onde ele passa, que é decorrente da destilação natural do etanol. Porém ela não chega a interferir de forma prejudicial ao correto funcionamento dos motores flex !

Pois é exatamente devido a esse detalhe caracteristico do etanol, que já foi amplamente sugerido neste forum por muitas vezes para os colegas que, ao se utilizar o etanol nos nossos HB20, se misture nele de 15% a 20% de gasolina comum ou podium, justamente isso já é o suficiente para essa pequena quantidade de gasolina adicionada ao etanol, dissolver e remover essa leve gosma e deixar tudo sempre limpinho ! E esse fato tb já foi comprovado por várias vezes em testes de oficinas e laboratórios de combustíveis !

E deve-se sempre lembrar tb que, em nada se compara essa leve gosma deixada pela passagem do etanol pelo motor, ao terrivel e poluente carvão resultante da queima incompleta das nossas gasolinas !

Esse é mais um detalhe do etanol totalmente sem comparação com as gasolinas ! Portanto outro ponto positivo aqui tb para o etanol !

Valeu colega, é isso aí !

E se a cada 4 tanques de etanol, usar 1 de gasosa....ajuda alguma coisa ??? Aqui a podiun mais próxima é uns 30km..kkk

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 20:49 
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casarin escreveu:
ianisgreek escreveu:
chucklodders escreveu:
É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?



Olá colega Chucklodders !

Otima e oportuna essa sua dúvida pq deve ser a mesma de muitos outros colega nossos daqui do forum !

Sim, vc tem razão, o etanol quando usado puro nos abastecimentos tem tendencia de com o uso e o passar do tempo, ir deixando uma leve gosma amarronzada por onde ele passa, que é decorrente da destilação natural do etanol. Porém ela não chega a interferir de forma prejudicial ao correto funcionamento dos motores flex !

Pois é exatamente devido a esse detalhe caracteristico do etanol, que já foi amplamente sugerido neste forum por muitas vezes para os colegas que, ao se utilizar o etanol nos nossos HB20, se misture nele de 15% a 20% de gasolina comum ou podium, justamente isso já é o suficiente para essa pequena quantidade de gasolina adicionada ao etanol, dissolver e remover essa leve gosma e deixar tudo sempre limpinho ! E esse fato tb já foi comprovado por várias vezes em testes de oficinas e laboratórios de combustíveis !

E deve-se sempre lembrar tb que, em nada se compara essa leve gosma deixada pela passagem do etanol pelo motor, ao terrivel e poluente carvão resultante da queima incompleta das nossas gasolinas !

Esse é mais um detalhe do etanol totalmente sem comparação com as gasolinas ! Portanto outro ponto positivo aqui tb para o etanol !

Valeu colega, é isso aí !

E se a cada 4 tanques de etanol, usar 1 de gasosa....ajuda alguma coisa ??? Aqui a podiun mais próxima é uns 30km..kkk

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Colega Casarin !

Vc não precisa usar necessariamente gasolina podium misturada ao etanol para abastecer seu HB20 !

Uma boa gasolina comum já está otimo e no lugar de vc ficar alternando tanques inteiros de etanol e depois de gasolina, seria mais interessante e eficiente para seu carro vc procurar sempre usar a formula dos 80% de etanol com 20% de gasolina comum mesmo ! O efeito é até melhor, acredite !

Valeu colega, é isso aí !

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 20:53 
ianisgreek escreveu:
casarin escreveu:
ianisgreek escreveu:
[quote="chucklodders"]É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?



Olá colega Chucklodders !

Otima e oportuna essa sua dúvida pq deve ser a mesma de muitos outros colega nossos daqui do forum !

Sim, vc tem razão, o etanol quando usado puro nos abastecimentos tem tendencia de com o uso e o passar do tempo, ir deixando uma leve gosma amarronzada por onde ele passa, que é decorrente da destilação natural do etanol. Porém ela não chega a interferir de forma prejudicial ao correto funcionamento dos motores flex !

Pois é exatamente devido a esse detalhe caracteristico do etanol, que já foi amplamente sugerido neste forum por muitas vezes para os colegas que, ao se utilizar o etanol nos nossos HB20, se misture nele de 15% a 20% de gasolina comum ou podium, justamente isso já é o suficiente para essa pequena quantidade de gasolina adicionada ao etanol, dissolver e remover essa leve gosma e deixar tudo sempre limpinho ! E esse fato tb já foi comprovado por várias vezes em testes de oficinas e laboratórios de combustíveis !

E deve-se sempre lembrar tb que, em nada se compara essa leve gosma deixada pela passagem do etanol pelo motor, ao terrivel e poluente carvão resultante da queima incompleta das nossas gasolinas !

Esse é mais um detalhe do etanol totalmente sem comparação com as gasolinas ! Portanto outro ponto positivo aqui tb para o etanol !

Valeu colega, é isso aí !

E se a cada 4 tanques de etanol, usar 1 de gasosa....ajuda alguma coisa ??? Aqui a podiun mais próxima é uns 30km..kkk

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Colega Casarin !

Vc não precisa usar necessariamente gasolina podium misturada ao etanol para abastecer seu HB20 !

Uma boa gasolina comum já está otimo e no lugar de vc ficar alternando tanques inteiros de etanol e depois de gasolina, seria mais interessante e eficiente para seu carro vc procurar sempre usar a formula dos 80% de etanol com 20% de gasolina comum mesmo ! O efeito é até melhor, acredite !

Valeu colega, é isso aí ![/quote]
Boa...vou fazer isso...hoje meu HB20S perdeu a virgindade na gasosa . Aos 5 mil km....e a unica diferença que senti foi a potência e o consumo...

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 Título: Re: Fórmula Mágica Combustível.
MensagemEnviado: 30 Nov 2013 21:00 
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Registrado em: 29 Nov 2013 23:50
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ianisgreek escreveu:
chucklodders escreveu:
É verdade, que com o uso continuo de Etanol como tempo ele vai formando tipo uma "gosta" nos sistemas do combustível? E que para evitar isso seria interessante abastecer com gasolina aditivada para limpar essa gosma que forma?



Olá colega Chucklodders !

Otima e oportuna essa sua dúvida pq deve ser a mesma de muitos outros colega nossos daqui do forum !

Sim, vc tem razão, o etanol quando usado puro nos abastecimentos tem tendencia de com o uso e o passar do tempo, ir deixando uma leve gosma amarronzada por onde ele passa, que é decorrente da destilação natural do etanol. Porém ela não chega a interferir de forma prejudicial ao correto funcionamento dos motores flex !

Pois é exatamente devido a esse detalhe caracteristico do etanol, que já foi amplamente sugerido neste forum por muitas vezes para os colegas que, ao se utilizar o etanol nos nossos HB20, se misture nele de 15% a 20% de gasolina comum ou podium, justamente isso já é o suficiente para essa pequena quantidade de gasolina adicionada ao etanol, dissolver e remover essa leve gosma e deixar tudo sempre limpinho ! E esse fato tb já foi comprovado por várias vezes em testes de oficinas e laboratórios de combustíveis !

E deve-se sempre lembrar tb que, em nada se compara essa leve gosma deixada pela passagem do etanol pelo motor, ao terrivel e poluente carvão resultante da queima incompleta das nossas gasolinas !

Esse é mais um detalhe do etanol totalmente sem comparação com as gasolinas ! Portanto outro ponto positivo aqui tb para o etanol !

Valeu colega, é isso aí !


Obrigado pela informação, vou começar a fazer isso com a gasolina podium. Valeu!


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