Bem-vindo: 01 Nov 2025 22:42

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 225 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 19, 20, 21, 22, 23
Autor Mensagem
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 02 Jul 2024 00:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E complementando essa minha postagem anterior, um assunto de importância vital ao se chipar qq veículo dotado de injeção eletrônica, principalmente no caso dos motores turbo é o cuidado que se deve ter com a necessária nova regulagem das velas de ignição !

Inclusive essa dica que vou citar aqui vale não somente para os motores chipados turbo de fábrica, mas tbm para os motores aspirados originais que receberam um kit turbo e até nos motores aspirados que receberam alguma preparação mais leve, principalmente nos motores aspirados que tiveram seus cabeçotes retrabalhados para facilitar um melhor fluxo de gases e que tbm tiveram os seus cabeçotes rebaixados para se aumentar a taxa de compressão deles e assim, ganhar um pouco mais de potência e torque !

E em todos esses casos, a folga ou o gap das velas de ignição deverá obrigatoriamente ser reduzido por exemplo, indo de originais 0,8 mm a 0,9 mm para 0,7 mm pq assim se assegura de se ter uma faísca ou centelha nas velas mais firme e estável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição.

Pq em todos esses casos acima citados desses motores ao receberem essa preparação, o ambiente dentro das câmaras de combustão de cada cilindro do motor deles fica bem mais denso e comprimido dificultando assim a ocorrência desse faiscamento ou a produção dessas centelhas e essa é a principal razão dessa real necessidade de se reduzir um pouco mais essa regulagem original dessa distância ou gap nas velas de ignição para com isso facilitar e garantir a produção dessas faíscas ou centelhas sem que ocorra nenhuma falha !

E assim tbm é facilitado e aliviado todo o trabalho das bobinas de ignição, que são as responsáveis diretas em fazer ocorrer esse centelhamento ou faiscamento nas velas de ignição.

Então, nunca se deve fazer esse upgrade de performance em nenhum motor a combustão interna sem antes se reduzir um pouco essa regulagem ou o gap original de todas as velas de ignição, pq assim estará assegurado o correto funcionamento desses motores, sem ocorrer o risco de haverem falhas de funcionamento, sejam eles aspirados ou turbo quando eles recebem essa leve preparação.

E só deixando um exemplo prático aqui, nos motores VW 2.0 TFSI turbo do nosso Jetta TSI, ao se instalar nele o upgrade de stage 2, onde entre outras modificações , se aumenta a pressão do turbo indo dos originais 0,85 bars para 1.3 bars , a regulagem original das suas velas de ignição tbm é reduzida dos originais 0,8 mm para 0,7 mm.

Assim tbm ocorre no caso do nosso novo BMW 320i flex, onde a pressão inicial e original do seu turbo que de 0,55 bars se eleva com esse upgrade de stage 2 para 1.3 bars e que devido a isso, tbm é necessário reduzir a regulagem original das suas velas de ignição dos 0,9 mm para 0,7 mm e com isso, se garante um novo rendimento desse motor, muito mais forte e saudável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição e nem de sobrecarregar o trabalho das suas bobinas de ignição !

Obs : Relembrando aqui que esse aumento extra de desempenho proporcionado por esses chips de potência chamados de stage 2 nada mais são do que um rendimento adicional que a grande maioria dos fabricantes de veículos deixam assim desperdiçados em cima da mesa e sem utilizar por diversos motivos mas sem nenhuma explicação técnica convincente mas que podem sim ser perfeitamente explorados e utilizados com tranquilamente por cada dono desses veículos se assim eles o desejarem, afinal essa margem extra de resistência, todos esses motores já tem de fábrica por isso que não existem riscos maiores de ocorrerem problemas futuros se esses motores forem corretamente cuidados em toda a sua manutenção preventiva !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 04 Jul 2024 19:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
Só relembrando aqui aos demais colegas que se interessam por esse assunto que naquela época , ainda lá no final de 2013 e quanto ao stage 2 instalado nesse nosso atual Jetta TSI da versão de 211 cv , que a oficina autorizada VW da CCS durante a 1ª revisão obrigatória dos seus primeiros 5 mil kms rodados, que ao perceberem a falta do catalisador e de ver o piggyback ligado no chicote da ECU dele, que eles imediatamente me obrigaram a assinar uma declaração onde dizia que se ocorresse alguma pane mecânica nesse jetta, que a VW não teria obrigação alguma em reparar os estragos.

E assim foi com todas as demais revisões até o término do período de garantia da fábrica VW de 3 anos.

Até hoje, após 11 anos de uso e atualmente com um pouco mais de 92 mil kms rodados sendo a grande maioria dessa quilometragem percorrida com o stage 2 , nunca tivemos o menor dos problemas com a mecânica desse nosso jetta.

E agora que chegou a vez da nossa nova e atual BMW 320i flex fazer a sua 1ª revisão obrigatória de 10 mil kms rodados e assim, hoje ela foi levada até o CCS BMW da nossa cidade !

E como ela tbm recebeu esse mesmo upgrade de stage 2 desse nosso jetta TSI, ela foi levada exatamente assim dessa maneira até a oficina autorizada dessa CCS BMW e logo os mecânicos perceberam sim a falta do seu catalisador além de identificarem tbm o módulo do piggyback instalado no cofre do motor dela ...

Fiquei quieto e torcendo calado para dar tudo certo mas confesso aqui que esperei sim pela bronca deles mas qual não foi a minha grata e imensa surpresa ao ouvir dos mecânicos que isso atualmente é normal em qq BMW nova e que a mecânica delas aguenta isso tranquilo e sem problema algum, DESDE QUE o seu dono seja sempre cuidadoso e caprichoso com toda a manutenção preventiva dela e foi onde eu concordei e até bati palmas aos mecânicos que disseram isso já em côro juntamente com a concordância do gerente dessa CCS.

Ou seja, se de fato esses citados donos fizerem sim um stage 2 nessas BMW quando ainda novas e de qq modelo que seja, mas que tbm sempre cuidem com capricho de toda a manutenção preventiva desses seus veículos, então que nesses casos até os próprios funcionários de uma CCS da rede BMW não vão importar e nem condenar esses seus donos devido a essa leve transgressão e ousadia de instalarem esse upgrade de performance stage 2 em veículos ainda bem novos e dentro da garantia de fábrica !!!

E assim, trocaram o oleo do motor mais o seu respectivo filtro de oleo, conferiram todo o restante da mecânica dessa 320i que estava toda perfeita e como nem mesmo poderia ser diferente disso e então, agora segue o cortejo e vida longa para mais essa nossa nova BMW 320i flex assim como tbm já tem ocorrido com esse nosso atual e pacato Jetta TSI 2013 equipado com esse mesmo upgrade de performance e seguindo firme e saudável já com um pouco mais de 94 mil kms rodados nesses seus longos 11 anos de vida !!!

Então, o único e maior segredo de uma vida longa de qq veículo com esses upgrades de performance nada mais é do que cuidar bem da sua manutenção preventiva e boas, bola pra frente !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 08 Nov 2024 19:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E continuando o assunto dessa minha última postagem, concluí esses dias atrás um novo mapa para o Unichip do nosso Jetta TSI , que acompanha esse upgrade de stage 2 e nos permite abastecer esse sedan esportivo turbo com gasolina comum misturada a 30% de etanol hidratado e de obviamente, retirar dessa mistura de combustíveis um pouco mais de desempenho desse motor 2.0 turbo desse nosso Jetta TSI.

E de fato, está nos impressionando bastante o resultado mostrado com o novo desempenho obtido com essa mistura de combustíveis, já que qq Jetta TSI e os atuais Jettas GLI são infelizmente todos equipados com um motor 2.0 turbo somente a gasolina.

Agora as respostas a qq toque no seu acelerador , por mais leve que ele seja, tem sempre como resultado uma pronta e afiada resposta e até nos casos quando temos a oportunidade de pisar a fundo, percebemos a sua frente se erguer um pouco mais e os ponteiros do velocímetro e do conta-giros sobem rápido com uma agressividade espantosa !

E assim, com mais esse real exemplo, concluímos que nada substitui o etanol como o melhor combustível quando se quer conseguir extrair o máximo de rendimento de qq motor, principalmente se ele for uma versão turbo !

Obs : No caso dessa mistura de 70% de gasolina comum com mais 30% de etanol hidratado, se obtém uma octanagem final de umas 103 octanas RON, ou seja, um pouco melhor do que as nossas melhores gasolinas super premium atuais que são a Podium e a Octapro.

E essa maior octanagem proporciona um leve aumento nesse mapa do Unichip tanto nas curvas de avanço de ignição e tbm numa leve maior pressão do turbo, o que somadas essas regulagens, resultam em um aumento do desempenho final desse motor 2.0 turbo desse jetta TSI.

Tbm não se pode aumentar ainda mais a quantidade de etanol na gasolina desse Jetta muito além desses atuais 30% a mais pq nesse caso aqui, as bombas originais de combustível de baixa e de alta pressão além dos injetores não suportariam alimentar corretamente e com o volume de combustível ideal esse motor pq já se sabe que das gasolinas nacionais para o etanol exige-se um maior volume de combustível ao redor de uns 46% a mais de etanol.

E não é só esse aumento real da octanagem obtida com essa mistura, mas tbm o fato já comprovado desses 30% de etanol aumentarem a capacidade dessa mistura de esfriar as câmaras de combustão e por causa da menor carbonização desse motor o que se reflete sempre em um pouco mais de desempenho vindo de qq motor turbo a gasolina quando ele é alimentado com essa mistura de mais etanol na gasolina aqui citada.

Mas com a inegável vantagem do menor custo final por litro e tbm do fato de que essa mistura poderá ser feita em qq Posto de Combustíveis desse imenso Brasil e muito ao contrário do caso dessas gasolinas super premium mais nobres, sempre muito caras e cada vez mais raras de se encontrar em qq localidade.

Portanto, estou muito satisfeito com mais esse ótimo resultado obtido com a nobre ajuda do etanol até nesse nosso Jetta TSI.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 05 Out 2025 23:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico somente para mais alguns esclarecimentos sobre esse assunto :

Tanto o nosso Jetta TSI e tbm o nosso novo BMW 320i flex já receberam o upgrade de performance stage 2.

E esse upgrade até bem simples consta apenas de um módulo de calibração auxiliar chamado de piggyback que contém toda a recalibração composta de mapas que incrementam basicamente 3 áreas da regulagem de quaisquer motores turbo além da instalação de uma peça chamada de downpipe que simplesmente substitui o conjunto original do catalisador e com o filtro de micropartículas por um novo cano de escape livre e muitas vezes equipado com um abafador mais livre e sem restrições para aqueles que preferem um menor nível de ruídos no escape.

E são esses novos mapas que melhoram as curvas de avanço de ignição originais , os novos mapas para as correções das injeções de combustível e tbm os novos mapas que aumentam um pouco mais a pressão da turbina original em todas as rotações de atuação do motor.

E no caso do nosso atual Jetta TSI , além desses mapas para melhorar as curvas de avanço de ignição e tbm para a correção da injeção de combustível, tbm aumentou -se a pressão original da turbina que passou dos originais 0,8 bars para 1.3 bars.

Mas lembrando que já no caso desse nosso novo BMW 320i flex , além do seu piggyback melhorar tbm os mapas de avanço de ponto de ignição além de afinar um pouco mais a injeção de combustível, aumentou-se tbm um pouco mais a pressão original da sua turbina que passou de insignificantes 0,55 bars de pressão total para bem mais saudáveis e interessantes 1,35 bars.

Ou seja, é notável que no caso desse nosso 320i flex, que essa nova calibração do seu piggyback favoreceu a obtenção de um maior aumento no desempenho final do seu motor do que no caso do nosso Jetta TSI .

Além do fato de que por ter um motor flexfuel, essa 320i permite que ela seja abastecida com etanol e não somente com gasolinas como é o caso do nosso Jetta TSI e assim, na soma de todas as vantagens, se obtém sempre um pouco mais de desempenho vindo dessa 320i flex do que no caso dos Jettas TSI da 6ª geração tanto nas versões de 200 cvs e tbm na versão atualizada de 211 cvs.

Lembrando ainda que esse caso particular desse nosso jetta TSI que está agora calibrado atravez do seu piggyback para aceitar essa nova mistura de 64% de gasolina com + 36% de etanol o que lógico vai permitir a obtenção de uma leve melhora extra no seu desempenho final.

E assim, essa foi uma das razões dessa minha escolha pela compra desse nosso atual BMW 320i flex e não por um novo Jetta GLI a gasolina.

Sem contar ainda de todas as demais vantagens tecnológicas oferecidas por esse novo BMW 320i flex quando comparado com a versão mais atualizada dos Jettas GLI.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 08 Out 2025 14:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6766
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando em piggyback , chip de potência ou ainda módulo de potência o que seria o mesmo , gostaria de citar aqui algumas informações importantes sobre esse assunto.

Sabemos que esses piggybacks sempre vão proporcionar maiores e melhores resultados no rendimento em veículos turbo do que nos demais veículos sem turbina, ou seja, com motores aspirados.

E o motivo é mais do que óbvio, afinal, quando temos um veículo turbo de fábrica, temos nesse caso a chance de incrementar sempre e um pouco melhor, todos os seus mapas do seu motor o que seria basicamente o mapa de pressão da turbina além dos mapas de curvas de avanço de ponto de ignição e tbm o mapa de injeção de combustível.

Ocorre que nenhum fabricante lança um veículo turbo de fábrica oferecendo perto dos 100% da sua real capacidade e rendimento.

E as causas e motivos para ocorrer essa estupidez e descaso são as mais diversas e impensáveis como as tais estratégias de marketing , para se evitar as emissões de poluentes em excesso e ainda, para diminuir ao máximo os eventuais e raros riscos de quebras desse motor turbo bem como de todos os demais sistemas mecânicos desse veículo.

Mas é justamente nessa ampla margem de segurança sempre deixada de lado e até em exagero por todos os fabricantes desses veículos que está o verdadeiro pulo do gato e exatamente é onde age plenamente esse piggyback ou chip de potência.

Além disso, essas empresas que comercializam esse módulos de potência ou piggybacks de várias marcas e para todos os atuais veículos turbo de fábrica que existem no mercado , eles tem de fato toda uma equipe dedicada de engenharia automotiva para fazer essas recalibrações com esses incrementos desses módulos e lógico que eles sabem com precisão até onde eles podem incrementar esse limites máximos explorados por esses novos mapas de regulagem para os motores desses veículos e ainda mantendo todos os níveis seguros para esses motores.

E a maravilha resultante da combinação desses novos mapas de ignição mais agressivos, que se somam aos mapas injeção de combustível mais afinados e ainda a um mapa de pressão de turbo melhorados é que produzem esses aumentos comprovados e que vemos de até 30% mais rendimento geral em motores turbo.

Lembrando aqui que nos casos de motores turbo flex, esses ganhos em rendimento podem até ser maiores do que nos casos de veículos turbo somente a gasolina, caso o cliente faça a opção inteligente de abastecer com etanol o que vai fazer o sistema de injeção desses motores de reconhecer esse etanol e assim, permitir a ECU desse veículo turbo chipado de utilizar tanto essas novas curvas de avanço de ignição melhores e que vão se somar aos novos mapas de mistura de ar + combustível mais afinados e fechando com chave de ouro, ainda temos o novo mapa de pressão do turbo mais incrementado para agir nesse interessante ganho em desempenho e tbm em economia de combustível e isso , caso o cliente seja mais comportado na utilização do pedal do acelerador do seu veículo que agora está chipado e com melhores respostas em todas as suas acelerações.

E nos casos de veículos turbo a gasolina, os melhores resultados com esse upgrade de stage 2 vem quando esses veículos são abastecidos com as melhores gasolinas premium de alta octanagem.

E uma última e não menos importante recomendação que deixo aqui a todos os interessados por esses piggybacks ou chips de potência :

Por favor , tentem ao máximo fazer essas modificações completas ou seja, quem optar em instalar no seu veículo turbo seja ele flex ou apenas a gasolina esse piggyback , que nesse caso esse upgrade de performance se chama de stage 1 , que prefira então fazer esse serviço completo , mais confiável e com um pouco mais de rendimento ao optar em fazer a instalação do stage 2 que seria somar a esse upgrade de stage 1 , um downpipe que consiste em retirar todo o conjunto de catalisador com o filtro de micro-partículas do sistema de escape original e substituir essas peças por essa nova peça chamada de downpipe que é um pedaço de um cano de escape oco e de mesmo diâmetro de todo o restante do cano de escape e que vai ficar exatamente no lugar desses catalisador e mais esse filtro de micropartículas.

E como essas duas peças estão localizadas logo após a saída do turbo , com o caminho livre agora ou seja, com a tubulação do escape após a saída da turbina mais livre e sem obstáculos e nem restrições quanto a livre passagem dos gases do escape, mais potência e torque aparecem além de com esse upgrade de stage 2 se alivia e facilita bem mais todo o trabalho desse turbo.

E só deixando como exemplos de veículos dentro da nossa família que receberam esse upgrade de stage 2 e que nos proporcionaram muita satisfação e divertimento pleno temos pela ordem :

O nosso atual Jetta TSI 2013.

A pick up S-10 2.8 turbo diesel 2015 aut. do meu irmão que hoje tem o seu Jeep Commander 2.0 turbo 2025 e o seu Creta 1.6 TGDI 2025 além do seu Astra flex 2.0 com câmbio manual 2011 e kit turbo c/ etanol.

O Peugeot 2008 THP 1.6 turbo flex com câmbio manual 2015 do meu irmão caçula que tbm recebeu esse upgrade de stage 2 e que atualmente tem o sua pick up Maverick 2.5 a gasolina híbrida 2025 , o seu Citroen Cactus THP 1.6 turbo flex aut. 2022 e o seu Peugeot 2008 THP 1.6 turbo flex aut. 2024.

E finalmente tbm recebeu esse maravilhoso upgrade de stage 2 a nossa espetacular e nova BMW 320i flex 2024 e que diga-se de passagem, me surpreendeu bastante com o seu brilhante e inesperado novo desempenho e rendimento geral que ela mostrou nessa nossa última viagem de ida e volta de 3 dias quando fomos dessa nossa cidade até Campinas-SP e retornamos.

Mas tbm já está na nossa mira e objetivo mais próximo de instalar a qualquer momento esse upgrade de stage 2 tanto no meu Citroen Cactus THP 1.6 turbo flex 2022 e tbm nesse mesmo veículo do meu irmão caçula e isso porque nós até já compramos juntos tanto o piggyback e tbm o downpipe específicos para esses nossos veículos que tem a exata e mesma configuração mecânica.

Mas vamos com calma que tudo deve ocorrer ao seu devido tempo.

Então na minha opinião pessoal, esse upgrade de performance stage 2 de fato vale sim muito à pena para todos aqueles que tem veículos turbo originais de fábrica , sejam eles a gasolina e melhor ainda nos casos dos flexfuel e que gostam de um desempenho mais afiado e que querem um pouco mais de divertimento e segurança em todas as ultrapassagens ao viajarem por rodovias, tudo isso muito simples assim !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 225 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 19, 20, 21, 22, 23

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB