brunoalexander escreveu:
O HB20 não tem estabilidade por conta dos pneus aro 14 e não pela suspensão (acredito eu). Nas curvas, ele tende a puxar a traseira pra fora da pista. Isso se resolve fácil trocando o perfil dos pneus. Mas a suspensão é mesmo ruim, visto que bate seco quando caio em algum buraco.
Os carros de Formula 1 usam aro 13. As Ferrari da década de 70 usavam aro 14 e tinha ao redor de 250cv.
O aro não tem influência na estabilidade, mas sim a medida do pneu, um pneu mais largo e de perfil mais baixo tem uma melhor estabilidade, mas não faz milagre.
Nos últimos anos o marketing das montadoras aumentou as rodas e o HB20 não seguiu essa linha, com rodas menores que de concorrentes, mas no uso normal não se nota diferença entre os pneus originais e, por exemplo, um pneu 195/50 R16. Em uma pista um piloto profissional baixaria o tempo em 0,5 segundo com os pneus de perfil mais baixo.
Em uma estrada em que um motorista normal tenha entrado errado (excesso de velocidade em uma curva) fica difícil definir a vantagem de usar o pneu mais esportivo, e como se o pneu de fábrica fosse desgarrar a 120km/h e o outro a 125km/h, só que se o cara estiver a 130km/h perde o carro de qualquer jeito.
Pessoalmente gosto das medidas dos pneus do HB20, pois além de suficiente para a propositado carro permitem um consumo de combustível mais baixo, devido a largura.
Também acho que esteticamente os HB20 com rodas grandes ficam melhores do que com as de fábrica.