Buzon escreveu:
Ricardo M. escreveu:
ianisgreek escreveu:
Mas .... rsrsrsrs, mesmo nessa situação em que vc citou aqui subindo esse longo aclive da BR 262, se vc precisar nesse instante de uma dose extra de desempenho, certamente vc não o encontrará prontamente como ocorrerá se vc estiver em um veículo turbo mesmo que seja 1.0 !
Ledo engano, Ianis. Basta que eu reduza para 3° marcha, algo que faço em menos de 1 segundo.
Vão subir as rpm lá pelas casas do 5000 rpm? Sem dúvida. Seria como numa ultrapassagem.
Abraços,
Ricardo, nem precisaria reduzir.
Imagine a seguinte situação: O Hb20 1.6 aspirado a 110 km/h e o Hb20 1.0 turbo a 110km/h.
O turbo para estar nesta velocidade
na mesma marcha que o 1.6 teria que estar no auge do seu RPM, ou seja, no torque maximo. Se ambos os carros precisasse de uma dose extra de desempenho como o colega ianis disse, o 1.6 se sairia muiiiito melhor pois ainda não estaria no seu torque maximo, que acontece a altas rotações.
Resumindo: Se o 1.0 turbo acelerasse para 160km/h na mesma marcha que o 1.6, levaria muito mais tempo pra chegar pois seu desempenho diminuiria após 2k rpm;
Bom dia colega Buzon, calma pq temos de ver se está de fato de acôrdo essa sua explicação :
Então supomos que dois modelos de HB20 novos 2016, um 1.6 e o outro turbo, ambos c/ câmbio mecânico e na mesma versão e abastecidos com etanol.
Eles começam então a subir com 110 kms/h lado a lado uma longa subida em uma pista dupla e ambos com a 6ª marcha engrenada, o que vai então acontecer ???
Pois bem colega, o nosso HB20 1.6 na sexta marcha vai perder velocidade muito mais rapidamente do que o modelo turbo, pq ele estará em rotações obviamente bem baixas onde não existe muito torque disponível no seu motor e nesse momento a brincadeira começa a ficar muito interessante ... rsrsrsrs !
Mas no caso do HB20 turbo, mesmo ele tb trafegando na 6ª marcha e em baixos giros, essa sua 6ª marcha é comprovadamente um pouco mais curta ou reduzida do que a 6ª marcha do modelo 1.6 e então ele estará tb obviamente desenvolvendo beeeeeeemmmmmm mais torque do que o motor 1.6 e por isso, o delo 1.6 vai levar taaacaaaaaaaaa e vai nitidamente perdendo velocidade e ficando para trás ... rsrsrsrsrs !
Então vc diz que nesse momento que o condutor do HB20 1.6 vai reduzir marchas ????
Ok, mas isso não é privilégio nenhum apenas dele e o condutor do HB20 turbo logicamente fará isso tb e aí tchauuuuuuuu novamente ao HB20 1.6 que vai ficar para trás, muito atrás comendo poeira .... rsrsrsrsrs !!!!
Valeu Buzon, é isso aí colega, abrç !