ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, peço até licença para deixar a minha opinião que pode ir contra o que pensa a maioria dos colegas que tem HB20 1.0 aspirado como é esse o caso aqui .
E desculpem tb pelo texto longo, mas esse assunto é extenso e temos de considerar que nem todos aqui entenderiam bem se essa explicação fosse escrita de maneira mais sintetizada.
O pequeno motor flex de 3 cilindros dos HB20 tem uma taxa de compressão de nada menos de 12,5 : 1 o que significa uma compressão bem elevada e impensável para se conseguir fazer esse pequeno motor funcionar perfeitamente com essas nossas atuais gasolinas de baixas octanagens.
Mas alguém aqui pode citar que se ele é flex , então por causa disso, que ele pode funcionar sim com gasolinas ...
Sim, ele vai funcionar até com gasolinas, mas vai sempre mostrar um funcionamento deficitário e de baixo rendimento pq funcionaria com avanços de ignição bem atrasados, o que prejudica um melhor rendimento geral desse pequeno motor.
E quando cito aqui que ele vai funcionar com avanços de ignição atrasados é pq caso contrário, ele seria destruído em poucos minutos de funcionamento devido às fortes e fatais detonações a que ele seria exposto, pondo fim definitivo a toda sua vida util.
E porque isso ocorreria ?
Pq uma taxa de compressão de 12,5 :1 é altíssima para essas nossas pobres gasolinas comuns e aditivadas de apenas 87 a 89 octanas.
E as nossas gasolinas do tipo premium podium e a octapro de 96 octanas podem até "quebrar o galho" um pouco melhor do que essas demais gasolinas de menor octanagem, mas mesmo assim, com essas melhores gasolinas elas JAMAIS poderão mostrar o mesmo rendimento conseguido se esse pequeno motor 1.0 desses HB20 for alimentado apenas com o nosso nobre etanol e suas altas e sempre desejadas 113 octanas.
É por isso que eu insisto aqui no forum de que qualquer motor flex atual deve funcionar preferencialmente com etanol, ou pelo menos, com uma mistura contendo uma maior parte dela composta de etanol do que dessas nossas ineficazes gasolinas, pq assim, se ganha em rendimento e até num melhor funcionamento geral desses motores.
E se alguém aqui perguntar , então já que é assim, pq projetar esses motores flex com essas elevadas taxas de compressão se elas se mostram incompatíveis para funcionar perfeitamente com as nossas gasolinas e pessoalmente respondo aqui que é para haver basicamente um maior e melhor rendimento e desempenho geral desses motores flex quando eles forem abastecidos com etanol ou com misturas contendo a maior parte dela de etanol do que de gasolina mas que com isso, ele vai sim perder rendimento com certeza, sempre quando for abastecido apenas com essas nossas gasolinas, isso é um fato já amplamente comprovado, além de um outro fato tb importante de que o etanol detesta baixas compressões e assim, ele é bem ao contrário do que realmente ocorre com todas as gasolinas ...
E lembrando aqui que quanto maior for a compressão de qualquer motor, maior será o desempenho geral dele aliado ainda a um menor consumo médio.
E que essas maiores taxas de compressões em qualquer motor significam tb exigir naturalmente combustíveis de elevada octanagem para o seu perfeito funcionamento e rendimento !
Eis aqui portanto, toda a equação a ser resolvida sobre os motores flex ... rsrsrsrsrs!!!
Obs : O meu atual HB20 1.6 que ainda é dos primeiros 13/13 , desde que ele saiu novinho e zerado da CCS Hyundai, NUNCA, jamais ele foi abastecido apenas com esses nossos LIXOS de gasolinas que só servem mesmo para "temperar" com uns 15% a 30% delas o nosso etanol e nada mais além disso !!!
E "tempera-se" o etanol com essa pequena quantidade de gasolinas apenas para aumentar um pouco mais a autonomia proporcionada pelas gasolinas e as vantagens delas não passam disso !
Então, voce fala em altíssima TAXA DE COMPRESSÃO do Hb20 de 12,5/1 e o que voce me diz do minúsculo motor FireFly 1.0 3C 6V da Fiat, que tem taxa de 13/1 e não tem nada de oscilação da rotação??
isso não justifica nada, o problema é que o 1.0 da HMB é o pior motor de todos em desempenho e economia ... pois quem entende de mecânica (não é o meu caso) sabe que a relação "diâmetro dos cilindros e cursos(comprimento) dos pistões" é sofrível, pois beneficia o torque em altíssima rotação ... Me diga se alguém consegue sair , arrancar um Hb20 (1.0 com gasolina e ar ligado) em terreno PLANO sem levar o giro a mais de 2,5mil RPM ... é impossível... Até um gol 1.0 2010 dá a ré em terreno inclinado sem acelerar... tente fazer isso com HB20 em terreno plano,, se você não acelerar ele apaga, morre!!!!
UMA MERDA esse mortor que só é bom em altos giros, somente a 4500 RPM ele tem os míseros 9,4kgfm de torque, já o KA tem 10,2 kgfm de torque em 3500 Rpm... ou seja, sem comentarios... esse LIXO de 1.0 bebe mais que qualquer 1.6 moderno..
Falando em moderno, JAMAIS alguem em sã consciencia compra um HB20 pensando em economia... pois é assinar um atestado de burrice!! Outro dia andei num UBER e o cara tava com HB20S Automatico, questionei ele, e disse que não fazia 10km/L em cidade, entao ele tava colocando gáz pra viabilizar o negócio,, tava e´pagando pra trabalhar,,, quando o cara é doente pelo carro, nao tem jeito... ficar insistindo nessa merda ... Até o Jeep renagade com 1500kg, motor 1.8 é mais econômico que o HB20 Automático!! pasmem, conversem com proprietários e certificarão o que estou falando ...
- sobre o diâmetro e curso dos pistões, vejam por que o HB20 é o pior de todos, pois o CURSO DOS PISTÕES é longo e o diâmetro é pequeno (fino), observem nos links, o item "Diâmetro do cilindro" e "curso dos pistões": Quanto mais "quadrado o motor", maior torque em baixa rotação ...
vejam todos os 1.0 :
- HB20 = 71mm x 84mm(diâmetro x curso) 4500rpm (torque máximo)= (
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=8769)
- Ford KA = 71,9mm x 81,8mm 4500rpm (torque máximo)=3500 rpm (
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9424)
- GOL/UP = 74,5mm x 76,4mm (diametro x curso) 3000 rpm = (
https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... odigo=9034)
Alguma dúvida da merda do 1.0 do HB20, E nesse novo HB20 2019, se não trocar o MOTOR, vai dar merda denovo. ... inclusive TODOS proprietarios de hb20 1.6 reclamam do ALTO consumo, inclusive a versão manual .... O novo motor DEVE vir com velas iridium, comando admissão e escape (não só admissão) direção elétrica, sistema elétrico de baixo consumo, óleo de baixo atrito... etc, isso é o mínimo, até o onix com motor do século passado é muitíssimo mais econômico que o moderníssimo HB20, hj "moderno" não quer dizer novo, eficiente, e sim, bla bla bla .. isso sim