ianisgreek escreveu:
E falando de consumo dos HB20X, o meu HB20 não é dessa versão apesar de ser o hatch , mas que pela idade dele com mais de 8 anos de uso regular e pelos 76100 kms rodados até agora, esse carrinho tem me surpreendido em consumo médio e tbm em desempenho.
Sempre o abasteço desde quando ele era ainda zero KM com etanol misturado com 15% a 20% de gasolina e ele nunca nos deixou na mão, apesar dos poucos defeitos que ele apresentou até hj e prontamente resolvidos pela sua garantia de 5 anos.
Foram o medidor do nível de combustível do tanque, defeito na maquina de levantar um dos vidros traseiros, defeito nos batentes das fechaduras de 3 portas, defeito no solenóide do sistema de partida a frio, as pastilhas de freio foram trocadas apenas uma vez até hj , bem como apenas um novo jogo de pneus foi trocado e a bateria que já precisou ser trocada 3 vezes, além dos filtros diversos e as velas de ignição que foram trocados na sua manutenção preventiva normal, enfim, nada mais sério.
E digno de nota tbm é que nenhum fusível queimou até hj e apenas uma vez a lampada da luz de placa traseira queimou.
Mas em compensação, até hj nenhuma peça da suspensão, da direção, do ar cond., do sistema de arrefecimento ou até mesmo do sistema de escape necessitou de nenhuma manutenção corretiva, mostrando na prática o grau de confiabilidade bem elevado para um veículo popular como é essa versão de HB20.
Por isso que nessa faixa de preço dos HB20 1.6 com câmbio mecânico, vejo que nenhum outro modelo de nenhuma outra marca ofereceria um melhor custo-benefício do que essa versão 1.6 de HB20 pode oferecer.
E finalmente, é óbvio que sendo os HB20X uma versão mais pesada, mais alta , de pior aerodinâmica e ainda com um câmbio mecânico ou aut mais reduzido do que o das demais versões de HB20 1.6 , é devido a isso que ele vai sim consumir um pouco mais e ainda apresentar um leve pior desempenho do que o das demais versões 1.6 , sem nenhuma sombra de dúvidas.
O meu não é o X e é automatico mas admito que fiquei muito satisfeito com o consumo dele.
Antes de comprar eu vi vários youtubers dizendo o quanto o HB20 1.6 é péssimo de consumo, mas resolvi comprar o carro mesmo assim (tanto por não confiar muito em youtubers quanto por vir de um Fiesta rocam 1.6).
Moro em São Paulo, na região do Butantã (ou seja, lugar com um transito meio pesado e cheio de ladeiras), o consumo mesmo no automático me impressionou. No etanol fiz uma média (andando normal, nem lento para economizar mas sem descer o pé) com o ar ligado de 7.0 e 9.2. Com comparação ao Rocam, com o ar ligado também e andando mais de boa que no HB20 (por ser manual, fica mais fácil controlar isso), fazia entre 5,5 e 6.9, isso com uma mistura de 70% Etanol e 30% Gasolina.
Dês de meu primeiro carro (um fusca 1300) sempre gostei de cuidar, uso oleo Pentosin Super performance III nos carros 5W30 (sem militec, Alpha X, Bardhal B12, na minha experiência eles não fazem nada, melhor investir em um oleo bom) ou Motul equivalente se não consigo importar este a tempo. Arrefecimento faço uma limpeza a cada ano com a troca, manutenções preventivas.
Espero fazer o HB20 durar, pois o fiesta com 70 mil apenas tive de fazer o cabeçote pois sobre aqueceu mesmo com a válvula termostática trocada em menos de um ano (e peça original OEM).
Até agora me impressionei, claro, o 1.6 não é um motor de injeção direta 1.0 turbo que tem o melhor consumo hoje em dia. Mas achei o carro econômico.