hugodj182 escreveu:
Então Ianis de fato acho muito importante esse seu alerta... Porque muita gente confia cegamente em tudo que diz no manual ou em tudo que dizem nas concessionárias devido ao terrorismo que fazem em relação a garantia, só que no manual muitas coisas são genéricas, subjetivas ou não totalmente esclarecidas, daí depois dá algum problema e culpam o proprietário para ficar com a conta e dias sem carro até chegar peças...
Como vc mesmo mencionou alguns exemplos, o ideal é a pessoa ficar sempre atenta as necessidades e o comportamento do seu veículo de acordo com o uso feito... Por isso sempre desconfio quando o pessoal posta aqui que identificou um comportamento "estranho" no carro e teve a resposta da concessionária que é algo normal...
Não manjo tanto de parte mecânica de carros, mas sem dúvida se tiver algum B.O. vou postar aqui para você e outros membros que manjam dessa parte passar dicas preciosas...
Vlw, abraço...
Olá colega Hugo, veja só, estava navegando na net hoje e me deparei com um interessante forum gringo sobre veículos turbo e percebi usuários relatando que tanto a Dodge como a Hyundai Motors recomendam para seus veículos equipados com motores turbo lá nos EUA de fazerem as trocas de oleo a cada 3000 milhas (4830 kms) ou 6 meses de uso, prevalecendo sempre a condição que se atingir primeiro.
Esses foristas citaram tb que esses intervalos recomendados para essas trocas de oleo e filtro são exatamente a metade do intervalo recomendado para se fazer essa mesma manutenção nesses mesmos veículos, porém quando equipados com motores aspirados !
E que, curiosamente, o mesmo ocorre quanto ao intervalo para as trocas de velas de ignição para esses motores turbo e que tb nessa situação, essas duas montadoras tb recomendam trocar as velas de ignição na metade do prazo normalmente recomendado para os seus veículos com motores aspirados.
No caso dos motores turbo, essas trocas são recomendadas para serem efetuadas a cada 45000 kms rodados ou a cada 3 anos de uso, tb prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro !
Nota-se porém, que no caso dessas velas de ignição para os motores turbo, que as velas recomendadas são sempre as de melhor qualidade ou seja, as de dupla platina ou de iridium e nunca aquelas velas mais comuns com eletrôdos de cobre que encontramos normalmente nos motores aspirados dos HB20 nacionais !
E no caso dos oleos para os motores turbo, sempre recomendam os oleos 100% sintéticos na viscosidade 5W-30 serviço API - SN.
Então nobres colegas, vejam vcs que os motores turbo, apesar de se mostrarem sempre como sendo os mais vantajosos do que os motores aspirados, exigem sim alguns cuidados extras na sua manutenção preventiva quando comparados com os demais motores sem turbo, mas sinceramente não sei com esse lançamento aqui dessa nova versão 1.0 turbo do HB20, quais as recomendações especificas para a manutenção preventiva que a Hyundai do Brasil determina para esse modelo.
E reafirmo aqui para todos os colegas que caso seja necessário, sempre estarei ao inteiro dispor para prestar com prazer, consultoria sobre mecânica automotiva, afinal não ha nada mais gratificante do que compartilharmos o que já aprendemos com todos os demais colegas que por um acaso, venham a necessitar em algum momento, desses conhecimentos específicos !
Valeu colegas, abrçs !