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Quanto a vc ter essa aversão a abastecer com etanol, eu nunca irei concordar com isso, pq sempre usei etanol misturado com uns 15% de gasolina no nosso atual HB20 1.6 2013 desde que ele era ainda zero KM e até agora com 114 mil kms rodados em quase 11 anos de uso normal, nunca tive o menor dos problemas nem com respostas imediatas do acelerador em quaisquer condições de uso e de temperatura e nem com peças estragadas devido ao uso do etanol !
Mas declaro tbm que para evitar esses eventuais ressecamentos é que eu sempre recomendo aqui no forum e para todos os meus familiares e demais colegas e amigos de se usar uma leve mistura de uns 15% de gasolina no etanol que é justamente para se obter assim o melhor desses 2 combustíveis, mas sempre deixando prevalecer o etanol e nunca as gasolinas.
Infelizmente , as nossas gasolinas nacionais são de péssima qualidade e ainda de uma insuficiente octanagem , o que causa comprovadamente um pior desempenho em motores tanto a gasolina e pior ainda nos flex , causando ainda uma excessiva carbonização interna em todos os motores além de sujar os bicos injetores e demais sensores do sistema de injeção dos veículos.
Obs : Óbvio que as nossas gasolinas do tipo premium como a Octapro da Ipiranga, a Podium da Petrobrás e a Racing da Shell apresentam sim uma melhor qualidade e uma maior octanagem mas cobram isso com um preço bem abusivo e pior ainda, essas gasolinas especiais nunca estão disponíveis em qq parte do território nacional .
São nesses momentos que o etanol se sobressai bastante em eficiência e um menor custo, sem dúvida alguma !
E quanto a vc citar que o etanol ataca os injetores de motores com injeção direta, basta adicionar esse pequeno percentual de 15% de gasolina comum nele que já é o suficiente e estará assim completamente resolvido esse problema e ainda se tem todas as reais vantagens do etanol sobre qq tipo de gasolina.
Obs : Ainda tenho um Jetta TSI 2.0 a gasolina 2013 e para não abastece-lo com essas tais e caríssimas gasolinas premium citadas devido a sua maior octanagem , eu misturo 28% de etanol na gasolina comum dele e como medida protetiva contra eventuais efeitos corrosivos , eu sempre acrescento em cada abastecimento um frasco de aditivo flex e nunca tive até hoje nenhum problema nem com injetores e nem com bombas de combustível.
É verdade tbm que para ser possível usar essa mistura de combustíveis num Jetta TSI que é original somente a gasolina e em qq outro motor original a gasolina, se faz necessário usar obrigatoriamente um piggyback ou um remap para assim, o motor funcionar perfeito e sem falhas e com o máximo aproveitamento dessa mistura de gasolina com etanol.
Mas em troca ao se abastecer com essa mistura, tenho um desempenho sempre mais afiado e digno das melhores gasolinas premium que podem ser encontradas com a vantagem do custo menor e ainda, dos menores níveis de carbonização interna desse motor !
Quanto ao oleo de motor 5W-30 recomendado pela Hyundai para a linha HB20 mais antiga, eu tbm não concordo e por isso não o utilizo já há muito tempo atrás pq esse oleo já está ultrapassado pelos oleos 0W-20 da mais recente geração que são um pouco mais finos e leves porém bem melhor aditivados trazendo com isso vantagens para qq motor atual como um leve melhor desempenho aliado a um leve menor consumo.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
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