ianisgreek escreveu:
E só falando sobre os últimos motores flex da Ford lançados aqui no nosso mercado, essa nova linha 1.0 e a 1.5 ambas de 3 cilindros provaram estar já bem alinhados e afinados com a mais recente tecnologia empregada nessa nova geração de motores atuais.
E para confirmar isso na prática, basta ver os resultados em rendimento desses motores de 3 cilindros da Ford que citei acima .
Comparando na realidade, coloque lado a lado um novo Ford Ka 1.0 de 3 cilindros dos últimos 2019 contra um HB20 1.0 do ano de 2020 para cá e ambos esses veículos abastecidos com 100% de etanol , ambos equipados com os seus câmbios manuais e vejam só a diferença em rendimento ...
Além disso, coloquem tbm lado a lado esse mesmo novo Ford Ka 1.5 de 2019 contra um HB20 1.6 ambos abastecidos com 100% de etanol ou mesmo um HB20 1.0 turbo contra esse Ford Ka 1.5 e novamente com seus respectivos câmbios manuais e verão novamente uma acirrada disputa nos resultados finais em rendimento geral.
Ou seja, nessa comparação desse motor Ford 3 cilindros 1.5 contra o motor 1.6 gamma da Hyundai do Brasil ainda vai dar sim uma bem leve diferença em desempenho a favor do motor gamma 1.6 mas é devido a ele ter essas 100 cilindradas a mais do que esse motor 1.5 da Ford, então imaginemos agora se a cilindrada desse motor da Ford 1.5 tbm fosse 1.6 o que aconteceria nos resultados finais ????
A única desvantagem técnica desses Ford Ka 1.5 é que a dona Ford limitou a velocidade máxima deles até 180 kms/h enquanto que os veículos da linha HB20 1.6 e 1.0 turbo ainda tem a velocidade máxima deles livre e em reta mais longa e plana com etanol , eles podem atingir os 190 kms/h.
Ou ainda vejamos o brilhante exemplo da Fiat Stellantis com esse seu novo motor 1.0 turbo flex que mostrou ter um leve melhor rendimento geral do que o até então famoso e imbatível motor 1.0 TFSI flex da VW ...
Como sempre dizemos , contra fatos reais não há argumentação alguma para salvar veículo nenhum de ser derrotado e no caso aqui em rendimento máximo.
Outra desvantagem do Ka 1.5 é que ele é ligeiramente mais pesado que o HB20 e também tem 1kgfm de torque a menos que o Gamma.. O que parece pouco, mas em torque, 0,5 já da uma boa diferença.
Mas o motor era o único aspirado que realmente ficava pau a pau com o Gamma. Pena que a como qualquer Ford, vejo relatos de super aquecimento em algumas unidades do Dragon.