E novamente o etanol brilhou como combustível básico usado nessa nossa última viagem rápida de 1140 kms de um percurso total que realizamos nesse último final de semana !!!
Apenas foi misturado nele uns 17% de gasolina comum e somente para efeito de temperar esse etanol e com isso, faze-lo render um pouquinho mais, estendendo assim a sua autonomia total onde ele mostrou uma média total no final dessa viagem de ainda ótimos 10,3 kms/l.
E vejam que devido a essa mais longa distância e ainda com a ajuda do perfil topográfico dessa região em que viajei ser de muitas retas longas e planas e com um movimento apenas de razoável para leve, apesar da maioria desse percurso ser composto por rodovia de pista simples, mas que até uma boa parte dela era pedagiada e que por isso apresentava uma boa pavimentação geral.
Assim, foi possível manter boas médias de velocidade sempre entre 120 kms/h a 140 kms/h na maior parte desse trajeto e o fato mais gratificante foi perceber o impecável desempenho desse motor 1.6 turbo flex THP desse C4 Cactus que abastecido com etanol, mostrava sempre respostas afiadas e até agressivas em todas as ultrapassagens realizadas durante esse longo trajeto.
Óbvio , pq o etanol com a sua octanagem bem mais elevada, permite que qq motor , ciente desse combustível que o esteja alimentando, de sempre otimizar ao máximo o seu rendimento geral ao utilizar os mapas mais agressivos armazenados na sua ECU e assim, esse motor mostrava essas citadas respostas prontas e até com uma notável sobra de desempenho e esse fato permitia tbm com que eu mantinha o meu pé direito quase sempre mais leve no pedal da direita , o que resultava com isso por otimizar um pouco mais, essa ótima média geral de consumo obtida !
Coitadas dessas nossas pobres gasolinas comuns e aditivadas para oferecerem nem de longe, todo esse brilhante desempenho mostrado por esse valente motor 1.6 turbo flex abastecido com o etanol e ainda se percebeu que a ponteira do escape desse C4 Cactus se mantinha sempre limpa e com uma coloração levemente amarronzada, sinal de que a combustão estava completa em todos os cilindros desse motor e sem produzir nenhuma daquelas nocivas fuligens ou carbonizações, sempre presentes quando se abastece com essas gasolinas, qq um dos veículos atuais sejam eles aspirados ou turbo, a gasolina ou flex !!!
E a outra importante vantagem do etanol comparado com qq uma das demais gasolinas é que , esse combustível vegetal nunca contamina o oleo lubrificante, justamente pq ele não combina com a química dos oleos e assim , o oleo dos motores se mantém sempre bem mais limpo e mais saudável.
Já com as gasolinas, qq tipo de oleo lubrificante para motores logo se contamina e se mostra bem escurecido , num óbvio sinal de que ele é sempre contaminado pq se mistura facilmente com essas gasolinas e de onde surgem aquelas nocivas borras internas em todos os motores que são abastecidos com essas gasolinas.
Ou seja, já se consagrou como uma grande realidade que o nosso etanol é , sempre foi e será eternamente o nosso melhor combustível e ainda , produzido de uma fonte vegetal renovável !!!
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|