Até então uma das poucas marcas instaladas no Brasil a manter a produção inalterada apesar da crise, a Hyundai anuncia nesta semana mudanças no ritmo de fabricação do HB20. De acordo com a marca, desde o dia 1º de novembro a planta de Piracicaba, no interior de São Paulo, reduziu a montagem de 34 para 30 unidades por hora. A empresa garante que não haverá cortes no quadro de funcionários (um total de 2.500 colaboradores).
“Devido a manutenção dos baixos volumes de vendas do mercado nacional de veículos neste segundo semestre, que totaliza redução de 22,5% no acumulado do ano em relação a 2015, o estoque das concessionárias e das fábricas de várias marcas vêm se tornando muito elevados. Como medida para minimizar esse risco em relação à Hyundai, haverá redução no ritmo de produção da fábrica em Piracicaba, a partir de 01 de novembro. Essa redução será de 34 para 30 veículos por hora, sem implicar em alteração dos atuais 3 turnos de operação ou qualquer parada na produção, preservando os postos de trabalho em sua totalidade.”Apesar da preocupação com o risco de formar altos estoques, a Hyundai está na contramão do mercado (que teve queda 22,5% no acumulado do ano) quando o assunto é vendas. De janeiro a outubro de 2016 foram emplacadas 134.206 unidades da linha HB20, contra 133.427 no mesmo período do ano passado. O modelo é o carro-chefe da empresa no país e só no último mês de outubro emplacou 11.350 exemplares – melhor resultado para o ano.
Creta sairá da mesma fábrica Principal lançamento da Hyundai neste ano, o SUV Creta também será feito em Piracicaba. Para receber a novidade a planta está recebendo investimentos de mais de US$ 130 milhões direcionados à modernização e ampliação das instalações. Depois de concluída a aplicação, a unidade terá capacidade para produzir anualmente 190 mil exemplares. Com a redução do ritmo atual, o HB20 consumirá 160 mil unidades dessa conta (contra 180 mil de até então), sendo o restante destinado ao novo crossover, cujo segmento é um dos que mais cresce.
Fonte:
http://carplace.uol.com.br/hyundai-redu ... a-caminho/Acho uma decisão acertada, evita estoques gigantes igual tem a fiat e volks, e abre espaço pro Creta, que tem tudo pra ser um grande sucesso.
No mais espero que a Hyundai fique esperta, não subestime a inteligência dos compradores e traga mais recheio pro HB20 como fez em 2012. Não repita o erro de Volks e Fiat no passado, que achavam que seus Gols e Unos eram imbatíveis na ponta da tabela e hoje mal vendem 2500 por mês.