Eduardo Thadeu escreveu:
Não tinha ideia dessa dureza da X1 e da X3 e olhe que a X1 é o carro premium mais vendido no país.
Como vende bem (para os padrões BMW), a montadora teria que fazer um pequeno esforço para ajustar a calibração do carro aqui no país, como vc bem disse, mas o carro é 100% importado e como vendem bem, acredito que não irão mexer nisso por hora, mas todo cuidado é pouco, pois os chineses estão vindo aos poucos com carros altamente ajustados e pode lá na frente, tirar alguns compradores deles, aí não tem jeito, terão que se adequar, mas por enquanto, não estão ameaçados.
Concordo com esse seu comentário Eduardo e se a BMW , mesmo com esses detalhes não tão positivos comentados aqui, ela continua a vender bem no nosso mercado, é com certeza devido a sua elevada confiabilidade mecânica como marca premium já mundialmente reconhecida , que é a minha razão de ter optado em adquirir esse nosso recente sedan 320i flex 2024.
E se vc me permitir expressar aqui a minha opinião , mas que eu não a entendo como preconceituosa e sim contendo um real bom senso ao meu ver :
Eu vejo e entendo essa atual industria automotiva chinesa como muito aquém das demais industrias automotivas ocidentais e até das asiáticas por uma simples razão :
A industria automotiva chinesa nunca, jamais teve nenhuma tradição automotiva de espécie alguma para eles desejarem assim da noite para o dia , ousarem abrir essa atual concorrência contra todos os demais fabricantes automotivos ocidentais e asiáticos.
Ou seja, entendo que ainda falta a eles muito aprendizado e uma maior confiabilidade tecnológica além de uma melhor infraestrutura geral oferecida por todos os seus atuais fabricantes quanto aos seus produtos para somente depois disso eles se lançarem no mercado mundial como reais fabricantes de respeito quanto a esses seus atuais produtos.
Porque a nítida impressão que essa industria chinesa deixa a quem é um pouco mais observador e entendedor de veículos é a de que os veículos chineses são algo improvisados e descartáveis devido a uma real falta de qualidade e de confiabilidade tecnológica oferecida por eles.
E para mim, esses são motivos mais do que suficientes para que eu jamais, nunca compre nenhum veículo chinês e nem mesmo aqueles fabricados fora da China e acredito que assim tbm pensam todos os meus familiares além de muitos amigos e conhecidos que eu tenho.
E eu pergunto, será porque nenhum desses tais " veículos chineses " não vendem nada e nem mesmo entram no atual mercado automotivo norte americano se eles fossem de fato os feras do momento ?
E só deixando aqui um simples exemplo prático sobre essa " tal confiabilidade " desses atuais veículos chineses, lembro-me bem que em Julho de 2025 , tive de ir até a capital paulista para uma rápida viagem de uma semana.
O avião desceu no aeroporto de Guarulhos e de lá até a área central de São Paulo são uns 35 kms.
Solicitei um Uber e chega até mim um pequeno BYD 100% elétrico ...
E logo no inicio dessa pequena viagem, a minha curiosidade não me deixou ficar contido e pergunto naturalmente ao motorista sobre as impressões dele quanto a aquele seu veículo chinês.
E ele logo foi bem autêntico ao me falar e sem mesmo medir as palavras de que não só ele mas muitos dos colegas dele que tbm tinham adquirido esse tipo de veículo chinês , que eles não estavam nada satisfeitos com eles devido a dificuldade deles encontrarem peças originais para eles além da falta de mão de obra especializada restrita apenas aos poucos revendedores dessas marcas chinesas.
E pior ainda, quando eles arriscavam substituindo as peças originais por outras paralelas, que o rendimento geral desses veículos caia para quase que pela metade em cada carga das suas baterias e um exemplo disso eram sobre os seus pneus que se substituídos por outros que não sejam os seus originais chineses, adeus para o mesmo rendimento original oferecido desde o inicio quando eles eram ainda zero KM.
Além do fato dele ainda me falar de que mais nunca ele e nem muitos dos seus colegas que afirmavam que tbm não mais comprariam um outro veículo elétrico chinês.
Sem falar ainda da preocupação desses mesmos motoristas profissionais em revender esses seus veículos depois de usados pq segundo ele, ninguém no mercado de usados se arriscava a compra-los assim já usados a não ser os seus próprios revendedores porém somente na troca por uma outra unidade zero KM ...
Ou seja, para mim, isso já é um feedback bem significativo e o suficiente o bastante para não ser ignorado e assim para que eu não mude de ideia sobre essa atual industria automotiva chinesa.
Até na sigla BYD esse fabricante chinês foi criativo ... seria de fato um " Built Your Dream " ou seria bem melhor um "Built Your Pesadelo " ???
Então sinceramente, eu não estou acreditando nada nessa tal dessa industria automotiva chinesa.