Ricardo de Melo escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Repare que com gasolina, o motor 1.0 tem uma forte queda no torque (linha vermelha) entre 2 k e 3 k rpm.
Sds.
Muito bom os gráficos Roberto!
Certamente são uma estimativa média do HB20, correto?
Tais valores podem variar para mais ou menos de acordo com a demanda que é exercida no veículo. Por isso, que naqueles teste do no dinamômetro FULLPOWER , ocorrem as diferenças:
https://www.youtube.com/watch?v=oIgboLNQmWQDaí vem aquela percepção de carros "amarrados" quando conduzidos somente em baixas rotações e velocidades.
Abraços,
Quando estivemos na fábrica fizemos essa pergunta.
Se existe, como antigamente se dizia ou imaginava, diferença na potência de motores iguais.
A resposta foi de que, se eles pudessem dizer que o carro tem 135 cv em vez de 128, eles certamente diriam.
O que ocorre é que nos testes exigidos para definir a potência de um motor há parâmetros na norma, pressão, temperatura do ar e outros, que devem ser observados, e que em um dinamômetro em oficina pode não ser o caso.
Segundo eles entendem, todos os motores que estivessem funcionando corretamente marcariam os mesmo 135 cv se testados naquelas condições do dinamômetro da fullpower.
Acho que tem lógica.
Abraço,