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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 01 Abr 2025 22:38 
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E acabaram de ser lançados aqui no mercado brasileiro agora no final de Março , as novas classificações para os oleos sintéticos dessa mais nova geração de motores híbridos.

Apesar de que desde essa última classificação dos oleos para motores que atendem as normas API - SP e ILSAC GF 6 , esses oleos já atendiam perfeitamente essa nova geração de motores híbridos atuais.

Mas como a evolução tecnológica na industria automotiva nunca pára, está aí essa nova geração de oleos lubrificantes que acreditamos que já estejam com os novos pacotes de aditivos desenvolvidos, razão de se melhorar essas atuais classificações e normas que agora são :

API - SQ e ILSAC GF 7 nas viscosidades 0W-20 e 5W-30.

Não vou citar aqui que devido a esse novo lançamento, que eu iria desprezar a eficácia dessa nova geração de oleos lubrificantes, mas eu ainda irei terminar calmamente de utilizar toda a minha atual caixa com 24 lts de oleo 0W-20 e API - SP ILSAC GF 6 nas próximas trocas de oleo dos nossos veículos já que tanto o nosso atual HB20 2013 1.6 flex e todos os nossos demais veículos até o nosso mais novo BMW 320i turbo flex utilizam exatamente esse mesmo oleo nos seus motores e para que a partir daí, eu resolver comprar e experimentar ou não essa nova geração de oleos lubrificantes recém lançados aqui no nosso mercado, mas o mais provável é que eu continue a utilizar esses mesmos oleos sintéticos API-SP e ILSAC GF 6 como sempre tenho feito até agora.

Os fabricantes de oleos lubrificantes justificam que fizeram esse novo lançamento devido ao fato de que essa nova geração de motores híbridos flex trabalharem em condições ainda mais desfavoráveis do que os mais antigos veículos a combustão flex e sejam eles turbo ou aspirados.

Então saibam que essa nova geração desses oleos aqui citados podem sim perfeitamente ser utilizados em todos os veículos mais antigos, mas que o contrário nunca é permitido, ou seja utilizar oleos API - SP e ILSAC GF 6 em qq um desses mais atualizados veículos turbo flex de 2025 em diante , mas que a realidade é que podem sim ser utilizados com tranquilidade.

E que tbm foi anunciado e como não poderia ser diferente de que esses tais novos oleos dessa nova classificação citada aqui estão com os seus preços mais elevados em uns 10% a mais do que os demais oleos dessa classificação anterior.

E que segundo afirmam, esses novos motores híbridos atuais trabalham muito mais de uma forma intermitente devido a ação do sistema start-stop e que por isso, a temperatura de trabalho dele é mais variável e assim, contaminam um pouco mais todos os atuais oleos lubrificantes e que assim foram desenvolvidos esses novos pacotes de aditivos justamente para proteger esses novos motores dos desgastes precoces, da corrosão e até daquele citado gel criado dentro desses motores.

Então , a solução que eu vejo e que é até mais simples do que parece seria de que basta desprezar esses famigerados sistemas start-stop e deixar todos esses pobres motores atuais funcionando mais livres e sem essas estúpidas interrupções e assim, eles funcionariam estabilizados em suas temperaturas normais de trabalho e com isso, essas tais dessas citadas contaminações seriam bem menores.

Obs : Apesar de que eu ainda acredito e posso até apostar que se qq veículo atual turbo flex híbrido tiver todas as suas trocas de oleo e filtro feitas sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados, que esse motor seja ele até de um Porsche ou de uma Ferrari estará com certeza totalmente protegido mesmo se ele ainda estiver utilizando esses oleos sintéticos dessa classificação anterior API - SP e ILSAC GF 6 e desde que a sua viscosidade seja a 0W-20, utilizada pela grande maioria de todos os atuais motores aspirados e turbo flex, sejam eles híbridos ou não.

Mas na minha opinião, eu acredito muito mais que esse novo lançamento seja na realidade mais uma nova e inteligente jogada marketing do que de um efeito prático e verdadeiro se compararmos esses oleos API - SP com esses oleos mais novos API - SQ.

Ou seja, estou de fato dizendo aqui que qq novo veículo 2025 pode sim perfeitamente receber esses oleos dessa classificação anterior API - SP do que os dessa citada mais nova classificação que eles continuarão a funcionar sempre fortes , saudáveis e tranquilos para qq um ver e comprovar isso .

E vcs pode apostar que certamente o que estraga qq motor é o desleixo, as negligências de se ficar arranjando desculpas infundadas só para se protelar e ficar estendendo ao máximo, os intervalos de uma simples troca de oleo e filtro de um desses atuais motores e sejam eles de quaisquer tipos , turbo ou aspirados flex híbridos ou não.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Jun 2025 09:44 
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E não é à toa que toda essa nova geração de oleos sintéticos indicados para os mais recentes motores tanto os flex, os híbridos e tbm os motores a gasolina estão cada vez mais finos e menos viscosos como o exemplo desses oleos 0W-20.

E somente para citar, ontem venceu mais uma troca de oleo e do filtro do motor do nosso pioneiro Jetta TSI.

E com esse oleo 0W-20 viajamos com ele em Janeiro desse ano daqui da nossa cidade até Recife, num total de um pouco mais de 3400 kms rodados de percurso rodoviário e mesmo desenvolvendo velocidades mais elevadas onde o seu motor se mantém em rotações maiores , ele jamais mostrou nenhum consumo anormal desse oleo 0W-20 em que eu sempre tenho utilizado não só nele, mas em todos os nossos demais veículos atuais com excessão do nosso opala comodoro de 6 cilindros que utiliza um oleo 15W-40 que é um pouco mais viscoso e mais apropriado para esses motores de uma concepção bem mais antiga e com maiores folgas internas.

E esse nosso Jetta TSI 2013 já está com 99700 kms rodados mas que continua funcionando perfeito e suave além do seu poderoso desempenho.

Lembrando que esses oleos mais finos do tipo dos oleos 0W-20 dessa mais recente geração oferecem de fato essas várias vantagens técnicas comprovadas se comparados com todos os demais oleos mais antigos e mais viscosos para motores atualmente oferecidos no nosso mercado :

Eles permitem um leve maior rendimento geral de quaisquer tipos de motores porque por serem mais finos, eles atingem todos os pontos de lubrificação interna desses motores muito mais rapidamente do que todos os demais oleos mais grossos e mais pesados e isso proporciona sempre menores desgastes, enfim, esses oleos do tipo do 0W-20 são comprovadamente bem mais eficientes na lubrificação geral de quaisquer motores dessa mais recente geração do que todos os demais oleos mais pesados e mais antigos contendo uma menor tecnologia em sua aditivação .

E além disso, esses oleos mais leves opõe sempre uma menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas desses motores por serem mais leves e que devido a isso, os motores funcionam um pouco mais livres e eles tbm circulam mais rapidamente por todo o interior desses motores favorecendo assim um resfriamento mais eficaz e com uma troca de calor um pouco melhor do que pode oferecer todos os demais oleos lubrificantes mais viscosos e mais pesados que devido a isso, circulam um pouco mais lentamente por todo o interior desses motores.

E as vantagens diretas disso são um leve melhor desempenho acompanhado de uma leve maior economia de combustível.

Sem contar ainda que esses novos oleos 0W-20 contém uma aditivação bem mais moderna do que todos esses demais oleos mais antigos e mais viscosos que já estão comprovadamente ultrapassados em tecnologia por essa mais recente geração de oleos lubrificantes 0W-20.

Portanto, percebam que só existem vantagens técnicas já comprovadas e oferecidas por esses novos oleos mais finos 0W-20 se comparados com todos os demais oleos lubrificantes mais antigos e mais viscosos oferecidos atualmente no nosso mercado.

Afinal, não seria assim sem esses maiores motivos técnicos reais que todos os atuais fabricantes de veículos estão recomendando e dando a preferência incondicional a essa nova geração de oleos 0W-20 para substituir todos os demais oleos mais antigos e mais viscosos e de uma tecnologia antiga e já bem mais ultrapassada.

Obs : E a frequência dessas trocas de oleo e de filtro de todos os nossos veículos atuais é sempre de 6 meses ou a cada 5 mil kms, não importa se for o caso do nosso HB20 1.6 que está atualmente com 124 mil kms rodados ou do nosso novo BMW 320i que ainda nem rodou 12 mil kms, a todos esses veículos eu entendo que se aplica sim esse mesmo intervalo por uma simples e óbvia questão de segurança e de proteção extra a eles.

E vcs podem apostar o que for que se eu estivesse errado quanto a isso, todos esses nossos veículos das nossas famílias estariam a essas horas com os seus motores rajando, batendo , enfim, totalmente sucateados e emitindo fumaças azuladas pelos seus escapes mas que felizmente a nossa realidade é bem contrária a isso ...

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 25 Jun 2025 16:02 
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E falando sobre oleo do motor para os veículos da linha Hyundai, chegou o momento de trocar o oleo do motor do nosso atual BMW 320i flex somente para dar mais um exemplo aqui , afinal, todos os veículos merecem essa mesma atenção dos seus respectivos donos:

E na etiqueta colada no seu para-brisa constava que a ultima troca de oleo foi realizada em 23/12/2024 com a quilometragem sendo naquela data de 10650 kms.

E hoje 25/06/25 e portanto , 6 meses completos após essa última troca de oleo , levamos esse nosso veículo para mais uma troca de oleo que dessa vez venceu por tempo de uso e não por quilometragem percorrida.

E no seu painel indicava hoje 11790 kms rodados , então temos que nesse período de 6 meses completos, esse veículo rodou somente 1140 kms com esse oleo mas que eu jamais confiaria em deixar esse oleo sem a sua devida substituição por mais 6 longos meses inteiros.

Afinal, nunca vale à pena arriscar a boa saúde de um motor desses somente para economizar os 5 litros de oleo 0W-20 recomendados pelo fabricante desse veículo e um valor de não mais do que uns 250,00 por esses 5 lts de oleo dessa troca.

Porque a coloração desse oleo usado por esses 1140 kms e enquanto ele era drenado até que se mostrava clara mas e quanto a sua viscosidade e aos demais aditivos contidos nesse oleo que vão se desgastando com o tempo e que justamente por causa disso, eu me decidi com certeza em não aproveitar mais do que isso esse oleo usado e substituí prontamente esses 5 lts por um novo oleo 0W-20 de igual especificação !!!

É verdade tbm que devido justamente a essa pouca quilometragem percorrida com esse oleo, que dessa vez eu não substituí o elemento filtrante desse oleo e esse sim, eu aproveitei para trocar na próxima troca já que como a sua posição é de cabeça para baixo nesse motor, todo o oleo usado contido dentro desse filtro escoa sempre de volta para o cárter.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 18 Out 2025 11:23 
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Retornando aqui nesse tópico só para complementar alguns esclarecimentos sobre uma importante citação pessoal que deixei em um outro tópico :

Lá eu falei que preferia manter esse meu atual e já antigo Jetta TSI 2013 e portanto com um pouco mais de 12 anos que foi comprado por mim zero km e que ele está agora com uns 101200 kms rodados mas que ele sempre foi super bem mantido por mim desde zero KM do que vende-lo ou troca-lo por um Jetta GLI desse modelo ou geração mais recente mas que fosse usado ou semi-novo devido ao seu custo ser menor do que um zero KM.

E as minhas razões para evitar essa compra, eu citei que eram pq eu não compraria um Jetta GLI usado se o seu dono anterior não fosse do meu perfil, ou seja , que de fato soubesse cuidar muito bem do seu Jetta desde que ele era ainda zero km.

E assim , que esse ex dono tivesse o importante cuidado de já ter feito a sua 1ª troca de oleo e filtro logo após ele completar os seus primeiros 1000 kms rodados.

E que ele tbm soubesse amaciar com cuidado e respeitando esse motor dele quando ele estivesse ainda bem novo, zero KM, quando nunca de se deve passar de umas 4 mil rotações durante pelo menos os seus primeiros 3 mil kms rodados.

E mais um outro detalhe de total importância para haver sempre uma maior durabilidade e rendimento desse e de quaisquer motores quando ainda novos seria de saber esperar obrigatoriamente que o oleo desse motor turbo atingir os seus 77° cent. a 80° cent. para somente a partir daí exigir acelerações totais desse motor.

Mas esse aviso vale tbm para todos e quaisquer outros motores automotivos de NUNCA acelerar em excesso nenhum motor enquanto ele estiver frio ou ainda em fase de aquecimento.

Porque nessa fase sempre crítica do funcionamento de quaisquer motores, todas as suas folgas internas estão ainda contraídas ou nos seus menores valores e soma-se a isso o fato real de que os oleos lubrificantes sempre ficam um pouco mais espessos ou mais viscosos quando eles ainda estão frios ou em aquecimento e isso já causa uma lubrificação apenas parcialmente eficiente para quaisquer motores .

E se nesse momento crítico do aquecimento de quaisquer motores , o seu condutor afundar o pé exigindo altos desempenhos , haverão seguramente desgastes precoces que a cada dia vão se acumulando e depois de algum tempo já se tem uma perda considerável do rendimento máximo devido a perda gradual da compressão total desse pobre motor que vai apresentar um consumo mais elevado do oleo, ruídos anormais e mais elevados devido justamente a essas folgas internas que vão cada vez mais aumentando, baixa pressão desse oleo do motor , consumo maior de combustível e por aí vai essa bagunça toda.

Obs : E essa importante recomendação vale para TODOS os motores novos a combustão interna, zero km e especialmente para os casos de todos os veículos com motores turbo devido justamente a esse melhor desempenho oferecido por eles, o que estimulam aos seus condutores a abusar precocemente desse ótimo rendimento deles sem antes ter a vital paciência de esperar que esse motor atinja a sua temperatura normal de funcionamento.

Imaginem agora um dono mais entusiasmado a animado de um Jetta GLI que não tem um mínimo conhecimento de todas essas regras vitais, o que ele iria abusar desse pobre motor e até desse sedan todo muito antes da hora certa e ideal ...

E depois , vem um pobre coitado iludido e ainda investe o seu suado $$$$ num veículo esportivo que foi assim conservado e usado ... não compro nunca mais, dispenso veículos usados ou semi-novos porque infelizmente eu penso assim mesmo.

Inclusive já sofri muito tentando remendar e revisar carros usados pq eu tbm comecei de baixo, com uma grana mais curta e foi quando comprei o meu primeiro carro usado , foi um Voyage 1.6 a etanol do ano de 1984 ainda lá no final do ano de 1989 e com um câmbio manual de apenas 4 marchas e ele já estava com altos 76 mil kms rodados e ainda rodei com ele por longos 29 anos onde até a sua lataria toda eu reformei além da sua mecânica completa e foi assim até eu finalmente conseguir comprar o meu primeiro veículo zero KM na época de lançamento da linha HB20 aqui no Brasil no final de 2012 e que foi esse nosso pioneiro e queridinho HB20 1.6 2013 c/ o seu câmbio manual e que ainda está conosco perfeito e maravilhoso porque sempre foi muito bem cuidado desde que ele saiu do salão da revenda Hyundai daqui da nossa cidade brilhando e cheirando a carro novinho.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Nov 2025 12:55 
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Retornando a esse importante tópico para deixar mais algumas informações que vão se somando aos conhecimentos já compartilhados aqui anteriormente :

E quem ainda tiver dúvidas sobre os sistemas de lubrificação automotivos, vai com certeza encontrar nesses comentários anteriores , uma maioria de respostas que darão um sentido melhor e mais preciso sobre esse assunto.

Mas o que eu quero compartilhar dessa vez nesse tópico é que o básico para um melhor entendimento desse assunto é de se trocar sempre o oleo e filtro não só dos motores dos veículos da Hyundai do Brasil , mas de todos os veículos atuais num intervalo de 5 mil kms ou a cada 6 meses para aqueles que rodarem menos do que esses citados 5 mil kms nesse período de tempo.

E essa cuidadosa atitude já é um ótimo passo e uma proteção importante para se manter sempre uma boa saúde para quaisquer tipos de motores e sejam eles aspirados ou turbo, a gasolina ou flex.

Quanto a essas trocas recomendadas pela maioria desses atuais fabricantes para serem realizadas a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms eu já desaprovo totalmente pq a grande maioria dos veículos que circulam no Brasil são submetidos a uma condição severa de utilização que seria uma condução pelo transito urbano diário das cidades e por curtos percursos de menos de uns 12 kms a cada vez que se liga o motor desses veículos.

E nessa situação de utilização de quaisquer veículos e sejam eles de quaisquer marcas, haverá sim e com toda a certeza uma contaminação do oleo lubrificante bem maior e mais perigosa que assim vai perdendo todas as suas principais propriedades e a sua capacidade de proteger esses motores contra os desgastes precoces além da tendência desse oleo de criar aquelas sempre perigosas borras negras dentro desses motores.

Além disso , já expliquei em postagens anteriores da importância da industria automotiva atual de estar adotando oleos cada vez mais leves e menos viscosos porém sempre melhor aditivados.

Isso significa que se há 10 ou 15 anos atrás, os oleos mais indicados para os motores pela maioria dos fabricantes eram os oleos 5W-30 , 5W-40, 10W-30 e 10W-40 , mas agora a maioria desses fabricantes já recomendam os novos oleos 0W-20 devido as reais vantagens oferecidas por eles pelo menos para todos os motores novos dessa mais recente geração.

Apesar de que já existe na net longas e polêmicas discussões sobre essa nova tendência para se utilizar esses oleos mais leves e menos viscosos, apesar de que testes independentes com esses oleos de fato já provaram que para todos os motores novos e até com uns 80 mil a 100 mil kms rodados, que esse oleo 0W-20 é de fato o mais indicado por oferecer uma maior proteção contra os desgastes precoces, tanto nas partidas a frio e tbm quando esses motores já estão na sua temperatura normal de trabalho.

Tbm é igualmente importante escolher oleos sempre os mais bem classificados que seriam os oleos API - SP e API - SQ além da classificação ILSAC-GF 6A e ILSAC GF 7 .

E com isso, todos os oleos 0W-20 , 0W-30 e 5W-30 que apresentarem essa classificação são com certeza os mais bem aditivados para oferecerem assim uma máxima proteção além de uma maior vida útil para quaisquer tipos de motores atuais e não importa de quais fabricantes eles sejam.

E somente para deixar alguns exemplos práticos sobre os nossos atuais veículos :

No caso do nosso atual HB20 1.6 2013 que já está com um pouco mais de 126 mil kms, eu sempre utilizei nele até agora o oleo 0W-20 dessa melhor classificação, mas devido a essa sua já elevada quilometragem , já não temos como evitar os desgastes naturais internos desse seu motor até agora e ele já está apresentando um leve consumo desse oleo 0W-20 mas que eu considero perfeitamente normal com essa sua quilometragem já percorrida, o que indica a necessidade de ser utilizado de agora em diante os oleos um pouco mais viscosos e da viscosidade 5W-30.

Já quanto ao nosso atual Jetta TSI 2013 que tbm já está com um pouco mais de 102 mil kms rodados e sempre foi utilizado nele o oleo 0W-20 , agora ele tbm vai receber um oleo 5W-30 dessa melhor classificação mas não porque o seu motor já esteja apresentando um leve consumo desse lubrificante mais fino como já percebi no motor 1.6 do nosso HB20, mas porque não temos como negar que após ele percorrer essa já considerável quilometragem, esse seu motor tbm já estará um pouco melhor servido e protegido com esse mesmo oleo 5W-30 e da classificação mais atual API - SP ou SQ e ILSAC-GF 6A .

E no caso do nosso C4 Cactus THP 1.6 turbo flex 2022 que agora está com 35800 mil kms , ele continua utilizando tranquilamente esse mesmo oleo 0W-20 desde que o seu motor era ainda zero KM e continua funcionando perfeito e sem apresentar nenhum consumo perceptível desse lubrificante entre todas as suas trocas de oleo e filtro até esse momento.

Igualmente é o mesmo caso para o nosso novo BMW 320i flex 2024 que tem apenas 14300 kms rodados até agora e cujo fabricante recomenda para o seu motor justamente esse mesmo oleo 0W-20.

Já para o Creta 2.0 Prestige 2018 da nossa familia que está atualmente com quase 130 mil kms rodados, ele sempre utilizou o oleo 5W-30 e continua assim já que ele tbm nunca apresentou nenhum consumo anormal desse lubrificante.

Obs : Lembrando ainda que sempre é importante ter em mente que quaisquer motores novos cujas folgas internas são sempre as menores possíveis, deverão nesses casos serem lubrificados por oleos tbm os mais finos e menos viscosos possível, justamente para esse oleo atingir e penetrar nessas minúsculas folgas o mais rápido possível, evitando-se com isso todos aqueles nocivos desgastes precoces que causam as maiores perdas do melhor rendimento oferecido por quaisquer um desses motores novos.

Óbvio que quando esses motores atingirem maiores quilometragens de digamos uns 100 mil kms ou mais e por melhor que eles sejam mantidos e cuidados desde zero km, em algum momento, eles vão de fato requerer a substituição desses oleos mais leves 0W-20 por um oleo um pouco mais viscoso e pela ordem, temos os oleos 0W-30 , 5W-30 e assim por diante até esse motor ser totalmente recondicionado ou retificado para retornar novamente a sua condição inicial de um motor novo !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2025 13:56 
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E essa é somente uma continuação desse comentário anterior e assim vou compartilhar aqui quais são os pontos principais a serem lubrificados em um motor automotivo e que mais sofrem os desgastes precoces se houverem falhas ou negligências na manutenção preventiva de quaisquer veículos :

Começa com os atritos entre os pistons com os seus anéis de compressão e raspadores de oleo contra as paredes dos cilindros.

Em seguida temos os mancais fixos e os moveis ( das bielas ligadas aos pistons ) do virabrequim com os seus casquilhos.

E segue com todo o sistema chamado de trem de válvulas situado no cabeçote do motor que seriam os eixos comandos de válvulas, os guias dessas válvulas, os tuchos, os balancins e as engrenagens diversas.

O básico a saber é que todos esses pontos principais devem receber no exato instante em que se dá a primeira partida em quaisquer motores, jatos pressurizados de oleo lubrificante enviados pela bomba de oleo do motor.

Mas se nesse caso, um filtro de ar já estiver saturado , ele vai deixar passar para dentro do motor todas essas poeiras suspensas no ar que vão se misturar com o oleo do motor e em seguida elas vão atuar como lixas desgastando a cada dia e um pouco mais , todas essas peças internas desse motor.

Igualmente se o filtro de combustível já estiver saturado de sujeiras, ou se houver algum abastecimento de combustível adulterado, essa situação só piora bastante pq essa sujeira tbm vai se somar as outras e ajudar a haver uma maior contaminação de todo esse oleo do motor.

E mais importante ainda é fazer sempre e em todas as trocas de oleo , a vital troca do filtro de oleo que tbm se satura com todas essas sujeiras suspensas nesse oleo do motor.

E saibam ainda que os maiores desgastes naturais de quaisquer motores a combustão interna ocorrem justamente no momento mais crítico que são as partidas a frio.

Justamente baseado aqui nesse importante ponto explica-se o porque os motores que rodam basicamente no transito urbano percorrendo curtos trajetos de cada vez e com muitas partidas por dia sofrem um maior desgaste do que aqueles veículos que são ligados apenas uma vez pelas manhãs e saem para alguma viagem e somente retornam a noite depois de apenas mais uma outra partida do seu motor no seu retorno.

Esse primeiro caso citado é conhecido em mecânica automotiva como uma " condição severa de utilização " enquanto que esse último exemplo citado é considerado como " uma condição leve de utilização ".

E nesse momento crítico dessas partidas a frio, todas essas peças internas desse motor estarão praticamente " secas " ou seja, sem aquela importante e vital película ou filme de oleo revestindo e protegendo todas essas superfícies metálicas dessas peças internas dos motores para assim se evitar o perigoso e nocivo atrito direto desses contatos de todas essas peças se esfregando umas com as outras.

Por esse motivo que jamais se deve acelerar em excesso nenhum motor enquanto ele ainda estiver nessa sua fase crítica de aquecimento e nem exigir dele maiores desempenhos sob risco de se aumentar ainda mais todos esses desgastes internos que infelizmente vão resultar em perdas graduais do melhor rendimento desses motores que assim vão perdendo a cada dia , tanto a sua compressão e tbm a sua pressão de oleo que significam toda a vida útil de quaisquer motores a combustão interna.

Obs : E não custa nada estar sempre relembrando aqui que de todos os atuais combustíveis para automóveis, o único que não contamina praticamente nada o oleo do motor e até ajuda a conserva-lo limpo é o nobre mas quase sempre desprezado ETANOL, sem nenhuma sombra de dúvidas.

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