ianisgreek escreveu:
Sim , senti que meu irmão de tão feliz que ele ficou com essa compra , ele se mostrava um pouco tenso e curioso para começar a sentir logo o desempenho dessa sua nova BMW X1 turbo flex quando abastecida com o etanol , pq ele tbm já sabe logicamente que nem mesmo a melhor das gasolinas premium nacionais poderão proporcionar um desempenho semelhante ao etanol ainda mais num motor tão tecnologicamente evoluído como esse 2.0 active flex lançado aqui no final de 2013 e desenvolvido aqui e tbm na Alemanha por equipes de engenharia da BMW e da Bosch alemãs.
Li tbm um inesquecível e importante detalhe de que a BMW anunciou nesse seu novo lançamento aqui no final de 2013, de que no projeto dessa nova linha de motores turbo activeflex, chegaram mesmo ao requinte e capricho de levarem em consideração, até o etanol mais adulterado encontrado nos postos de combustíveis de todo o Brasil de propósito somente para assegurarem de que essa sua nova série de motores aceitassem e funcionassem normalmente e com um mínimo de perda de rendimento até com o pior e mais adulterado etanol encontrado .
Portanto, sem dúvida que esse é um brilhante exemplo e iniciativa que a engenharia da BMW deixou para ser copiado e seguido ainda algum dia por todos os demais fabricantes de motores flex nacionais ...
Além disso , tbm foi anunciado aqui pela própria BMW de que ela conseguiu no desenvolvimento dessa sua nova série activeflex de motores turbo , um rendimento um pouco maior do que conseguem normalmente todos os demais fabricantes de motores flex, justamente pq o etanol foi aproveitado nesse projeto alemão de uma maneira um pouco mais intensa do que ocorre normalmente no caso dos demais fabricantes nacionais, resultado de todas as ótimas e melhores características do etanol como um combustível realmente diferenciado, por ele apresentar uma octanagem bem maior do que qq das gasolinas além da sua capacidade de refrigerar e esfriar bem melhor os motores internamente do que ocorre c/ qq das gasolinas disponíveis por aí .
E se o etanol refrigera melhor esses motores flex do que qq das gasolinas, eles podem ter por isso mais compressão ( e tbm mais pressão nas turbinas ) além de se permitir utilizar mais avanço de ignição aliado sempre a um menor consumo de combustível.
Somente relembrando que o calor é e sempre será o inimigo numero 1 de qq motor a combustão interna , isso é FATO !!!
E com todos esses fatores positivos aqui citados e somados juntos sobre o etanol resultam em DUAS MARAVILHAS obtidas pela evolução dessas melhores e mais recentes engenharias automotivas atuais :
MAIOR TORQUE ALIADO A UMA MAIOR POTENCIA e sempre com um menor consumo de combustível , ou seja, a obtenção de um máximo rendimento que seria o melhor dos 2 mundos .
E como exemplos dessa mais recente geração de motores turbo flex temos além desse fabricante BMW e mais recentemente tbm a Stellantis com seus recentes motores 1.0 e 1.3 turbo flex , temos a atual linha Audi/VW TFSI flex e ainda o mais recente motor 1.3 turbo flex lançado pela associação Mercedes Benz com a Renault .
Mas lembrando ainda que , infelizmente , esses resultados em rendimento máximo que vemos aqui com o etanol são totalmente impensáveis de serem obtidas com qq tipo de gasolina, certeza absoluta disso.
É isso aí colegas, parabéns sempre para o nosso nobre porém desprezado etanol !!!
Muito bom o posicionamento da BMW a realidade do país, pois mesmo quem é rico ou está bem de vida é vitima de combustível adulterado. Seja por ingenuidade em confiar no posto perto de casa ou por viajar e ser obrigado a abastecer na estrada.
Uma pena os "YouTubers" que ficam falando mal da marca como se fosse uma bomba, se fosse não vendia na Europa. Sem falar que carros de desempenho nunca são "reliable" como um Corolla que não tem desempenho ou tecnologia de ponta nem para a categoria e faixa de preço dele.