SimPos escreveu:
Ignorando qualquer recomendação, só por princípio de curiosidade, como vi que existe um cálculo conciliar autonomia e qualidade para o motor nesta combinação de podium com etanol etc...
Mas digamos que... eu só queira pura e completa autonomia, tem alguma fórmula mágica? Pois pelos artigos que li, não tem nenhum jeito de dar mais do que o posto oferece, ou seja, temos a comum, aí temos a aditivada que dá limpeza ao motor LIMPEZA, e aí o etanol com mais pureza ainda e menos autonomia, e a podium ou premium que também trás pureza acompanhado de uma octanagem que só vai ser aproveitada em um veículo de alta compressão ou seja esportivo.
Então calma sei que neste mês temos a tal gasolina nova, de 93 octanas tanto comum quanto aditivada, então sim vai dar mais autonomia por conta disso, mas voltando ao início da minha dúvida, agora com 93 octanas da nova lei, tem outra coisa que pode dar mais autonomia? (que não seja no critério de "como" usar o carro do tipo como se deve pilotar sem usar no neutro, ou usar ar-condicionado, ou aerodinâmica, enfim que não seja questões de usabilidade)
Pelos testes que já temos feito e que foram dos mais variados tipos com misturas de combustíveis contendo até 33% de gasolina com 67% de etanol tanto nesse nosso HB20 1.6 , tb no Creta 2.0 e até nos demais veículos flex da familia que possue um novo Ford Ka sedan 1.5 , um Peugeot 2008 1.6 THP turbo flex e um Astra 2.0 flex 2011 , assim a realidade comprovada crua e nua demonstrou que sempre que houver mais etanol dentro do tanque desses veículos do que de gasolina, maior será o rendimento geral obtido para qq desses motores flex aliado ainda na obtenção de uma maior limpeza interna desses motores, sendo esse um dos principais e mais importantes fatores para que qq motor obtenha sempre um maior rendimento e um funcionamento ideal !
Afirmo ainda que devido a esse motivo, que nós nunca, jamais abastecemos qq um desses nossos veículos flex somente com gasolina de nenhum tipo e nem aconselhamos ninguém a faze-lo pelas obvias razões já expostas aqui nesse tópico e tbm em outros tópicos desse forum por incontáveis vezes !
Além do fato de que qq motor flex tem sempre uma compressão bem mais elevada do que seria a ideal para ele funcionar bem somente com gasolinas, sendo essa então mais uma razão segura para haver sempre mais etanol do que gasolina no tanque de qq veículo flex , comprovadamente !
Sim, sabemos que o etanol puro é consumido mais rapidamente do que as gasolinas devido ao menor poder calorifico dele, mas a sua maior octanagem em relação a de qq das gasolinas é o fator responsável por compensar esse menor poder energético dele e assim proporcionar esse maior rendimento do etanol em qq motor.
Em locais onde o preço do etanol for de até 70% do preço das gasolinas mais baratas, até compensa abastecer só com etanol puro se não for importante perder um pouco em autonomia, ou seja , pela necessidade que haverá em parar antes para reabastecer novamente.
E mesmo com essas novas gasolinas de 93 octanas lançadas agora a partir de Agosto/2020, elas vão continuar a perder de longe para o etanol em rendimento pq ele possui 117 octanas portanto sem a menor comparação entre esses 2 combustíveis e nem mesmo com as raras e caríssimas gasolinas podium e octapro.
Existe tbm a questão do preço de ambos esses combustíveis , mas mesmo em locais onde o etanol custe 75% ou até um pouco mais do que o preço da gasolina comum, ainda assim valerá a pena fazer uma mistura de 1/3 de gasolina com 2/3 de etanol para se beneficiar tanto do maior rendimento e tbm da maior limpeza proporcionada pelo etanol e lembrando que esse percentual de 1/3 de gasolina dessa citada mistura ainda vai ajudar a aumentar um pouco mais a autonomia geral do veículo e assim permitir ir mais longe com o mesmo volume dessa mistura de combustíveis !
Quanto as gasolinas aditivadas e as premium, elas possuem sim aditivos detergentes de limpeza mas jamais que elas vão se igualar em poder de limpeza com o etanol e isso já é um outro fato comprovado , além tbm de um outro fato que sabemos de que a queima de qq tipo de gasolina sempre vai produzir muito mais resíduos de carvão dentro dos motores do que a queima do etanol e sabe-se ainda que essa sujeira toda deixada dentro dos motores pela queima das gasolinas é bem mais prejudicial para a obtenção de um funcionamento digno de qq motor e isso não temos como contestar !
É isso aí colegas, valeu !