Inicialmente em respeito ao questionamento do MAMK, após 1 mês de uso o automóvel apresentou vazamento de óleo do câmbio, e com gasolina trepida por vezes na saída, como se estivesse com a marcha errada. Fui até a concessionária CAOA Ipiranga em São Paulo, reclamei de todos problemas, me deram apenas um cartão de controle de entrada do automóvel e uma vistoria, e não me entregaram o registro de minhas reclamações do veículo. Após algumas informações equivocadas (fui informado que seria trocado o câmbio, e ao retirar o automóvel fui informado que o problema era no respiro do câmbio), não fui alertado pela concessionária mas eu percebi que o automóvel rodou 89km, reclamei com o consultor, que me informou que era necessário tal teste (eu não havia autorizado nem sido informado), como não me forneceram nenhum documento que me amparasse da responsabilidade de algum problema ocorrido neste período com o 'teste' na rua, fui obrigado a exigir uma cópia da ordem de serviço, aonde anotei a informação da quilometragem e constava a data de entrada de saída do veículo, além de reclamar com o gerente da concessionária, e até com a Hyundai que informaram que era um padrão para ter certeza que o problema não voltaria a ocorrer. Mas mesmo após um teste de 89km o vazamento voltou a ocorrer.
Fui obrigado a deixar novamente meu automóvel em outra concessionária da Hyundai Motors do Brasil, informando as mesmas reclamações além de informar que havia percebido que o automóvel em ponto morto desacelerava para 750RPM e voltava para 1000RPM (é possível ouvir a variação da aceleração de dentro do carro), o que dificultava a saída, e solicitei a atualização do relógio no rádio (da qual fui informado por aqui). Presenciei o mesmo padrão de não fornecer documentação com minhas reclamações, após 1 semana o automóvel voltou sem o vazamento (até o momento), rodou 13km para testes, o rádio veio sem a atualização do relógio, e agora passou a consumir quase 1 km/l a mais do que anteriormente, além de ser necessário acelerar o veículo nas saídas para que o veículo não trepide ou morra. Em relação à documentação para minha proteção em caso de alguma eventualidade no trânsito durante a guarda da Concessionária, tive de insistir em me fornecerem uma cópia com o registro.
Durante este período mantive contato com o SAC da Hyundai, questionando a respeito do tanque que faz um barulho de pancada em algumas freadas (me responderam que o equipamento não está presente no automóvel por ainda não ter sido homologado para uso no HB20) e criticando seu padrão junto às Concessionárias, em que não ficam registradas nossas reclamações ao deixar um automóvel na concessionária, como um documento efetivo (assinado por um representante da concessionária) em que conste inclusive a responsabilidade da guarda do automóvel e de qualquer evento que ocorra neste período, e que na saída fornecesse as informações sobre o laudo do problema, a solução apresentada e a quilometragem de saída para assegurar o respeito ao consumidor, a Hyundai considerou como sugestão, ou seja, não considerou errado que o proprietário não tenha em mãos documentos que facilmente demonstrem a responsabilidade da concessionária neste período, nem que o consumidor possa demonstrar que reclamou diversas vezes de um determinado problema, sem solução neste período.
Finalmente, e só depois de tanto me esforçar por um diálogo junto à Hyundai fui obrigado a notificar a Hyundai Motors, Procon e MP, porque a empresa não manteve um diálogo.
Em respeito ao colega diogopp, minha reclamação é a respeito do tanque, do problema do motor que ainda não foi solucionado e da falta de diálogo da Hyundai frente aos problemas enfrentados junto aos seus concessionários, porque é de sua responsabilidade a partir do momento que somos obrigados a utilizá-los para garantir o direito de manter o veículo por sua garantia, além de realizar testes num automóvel zero km, sem oferecer nenhum tipo de indenização por conta do proprietário ficar sem o automóvel além de utilizar o automóvel e o combustível para solucionar um problema de fabricação do veículo. Os outros problemas citados (pintura, suspensão, etc.) pessoalmente ainda não percebi, mas é através de nossa mobilização que poderemos fazer surgir normas para melhorar a qualidade dos automóveis, senão nunca haverão tais normas. Além disso, ao comprar um automóvel Hyundai, eu esperava que trouxesse toda a qualidade que o nome representa, independente da exigência de normas locais. O Ministério Público não serve para dar uma 'paulada' mas é um órgão que busca, de acordo com a necessidade da sociedade, alternativas para que possam no futuro surgir normas para proteger seus direitos.
Ao colega mpvo, peço um pouco mais calma ao se manifestar, sei que muita gente se manifesta sem fundamento, e também que há muitas pessoas que se conformam, mas não estou 'metendo o ferro' nele, prova é que este esforço é para garantir que ele possa ser melhor nos próximos modelos, e exigir medidas para benefícios de todos, inclusive para seu benefício e para a própria Hyundai Motors do Brasil, considerando que o objetivo da empresa é evoluir. Adquiri meu veículo em julho, antes e comprá-lo já conhecia o Clube HB20, pesquisei por aqui e li bastante antes de comprá-lo, mas até então confiava na qualidade de atendimento da Hyundai para resolver algum problema que pudesse encontrar, nenhum automóvel é perfeito, acreditei que as reclamações que encontrei fossem pontuais, naturais de ocorrer raramente nos automóveis, afinal se eu buscar um automóvel que nenhum cliente tenha jamais reclamado de algum problema, estaria andando a pé. Minha família teve automóveis zero km e nunca encontrei tanto problema quanto estou enfrentando (principalmente em relação ao serviço prestado para solução), isto me deixa muito preocupado.
Minha opinião vai de encontro aos colegas Clever e Mestiço, todos temos o direito de nos manifestar a respeito de nossos descontentamentos, respeito a opinião de todos e por isso o título da discussão é uma questão, não uma afirmação.
Eu investi muito trabalho para adquirir o HB20, não outro automóvel, por isso não irei compará-lo com outros modelos, confiei na qualidade da marca, e por isso estou me esforçando para ter o mínimo a que tenho direito: qualidade no produto. Não estou tentando tirar nenhuma vantagem, nem o crédito na fabricação de um automóvel que tem tantas outras qualidades que me fizeram escolhê-lo, tenho certeza que todos compartilhamos este sentimento.
_________________ Milton M. São Paulo/SP
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