ianisgreek escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
O Melhor site automotivo, opinião minha, elucida bem esta questão com esta calculadora:
https://www1.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htmEu acho uma ótima ideia trocar os pneus 175/70 r14 pelo 185/70 r14 quando o objetivo é aumentar o conforto e a durabilidade da suspensão porém já pode esperar ligeira perda de desempenho em arrancadas e aumento do consumo de combustível e tb da embreagem (pois a 1ª marcha será alongada 2.33%) e tb das pastilhas pois é mais difícil frear a inércia rotacional de pneus maiores e quase sempre por isso tb mais pesados.
Eu mesmo irei fazer este superdimensionamento no meu HB20 pq quero mais conforto ou melhor, menos desconforto ao trafegar pelas sofríveis vias brasileiras.
Conclusão: No Brasil, pneus mais altos é mais uma questão de necessidade do que opção ou gosto pessoal.
Seja bem vindo ao forum e essas suas observação seriam melhor aplicadas apenas para os HB20 com o motor 1.0 aspirados, pq nos HB20 1.6 isso na prática nem se aplica, devido ao maior torque desse motor que na realidade, não vai nem sentir esse levíssimo e praticamente insignificante alongamento de todas as marchas.
Quanto ao pêso a maior desses pneus 185/70-14 se comparados com os originais 175/70-14 , essa diferença seria irrisória de apenas umas 500 gramas a mais e ainda, se chegar a isso além do que sabe-se que borracha é bem mais leve do que metal, onde se for trocado o aro de 14 para 15, aí sim haverá um aumento um pouco maior de pêso em todos os 4 conjuntos de rodas/pneus do que se for trocado apenas o pneu original por um outro de uma medida um pouco maior !
É isso aí colega, valeu !
Com certeza, quanto mais fraco é o motor mais vc vai sentir diferença com pneu mais pesado e alongamento das marchas, porém a maioria dos Hb20 é 1.0 aspirado e talvez a maioria dos usuários deste fórum sejam donos de 1.0 aspirado e talvez não aceitariam perder desempenho (que é o pior entre os 1.0 atuais), então fiz uma pesquisa rápida e constatei que o pneu Goodyear Direction Touring na medida 175/70 r14 pesa 7,135 Kg ao passo que o mesmo pneu na medida 185/70 r14 pesa 7,6 kg, ou seja 465 gramas ou 6,5% mais pesado, pra quem arranca de 0 a 100 km/h na casa de 15 segundos aceitar ficar mais lento mesmo que seja pouco, pode ser difícil, porém quem dispõe de motor 1.6 arrancando na casa de 10 segundos, ficar um pouco mais lento é perfeitamente aceitável.
Lembrando que acrescentar peso em componentes giratórios prejudica muito mais a aceleração do que acrescentar o mesmo peso na carroceria do veículo além do maior atrito da banda de rodagem mais larga (pra falar de eficiência).
Eu irei colocar este pneu 185/70 r14 pq já fiz isso em outros carros e gostei do resultado com o carro muito mais macio e silencioso pelo habitáculo receber menos vibrações do piso quanto ao desempenho realmente é muito pouco afetado.