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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 04 Mai 2024 13:21 
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Retornando a esse tópico para mais um comentário importante :

Já vi e lí por diversas vezes na net, artigos citando sobre os atuais motores turbo como sendo mais dispendiosos na sua manutenção preventiva, inclusive citando tbm que eles apresentam um maior consumo de oleo pelos seus motores do que os demais veículos com os motores aspirados !

Pois aqui mesmo dentro da nossa própria família composta de 3 irmãos, as esposas e 6 sobrinhos , a maior parte deles habilitados e assim, somam-se 13 veículos , alguns deles sendo turbo flex , uma nova Rampage R/T turbo a gasolina , o nosso Jetta TSI a gasolina e ainda uma Fiat Toro turbo diesel , além de alguns veículos menores com motores aspirados flex.

E em todos eles, nunca foi observado esse " tal de consumo excessivo de oleo " e muito menos que os seus motores turbo apresentassem alguma despesa extra maior do que as despesas dos demais veículos por serem eles turboalimentados e que a verdade sempre seja dita , a manutenção preventiva de cada um desses veículos é desde zero KM, impecável e cuidadosa até mais do que indicam os seus próprios fabricantes, porque é lógico que a grande maioria dos veículos que circulam diariamente nesse imenso Brasil são submetidos a uma "condição severa de uso" e que por isso mesmo, não podem jamais ter as suas revisões feitas a cada 1 ano ou a cada 10 mil a 12 mil kms rodados como sempre recomendam os seus manuais do proprietário !!!

Óbvio que o custo da manutenção preventiva de cada um desses citados veículos pode variar um pouco de custo entre eles , mas tudo dentro da mais absoluta normalidade, já que fazer uma troca de oleo e do filtro de um HB20 1.6 não tem o mesmo custo dessa mesma manutenção quando feita no Jetta TSI ou no BMW 320i , na Toro turbo-diesel ou ainda na Rampage R/T e assim tbm como não se compara o que oferece esses veículos com o que oferece um hatch popular como o HB20 ou o Fox , portanto cada veículo deve sim ser tratado considerando-se a sua categoria , simples assim !

E como reflexo direto de todo esse cuidado extra é que sempre fazemos as revisões desses veículos sem jamais necessitar estar completando os níveis de oleo desses motores e o que raramente pode existir é uma eventual necessidade de se completar e sempre muito pouco, o nível do líquido de arrefecimento do reservatório deles.

Então conclui-se que TUDO vai depender justamente do tipo de manutenção preventiva que cada um desses veículos vai receber do seu dono desde quando ele sai brilhando e impecável do showroom das revendas autorizadas , muito bem simples assim e podemos confirmar que com esses cuidados aqui citados , mais esse mito é prontamente derrubado !

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 14 Mai 2024 20:17 
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E ontem a noite, foi mais um novo encontro com uma rodada de amigos comentando sobre os veículos e os seus respectivos motores ...

E eu explicava para essa turma que no caso dos motores flex , que na realidade, foi a gasolina infelizmente que acabou por prejudicar a obtenção de um melhor rendimento geral para esse tipo de motor sempre quando ele estiver abastecido com etanol por um simples e óbvio motivo :

A taxa de compressão resultante desses atuais motores flex acabou ficando mais baixa e se mostrando bem mais ideal para a gasolina do que para o etanol.

E isso ocorre pq se a engenharia de motores desses fabricantes optasse em selecionar uma taxa de compressão um pouco maior do que essa atual justamente para beneficiar um melhor rendimento com etanol, porém quando esse mesmo motor fosse alimentado somente com gasolina, ele simplesmente iria se auto-destruir rapidinho com as detonações e as pre-ignições constantes, justamente devido a falta de uma maior octanagem dessas nossas gasolinas quando comparadas com a elevada octanagem disponível com o etanol.

Lembro-me bem da nostálgica e inesquecível boa época dos motores 100% a etanol de 2002 para trás , em que esses motores eram montados com altas taxas de compressão no caso dos aspirados e que devido a isso, apresentavam um ótimo torque que sobrava na maioria das vezes em qq viagem e até mesmo rodando pelo transito urbano.

E no caso dos motores turbo , a taxa de compressão era tbm um pouco mais elevada do que a encontrada hoje nos atuais motores turbo flex.

De onde havia muito torque e potência de sobra e que muitas vezes até faltava naquela época, um câmbio de marchas ainda mais longas para aproveitar melhor todo esse ótimo rendimento apresentado por esses motores 100% a etanol daquela época !

E a única desvantagem percebida desses motores a etanol daquela época quando comparados com essa atual geração de motores aspirados e os turbo flex que temos atualmente era o maior consumo médio mostrado por eles , mas é lógico e isso era devido a falta dessa óbvia evolução tecnológica recebida de uns 20 a 25 anos para cá, em toda essa nova geração de motores flex atuais.

Agora, vamos ver e aguardar por essa nova tecnologia desses novos motores híbridos flex tanto os aspirados e tbm os turbo e ver se eles de fato, vão mesmo apresentar um rendimento ainda melhor do que esse que estamos vendo nesses nossos veículos flex atuais !

Obs : E não se esqueçam tbm que a dona Stellantis já tem prontinho e guardado nas suas gavetas, o interessante projeto desse seu novo motor T270 de 4 cilindros 1.3 turbo alimentado 100% a etanol e que segundo ela mesma anunciou , que já se conseguiu com esse seu novo motor turbo a etanol, um rendimento em consumo semelhante ao desse mesmo motor com gasolina, tamanha é a evolução tecnológica empregada nesse seu novo projeto.

E assim, estamos torcendo para ela de fato lançar logo esse seu novo motor 1.3 turbo e 100% a etanol e vcs podem apostar que eu serei sim, um dos primeiros compradores a experimentar essa novidade e desde já , fico bem impaciente por isso !!!

Antes que eu esqueça de comentar, se esse motor T270 1.3 turbo flex da Stellantis deu 185 cvs e 27,5 kgfm de torque com etanol e calibrado para essa sua versão flex, imaginem então que ele ainda vai ganhar com certeza um pouco mais de desempenho quando ele for calibrado e alimentado somente para 100% de etanol !!!

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