SimPos escreveu:
ianisgreek escreveu:
Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !
Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !
Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !
Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.
Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.
E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.
Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !
Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !
É isso aí colegas, valeu !
Então amigo mas aí você está considerando sobre a questão de manter qualidade ao motor com o fato de acrescer etanol, por isso eu disse somente considerar autonomia, agora sobre o etanol ter 117 octanas eu realmente estou por fora, mas vou revelar uma coisa que não citei, estou desde Março fazendo teste de autonomia através do computador de bordo (ficaria assustado com tamanho da tabela que montei), e fiz o abastecimento da Gasolina Aditivada, 3x, e o abastecimento de Etanol 3x, dá um mês pra cada medição então foram 6 meses calculando, todas no mesmo posto, usando mesmo critério, fazendo abastecimento fixos e sempre na mesma sobra de combustível com margem de erro de 1km, e digo que não tem como o Etanol dar mais autonomia que a Gasolina, minha melhor marca de Hodômetro parcial foi de 353km usando Etanol puro, e com Gasolina Aditivada foi de 508.1km, sim eu sei que precisava fazer conversão por isso eu fiz e o Etanol saiu R$25,56 mais caro que a Aditivada, claro isto aqui onde eu moro, e consigo com toda a informação que coletei durante esses meses ver com mais precisão doque estimar estes cálculos da internet sobre o preço ser x% maior sobre a gasolina, neste caso lhe preciso que para igualar de Etanol com Gasolina nesta minha medição o Etanol precisaria ser R$1,267 mais barato que a Gasolina.
Então no momento que mistura gasolina e etanol só vejo tirar o poder de completo de autonomia da gasolina, mas estou falando de dar apenas autonomia, estou ignorando os fatores de prestar mais pureza ao motor, aí tudo certo Etanol de fato entra nesse quesito.
Então ainda gostaria de saber, se tem outro jeito de dar mais autonomia doque o posto oferece.[/quote
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Conforme já foi citado antes, sempre a gasolina vai dar mais autonomia em kms/l do que o etanol, óbvio, ou seja , com gasolina sempre se consegue rodar mais kms percorridos por litro consumido do que com etanol exatamente como vc mesmo confirmou nessas suas medições.
E assim, vamos utilizar esses mesmos resultados dessas suas próprias medições para os cálculos abaixo que seriam :
Temos que vc rodou uma media de 353 kms com etanol e suponha que seu HB20 tenha consumido uns 43 lts para percorrer essa quilometragem pq o tanque dele comporta 50 lts e assim digamos que vc tenha atingido a reserva do tanque que seriam uns 7 lts :
Então são 353 kms divididos por 43 lts o que dá uma média de 8,21 kms/l e que é uma média bem provável de ser atingida com etanol para um HB20.
Agora com gasolina vc percorreu 508,1 kms e supondo tbm que com o mesmo volume de combustível que seriam os mesmos 43 lts então teremos:
São 508,1 kms percorridos onde foram consumidos 43 lts de gasolina o que dá : 508,1 divididos por 43 = 11,82 kms/l tbm uma média muito provável de ser atingida com gasolinas para um HB20.
Inclusive considerando essas prováveis médias de consumo conseguidas com ambos esses combustíveis , elas nos mostram um outro fato tbm bastante plausível e real de que foram necessários quase 44% a mais de volume de etanol em relação a gasolina para percorrer uma mesma quilometragem e isso está bem dentro da média mostrada pela maioria dos motores flex.
Outro fato curioso e importante nessas suas medições é que baseado no que vc citou sobre os preços desses combustíveis na sua localidade, calculei a gasolina comum ou aditivada a uns 4,40 o litro e o etanol a uns 4,99 o litro por isso que vc citou que seria necessário que o etanol deveria custar 1.267 mais barato nessa sua cidade para os custos por km rodado com etanol igualar com o custo rodado com gasolina, aliás, um absurdo o preço surreal do etanol por aí !!!
E se for o caso de se optar em usar o etanol porém misturado com uma menor dosagem de gasolina para se melhorar a autonomia dessa mistura, bastaria misturar 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol e se conseguiria uma provável média de 9,41 kms/l baseando-nos nessas mesmas médias já conseguidas por vc e com a vantagem de se beneficiar de todas características positivas já citadas do etanol e ainda aumentando a media em kms/l proporcionada por esse percentual menor de gasolina usada nessa provável mistura.
Essa seria com certeza a minha opção de escolha em uma mistura de combustíveis para abastecer meu HB20 1.6 caso morasse em alguma localidade com etanol mais caro do que 75% do preço da gasolina comum.
Obs : Não vou considerar aqui misturas usando mais gasolina do que o proposto máximo de 33,3 % pq nesses casos, se perde bastante as melhores características do etanol somente para se obter um pouco mais de autonomia o que entendo que não vai valer nunca à pena pq em troca vai se perder em desempenho e ainda vai se carbonizar internamente o motor , o que na minha opinião não é um fato nada saudável, por isso que não vejo nem tenho interesse algum em usar uma mistura com mais do que 33,3 de gasolina ou seja 1/3 com 66,6% ou 2/3 de etanol e isso repetindo, em locais de etanol bem mais caro , caso contrário mantenho sempre a mistura mágica de 20% de gasolina com 80% de etanol para abastecer qq veículo flex.
A litragem foi fixado em 42,005 com uma margem de erro de ml, valor do Etanol foi R$3,299 para R$4,149 de gasolina, então para igualar é necessário ser R$2,032 de etanol, com gasolina fazendo 12.9km/L e etanol 9.1km/L, se eu misturar como você sugere e atinja 9,41km/L de mistura híbrida, sim a autonomia supera o etanol puro, mas não supera a comum ou aditivada, eu ainda entendo que você esteja dando a fórmula para preservação do motor, tudo bem tem que por Etanol mesmo, mas 1/3 e 2/3 não superam em autonomia a gasolina pura (talvez a podium consiga ainda prestar uma distância maior que ao do meu recorde de 508.1km, mas aí o preço não compensa)