MAMK escreveu:
"saibam que essa adição extra mínima sugerida aqui de uns 25% de etanol nas gasolinas de 87 octanas proporciona um aumento médio na octanagem de uns 4 a 5 pontos, portanto as gasolinas comuns passariam das 87 octanas tradicionais para um minimo de 91 octanas ou até umas 92 octanas, octanagem extra essa suficiente para sanar todos esses inconvenientes verificados quando se trafega com gasolinas comuns/aditivadas puras no tanque !".
"ianisgreek" seguindo o seu raciocínio; se isso ocorre com a gasolina comum (aumento de de 87 octanas para 92) o que acontece com a gasolina PODIUM?... ela passaria a ter prox. 100 octanas!!!... isso seria maravilhoso!!!!
Abraços,
MAMK
Fala parceiro Mamk !
Sim, está correto o seu raciocínio, adicionando-se etanol anidro ou hidratado em quaisquer gasolinas vai aumentar a sua octanagem garantidamente !
E já que vc se interessou por esse assunto, devo lhe detalhar mais algumas dicas sobre esse assunto :
Vc sabe que existem duas maneiras mais usadas para se medir a octanagem de uma gasolina, ou seja, o "método motor" que tem a sigla (MON) e "o método pesquisa" cuja sigla é (RON) !
E ainda existe uma terceira maneira que nada mais é do que a média aritmética dessas duas medições citadas acima, ou seja, MON + RON dividido por 2 = IAD ou AKI !
E dependendo dos países do mundo, alguns usam o método RON enquanto outros o IAD ou AKI !
E lembremos que os números das medições MON são sempre mais baixos, ou menores do que os números RON , e que quando se acrescenta um percentual de etanol nas gasolinas, o que aumenta é o indice RON de octanagem e não o MON, mas como no final pelo método IAD, usado aqui no Brasil, soma-se a octanagem de uma gasolina pelo método MON + o RON e depois divide-se por 2, resulta em um aumento real de octanagem !
Agora vamos usar de verdade e na prática essa explicação :
Tomando-se como exemplo a gasolina podium, a Petrobrás anuncia que ela tem 90 oct. MON e 102 oct RON, que somando-se dá 192 dividido por 2 dá = 96 oct. IAD e a Petrobrás então ainda joga por baixo e fala que a podium tem 95 oct. IAD, e talvez na realidade, ela tenha mesmo umas 96 oct. IAD, mas que dependendo das remessas dos lotes (bateladas) produzidas na refinaria, essa octanagem varia mesmo de 95 a 97 oct. IAD !
Agora vamos supor que iremos adicionar 20% de etanol na gasolina podium e portanto, a nossa conta aproximada fica assim :
Lembrando que por convenção e regra antiga, a cada 5% de etanol adicionado nas gasolinas aumenta aproximadamente 2 octanas RON, então teremos na podium :
90 oct. MON + 102 oct RON + 8 oct. RON referentes aos 20% de etanol adicionados que somando-se tudo dá um total de 90 + 110 = 200 divididos por 2 = 100 oct. IAD !!!
Tb acredito que com 25% de etanol adicionados na gasolina podium já ultrapassa a barreira das 100 oct. IAD com toda certeza e seria um combustível destinado aos motores com elevadíssimas taxas de compressão, com toda segurança !
É isso aí parceiro, valeu !
Nossa "ianisgreek" belíssima explicação... vc é químico?... ou trabalha numa refinaria?...
Me permita fazer mais uma pregunta para concluir: O motor do HB20 é um motor com "elevadíssima" taxa de compressão?...
OBS: no final do texto você disse que acredita que "25% de etanol adicionado na gasolina podium"... não será ao contrario?... 25 de podium adicionado ao etanol?...
Abraços.