E ontem , estava numa animada rodada de amigos comentando justamente das vantagens técnicas do etanol comparado com todas as nossas gasolinas nacionais, incluindo obviamente as gasolinas premium Podium e Octapro !
E o foco dessas conversas se dividiram em duas partes :
O pessoal que tem veículos preparados turbo de diversas marcas e com turbinas e pressões sempre maiores e mais altas e todos os demais veículos flex tanto os aspirados e tbm os turbo tanto os originais e tbm aqueles que gostam dos leves upgrades de performance chamados de stage 1, 2 , 3 e assim vai por diante !
E, resumindo, citei tbm para esses colegas que devido as duas principais características únicas , bem positivas e muito benéficas do etanol em todas essas aplicações aqui citadas e que são a sua alta octanagem e o seu elevado calor latente de evaporação, que esse era e sempre será assim , o melhor combustível para essas aplicações automotivas quando o foco é sempre obter o máximo desempenho em qq situação de solicitação desses motores.
Essa octanagem mais elevada beneficia diretamente qq motor seja ele aspirado ou turbo flex com elevadas compressões a desenvolverem um máximo desempenho e esse calor latente de evaporação tbm auxilia e reforça bastante essa primeira ótima característica bem positiva do etanol quanto a essa sua elevada octanagem pq ajuda a resfriar melhor todo o motor incluindo o coletor de admissão e tbm as suas câmaras de combustão.
E para quem aqui ainda não sabe, em qq motor flex atual , seja ele aspirado ou turbinado, existem 2 importantes e eficientes sensores fofoqueiros que estão sempre bem atentos e de plantão e que falam continuamente, exatamente TUDO o que ocorre em tempo real dentro de qq um desses motores para a respectiva ECU desses motores e tudo isso sempre ocorre em fração de segundos.
Então são eles, o sensor de oxigênio ou sonda lambda como ele é mais popularmente conhecido.
E o outro é o sensor de detonação !
E podem apostar que nada escapa à afiada percepção dessa dupla de sensores fofoqueiros de plantão.
Lógico que ligados a eles , tbm existem vários outros sensores trabalhando em conjunto em qq sistema de injeção eletrônica para sempre proporcionar a qq um desses motores flex, o seu melhor desempenho geral, não importa o tipo de solicitação a que eles são submetidos a cada instante e o combustível que ele esteja abastecido em cada momento !
Então , temos que se o condutor de um desses veículos flex, seja ele aspirado ou turbo , abastece com gasolina por exemplo e devido ao fato dela apresentar uma característica bem negativa mas que é natural dela de ter uma maior facilidade dela entrar em combustão expontanea até antes mesmo da faísca saltar nas velas de ignição, fato esse conhecido e chamado de pré-ignição e/ou de detonação e que é causado justamente por essa sua baixa qualidade e octanagem e nessa situação, um desses fofoqueiros de plantão que nesse caso é o sensor de detonação, imediatamente percebe essa anomalia durante o funcionamento de que esse motor está sendo alimentado com uma gasolina de baixa octanagem e qualidade inferior e então avisa de imediato a essa ECU de que o combustível em questão é uma gasolina e normalmente com baixa qualidade e octanagem que está alimentando esse motor naquele momento e com isso, essa ECU vai selecionar e providenciar imediatamente mapas de regulagem bem mais brandos ou suaves justamente para esse caso e com isso, proteger esse motor a não correr riscos de se auto-destruir devido a eminência de alguma combustão anormal que pode facilmente destruir peças internas importantes de qq motor como um pistão, um anel de compressão ou mesmo uma biela numa situação de uma maior solicitação desse motor !
E quando eu cito aqui que a ECU seleciona mapas de regulagem mais brandos ou suaves , isso significa que esses mapas contém curvas de avanço de ignição e de pressão da turbina bem mais tranquilos e com valores bem mais contidos, exatamente como uma maneira mais segura e eficaz de preservar esse motor dele se auto-destruir se houver abusos desses parâmetros aqui citados !
E o resultado prático dessa seleção de mapas de ECU para essas gasolinas de baixa qualidade e octanagem resultam naturalmente em um desempenho obtido tbm bem mais modesto e suave, comparado com os sempre melhores resultados obtidos com o etanol !
Mas obviamente que quanto melhor for a qualidade e a octanagem dessa gasolina, mais esse motor tbm vai perceber de imediato esse fato atravez desses sensores e vai procurar com isso, tirar o devido melhor proveito dessa situação, fazendo assim esse determinado motor render sempre um pouco mais e vice-versa numa situação oposta a essa !
E se nesse caso aqui que esse mesmo motor flex estiver abastecido com etanol será melhor ainda, uma maravilha para a obtenção dos melhores resultados em rendimento geral pq esse combustível vegetal é sempre o melhor desses dois mundos quando o assunto é a obtenção de um melhor desempenho .
Tbm é lógico e até desnecessário citar aqui que qq um dos milhões desses mapas contidos em uma dessas ECU flex para um motor aspirado ou turbo funcionar de maneira ideal quando ele estiver alimentado com gasolina vai sempre produzir um menor e um pior desempenho geral do que quando aqueles 2 fofoqueiros de plantão perceberem que é etanol que está alimentando aquele determinado motor flex naquele momento , seja ele aspirado ou turbo e por causa daquelas duas características principais bem positivas dentre outras já citadas acima sobre o etanol, agora nesse caso os mapas escolhidos por aquela ECU para comandar o funcionamento geral desse determinado motor serão tbm bem mais favoráveis, eficazes e agressivos se comparados aos mapas da ECU para gasolina e assim é que se percebe na prática aquele sempre melhor desempenho geral oferecido por qq motor flex quando ele estiver alimentado com etanol, seja ele uma unidade aspirada ou turbo a apresentarem assim o seu melhor desempenho geral !
E só citando aqui 2 fatores básicos resultantes da maior octanagem do etanol se comparado com a melhor de todas as nossas gasolinas:
A ECU de qq motor turbo flex sempre vai utilizar mapas de regulagem bem mais otimizados , ou seja, com um pouco mais de avanço de ignição e de uma maior pressão do turbo quando esses sensores percebem que é ETANOL que está alimentando esse motor e não nenhuma gasolina e são justamente esses pontos básicos que fazem qq motor flex, seja ele aspirado ou turbo render mais desempenho com etanol do que com quaisquer outros tipos de gasolina, então não tem chôro e nem nenhuma outra desculpa que possa tentar anular esse fato verídico, comprovadamente !
Lembrando aqui que qq motor turbo quando mais bem preparado para se extrair dele o seu máximo desempenho é obrigatoriamente abastecido SEMPRE com etanol e jamais com qq tipo de gasolina, exatamente devido aos perigos dele se auto destruir com as pre-ígnições e detonações que são bem mais presentes e sujeitas com gasolina do que com etanol , sem nenhuma sombra de dúvidas !
Obs : E somente como comparativo, seguem os dados com os números de octanagem das nossas gasolinas e tbm do nosso ETANOL :
Gasolinas comuns e/ou aditivadas : 93 octanas RON.
Gasolinas premium Podium e Octapro : De 102 a 103 octanas RON.
Etanol comum e aditivado : De 117 a 119 octanas RON !
E me desculpem pelos meus textos longos mas ocorre que as explicações sempre se estendem mais para facilitar um melhor entendimento desse assunto até para os colegas mais leigos em mecânica automotiva !
Sempre me coloco aqui à disposição para tentar esclarecer qq dúvida sobre esse interessante e empolgante assunto !
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