Victor Antonio escreveu:
cadurn escreveu:
Comigo essa mistura ajudou. Meu hb20 é 1.0 e com gasolina quase não anda. Já com álcool parece outro carro. Coloco 20% de gasolina (comum mesmo, ou aditivada) e faço média de 9.5 km com um litro na cidade, às vezes com ar ligado. Com gasolina apenas fiz 11 Km/l.
Com caro na reserva entram em média 40 litros. Na minha cidade a gasolina é R$ 3.69 Então gasto 147.60 pra encher.
Misturando coloco: 10 litros de gasolina a R$ 3,69 = 36,90
30 litros de álcool a R$ 2,99 = 89,70
No total R$ 126,60 (Diferença pra menos de 21,00 reais.)
E a autonomia.. Com 40 litros de gasolina 440 Km
Com a mistura 380 Km
Pra rodar essa diferença de 60 km preciso de mais 6 litros da mistura, que custa em média 19,00.
No fim das contas gasto praticamente o mesmo valor e com ganho de desempenho. Ou seja... Não troco por apenas gasolina.
Eu acho que é bom anotar essa experiência, pois vem aí uma nova gasolina. Com mais pressão. Será que vai aumentar a eficiência com uma mistura de 20 x 80 (gasolina álcool). Eu não acredito que essa gasolina venha para dar economia. Para mim é uma das maneiras que se encontrou para aumentar a venda de álcool a um preço alto. O álcool sempre vai ir colado ao preço da gasolina.
Seja bem vindo ao forum e vc abordou um assunto interessante que são as novas gasolinas a serem lançadas aqui no nosso mercado possivelmente a partir de Agosto/2020 se essa pandemia não alterar esse cronograma inicial da ANP !
Sim, será uma nova gasolina de qualidade melhorada que a fará render segundo a própria ANP até uns 6% a mais de rendimento em relação as gasolinas atuais, mas que essa afirmação oficial ainda vai depender de resultados práticos devidamente comprovados ...
Além disso, esse pequeno percentual de rendimento melhor somente será obtido e se for será só em motores a gasolina e não nos motores flex !!!
Contudo, essa formula mágica dessa mistura dos 20% de gasolina comum com 80% de etanol continuará reinando bem mais vantajosa em motores flex devido ao seu comprovado melhor rendimento geral obtido conforme tb já citou o colega acima além de muitos outros.
E tanto é assim que eu tb já utilizo essa mistura mágica há mais de 7 anos seguidos e não vou mudar pq é uma mistura que tem me mostrado somente vantagens técnicas e economicas conforme tb já comprovei, por isso que mesmo com o lançamento dessas novas gasolinas, ela não vai valer a pena ser abastecida nos tanques dos veículos flex sem a ajuda de uma generosa proporção de etanol.
Pq como já foi exaustivamente citado e discutido aqui nesse forum, motores flex tem sempre uma compressão bem mais alta do que a dos motores somente a gasolina e lembrem-se de que :
COMPRESSÃO ELEVADA = MAIOR RENDIMENTO GERAL.
mas que COMPRESSÃO ELEVADA EXIGE TB COMBUSTIVEL DA MAIOR OCTANAGEM POSSIVEL !!!
O que significa que essas nossas pobres gasolinas comuns e aditivadas com apenas 88 a 89 octanas e nem mesmo as caras e raras gasolinas premiums nacionais podium e octapro de 96 octanas tb serão sim ainda insuficientes para se obter esse melhor rendimento geral para esses motores flex, exatamente onde entra o etanol nessa jogada com as suas 116 octanas e aí sim, será atingido finalmente esse objetivo desse melhor rendimento máximo proposto pelo projeto desses motores.
E essa mesma citação tb vale para todos os motores flex turbo que ainda mais do que nos motores aspirados , eles sempre EXIGEM combustíveis da maior octanagem possível onde novamente entra o etanol nesses casos e assim ele faz a alegria desses motores turbo de compressão bem elevada a obterem assim toda a sua melhor performance !!!
É isso aí colegas, valeu !