Bem-vindo: 12 Mai 2024 08:30

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 69 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
Autor Mensagem
 Título: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 15:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas !
Já estou acompanhando a algum tempo vários relatos aqui no site de colegas nossos tendo claramente problemas de falhas, engasgos e outras anormalidades no funcionamento dos seus HB20, tanto 1.0 como 1.6 , quando abastecidos apenas com gasolinas!!!

Então , irei relatar aqui as minhas opiniões a respeito desse problema !
Quando retirei meu HB20 1.6 no começo de dezembro de 2012, eu já tinha decidido qual tipo de combustivel iria abastecer meu HB20 zerado !

Como eu rodo pouco e geralmente somente dentro da cidade, imaginei exatamente aquela mistura que ficou bem conhecida aqui no site de misturar 20% gasolina aditivada ou podium e 80% de etanol !

Por ocasião da entrega técnica do meu HB20, perguntei ao funcionário da CSS se ele sabia com certeza qual combustivel os HB20 vinham abastecidos de fábrica e ele me disse que era ETANOL!
Ora colegas, se a própria fábrica da Hyundai Brasil ja faz o primeiro abastecimento, mesmo que de míseros 4 ou 5 litros no tanque, pq ela optou pelo etanol ????

Muito bem, saindo da CSS, paro no primeiro posto e ja faço de estalo a mistura de 20% gasolina podium e 80% etanol, e desde então sempre foi essa a mistura de combustiveis que eu abasteço meu HB20 , sem nunca, jamais altera-la !

Saí em seguida para uma rodovia na saida sul da minha cidade com longas retas exatamente p/ testar o carro novo, de curioso que sempre fui !
Meu HB20 apresentou um funcionamento sempre IMPECÁVEL , motor forte, silencioso e de respostas até surpreendentes para um motor 1.6 !!!!

Mas vejo que outros colegas aqui não tiveram a mesma sorte ... devem ter feito o primeiro abastecimento com gasolina pura !!!!
E o que acontece depois ?

Bom, aqui as possibilidades são muitas, mas vamos por partes :
Se esse novo dono de HB20 apenas abasteceu com gasolina pura e em seguida foi p/ casa feliz da vida mostrar o carro p/ a familia ... e percorreu menos de uns 5 kms ou mesmo 7 kms até 10 kms, realmente a ECU da injeção não teve tempo habil p/ fazer o reconhecimento e assim, se começam os problemas !

Mas tb temos de considerar que as nossas sofríveis gasolinas, oleosas e mal refinadas, tem o poder de sujar rapidamente com uma fuligem preta de carvão, todo o interior do motor INCLUSIVE, VELAS DE IGNIÇÃO e o famoso SENSOR SONDA LAMBDA, esse é um sensor que fica parafusado no cano de escape de todos os carros com injeção eletronica e ele lê e analisa constantemente o teor de oxigenio da mistura de combustiveis queimados em cada instante pelo motor e avisa à ECU ou central da injeção que, a partir daí, identifica o combustivel ou mistura deles que está sendo queimado e adota os parametros de regulagem que o motor irá funcionar, já que essa central agora já sabe qual combustivel, ou mistura de combustiveis o motor está consumindo naquele instante !

Mas pode haver sim, alguma falha no funcionamento deste sensor Lambda, que talvez não se adaptou bem com nossas gasolinas oleosas e ai a bagunça é certa !
Porque ?

Porque a sonda lambda começa a não informar corretamente para a central da injeção o tipo de combustivel que está sendo queimado, e se a injeção ainda tem gravado na sua memória o ultimo combustivel que tinha no tanque que era o etanol de fábrica ( vcs lembram disso ? ) e assim, a central continua achando que no tanque tem etanol e não gasolina que foi colocada por ultimo no tanque e tá feita a bagunça total !

Agora irei explicar aqui, com uma opinião minha o pq dessa confusão :
Os HB20 são carros novos, recem lançados aqui no Brasil, projetados para serem baratos e competitivos no mercado brasileiro !

E para eles terem preços competitivos aqui no nosso mercado, devem obrigatoriamente custar o minimo possível tb para a fabrica da HMB, para haver pelo menos uma razoável margem de lucro, tanto para a fábrica da HMB e lógico que para a matriz da Hyundai Motors da Coreia tb ...

Então colegas, é aqui que entra toda a minha desconfiança, com certeza que todo o sistema de injeçao dos HB20 foram fabricados e trazidos da Coreia do Sul p/ o Brasil, lá a mão de obra é bem mais barata do que aqui, as peças tb IDEM, são bem mais baratas, o que justifica plenamente da HMB trazer de lá todos os componentes do sistema de injeção dos HB20, mas lembremos aqui que existe uma grande diferença a ser considerada ... A GASOLINA !!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas é claro que a gasolina coreana é bem diferente da nossa, de muito melhor qualidade e bem menos oleosa do que as nossas !

Então aqui está uma forte possibilidade de ser essa uma das causas possiveis !
Pode ser então, que os sensores de sonda lambda coreanos apresentaram falhas de compatibilidade ao tentar reconhecer a gasolina brasileira !

Imagino que muitos dos nossos colegas devem estar se perguntando: mas será que a Hyundai Brasil não testou previamente os HB20 com as gasolinas brasileiras ?

Agora sou eu quem pergunto a todos vcs :
- Será mesmo que a Hyundai realmente testou, ou abasteceu a frota toda de testes com etanol, por ser mais barato e produzir mais potencia e torque e mandou os motoristas da fábrica afundar o sapato e tudo bem ?

E se, de fato, ela testou as gasolinas brasileiras nos motores dos HB20, como então se justifica esse problema de falhas apresentados por muitos dos HB20 que foram abastecidos apenas com gasolinas até agora ?????

Então colegas, como eu não participei de nada lá dentro da Hyundai, só posso jogar no campo da probabilidade !!!!!!!!!!!!!!

E quanto ao etanol, por ele ser um combustivel de queima limpa e seco, não teve problemas de incompatibilidade com as peças coreanas como ocorreu com as nossas gasolinas, e por causa disso, pode estar aqui então, a razão desses problemas !

Mas, repito novamente aos colegas, não estou confirmando nada, estou apenas expressando aqui uma hipótese possivel sim de ser a causa desse problema de incompatibilidade dos nossos HB20 com nossas gasolinas !

E além do mais, eu não tenho aqui comigo disponível, todo o aparato de um departamento de engenharia de calibração de motores para fazer testes na injeção dos HB20 e descobrir as possiveis causas dessas anomalias !

Agora eu quero ver é esse pessoal da engenharia de motores da Hyundai correndo atrás para descobrir onde ELES ERRARAM e nós, vamos assistir de camarote o desenrolar desse episódio !

Vamos lá coreanos, trabalhem rápido e com o máximo de eficiencia, senão vcs vão perder é MUITO MERCADO AQUI DENTRO DO BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!

E lembre-se HYUNDAI do BRASIL, a concorrencia está de olho em vcs, nos seus mínimos deslizes .....para cair em cima de vcs matando, rsrsrsrsrsrs !

Valeu muito colegas, foi um prazer escrever mais esse texto para todos vcs !
Abraços a todos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 27 Abr 2013 00:57, em um total de 14 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 15:53 
Offline

Registrado em: 20 Fev 2013 14:31
Mensagens: 52
Vou ler com calma mais tarde, mas desde já agradeço o nosso "guru" do combustível :D


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 16:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Leo.bsb escreveu:
Vou ler com calma mais tarde, mas desde já agradeço o nosso "guru" do combustível :D

Olá Leo !
Eu é que ti peço desculpas pela extensão do texto ... rsrsrs , mas é um assunto um tanto extenso e realmente precisa ser explicado com mais detalhes para que todos possam entender o melhor possível ok ?
Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 20:01 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Out 2012 08:42
Mensagens: 471
Localização: Niterói-RJ
ianisgreek

Concordo com o seu texto. Por isso vou abastecer primeiro tanque com etanol puro, pois o posto mais próximo é o da Shell, ou seja não tem podium.

Agora o que pode acontecer também em alguns casos é o fato da gasolina ser batizada, portanto ao fazer primeiro abastecimento acho que é imprescindível fazer em postos de qualidade, para o computador fazer o reconhecimento correto.

No mais muito bom o seus comentários.

_________________
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 20:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
mpvo escreveu:
ianisgreek

Concordo com o seu texto. Por isso vou abastecer primeiro tanque com etanol puro, pois o posto mais próximo é o da Shell, ou seja não tem podium.

Agora o que pode acontecer também em alguns casos é o fato da gasolina ser batizada, portanto ao fazer primeiro abastecimento acho que é imprescindível fazer em postos de qualidade, para o computador fazer o reconhecimento correto.

No mais muito bom o seus comentários.


Opa mpvo !
Obrigado colega pelo seu apoio aos meus textos, é sempre bom lembrarmos de que é melhor prevenir do que remediar, por isso, acho uma otima dica dar preferencia ao etanol sempre que abastecer qualquer carro flex !
Quanto a adicionar 20% de gasolina aditivada ou mesmo a podium no etanol, ja é uma opção altamente recomendável principalmente no seu HB20 zerado !
Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 20:38 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
Mensagens: 758
Localização: Ponta Grossa, PR
Parabéns pelo texto, mas relato um pouco da minha experiência usando Etanol ou Gasolina (só aditivada), sem misturas entre eles. Tanto com um ou com outro, tenho rodado sem problemas. Abasteço só em postos confiáveis. Qto aos projetos de motores flex, reconhecidamente, e, há muitos anos já, o Brasil se sobressai, e muito, em relação ao resto do mundo. Pelo que acompanho, desde muito tempo, também, matérias que falam justamente disto, e o que, normalmente, fazem as indústrias que ainda não tem veículos flex desenvolvidos, contratam empresas grandes e com grande experiência no setor para desenvolverem "a parte flex" destes motores e, lógico, sob o comando da indústria interessada (vide CERATO flex). Por isso, acho que o o projeto flex HB20 não foi diferente dos outros tantos que tem por aí. Acho que são pontuais estes relatos e problemas que - pelo menos até agora - não dá prá tomar como geral.

_________________
Sebastião Ribeiro
HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 - Cinza - 2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 21:05 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Sebarib escreveu:
Parabéns pelo texto, mas relato um pouco da minha experiência usando Etanol ou Gasolina (só aditivada), sem misturas entre eles. Tanto com um ou com outro, tenho rodado sem problemas. Abasteço só em postos confiáveis. Qto aos projetos de motores flex, reconhecidamente, e, há muitos anos já, o Brasil se sobressai, e muito, em relação ao resto do mundo. Pelo que acompanho, desde muito tempo, também, matérias que falam justamente disto, e o que, normalmente, fazem as indústrias que ainda não tem veículos flex desenvolvidos, contratam empresas grandes e com grande experiência no setor para desenvolverem "a parte flex" destes motores e, lógico, sob o comando da indústria interessada (vide CERATO flex). Por isso, acho que o o projeto flex HB20 não foi diferente dos outros tantos que tem por aí. Acho que são pontuais estes relatos e problemas que - pelo menos até agora - não dá prá tomar como geral.


Estou vivenciando a mesma situação, nenhum problema: etano, gasolina, etanol + gasolina...

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 21:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Sebarib escreveu:
Parabéns pelo texto, mas relato um pouco da minha experiência usando Etanol ou Gasolina (só aditivada), sem misturas entre eles. Tanto com um ou com outro, tenho rodado sem problemas. Abasteço só em postos confiáveis. Qto aos projetos de motores flex, reconhecidamente, e, há muitos anos já, o Brasil se sobressai, e muito, em relação ao resto do mundo. Pelo que acompanho, desde muito tempo, também, matérias que falam justamente disto, e o que, normalmente, fazem as indústrias que ainda não tem veículos flex desenvolvidos, contratam empresas grandes e com grande experiência no setor para desenvolverem "a parte flex" destes motores e, lógico, sob o comando da indústria interessada (vide CERATO flex). Por isso, acho que o o projeto flex HB20 não foi diferente dos outros tantos que tem por aí. Acho que são pontuais estes relatos e problemas que - pelo menos até agora - não dá prá tomar como geral.


Opa Sebarib !
Obrigado pelo seu apoio ao meu texto !
Concordo contigo que esses problemas que estamos lendo aqui de muitos HB20 apresentando problemas quando abastecidos apenas com gasolinas podem ser casos isolados ...
Mas devido à quantidade de casos, esse quadro se torna sério a ponto de se questionar realmente onde estaria a origem desses problemas todos !
Essa é a razão principal que me levou a escrever esse texto expondo aqui apenas a minha opinião pessoal, que claro, pode estar errada, mas mesmo assim gostariamos todos de saber então, qual a verdadeira causa dessa incompatibilidade destes HB20 com nossas gasolinas !
Valeu colega, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 21:42 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Dez 2012 19:35
Mensagens: 91
Valeu pela explicação bem colocada mais uma vez sobre como como devemos usar nossos carros devido essa péssima
gasolina que temos, concordo plenamente que é melhor abastecer com etanol por vários benficios existentes, já abasteci
o meu HB com etanol achei muito bom o desempenho do carro, mas só que aqui em Natal o etanol custa 2,45 em média
que fica caro comparado a gasolina, e percebo um engasgo no meu HB em retomadas de segunda marcha e também em
saidas em rápidas a aceleração as vezes não responde, será combustível ?

_________________
CRISTIANO.HB20 PLUS1.0
NATAL-RN


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: PROBLEMAS DE RECONHECIMENTO DE COMBUSTIVEL NOS HB20
MensagemEnviado: 25 Abr 2013 22:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
jameson cristiano escreveu:
Valeu pela explicação bem colocada mais uma vez sobre como como devemos usar nossos carros devido essa péssima
gasolina que temos, concordo plenamente que é melhor abastecer com etanol por vários benficios existentes, já abasteci
o meu HB com etanol achei muito bom o desempenho do carro, mas só que aqui em Natal o etanol custa 2,45 em média
que fica caro comparado a gasolina, e percebo um engasgo no meu HB em retomadas de segunda marcha e também em
saidas em rápidas a aceleração as vezes não responde, será combustível ?


Opa jameson cristiano !
Valeu pelo seu apoio ao meu texto !
Vc comentou que seu HB20 está apresentando engasgos nas retomadas e nas acelerações ...
Ele apresenta essas falhas com que combustivel ?
Qual a kilometragem atual do seu HB20 ?
Qual o combustivel vc tem abastecido seu carro na maioria das vezes?
Por favor colega, responda essas minhas perguntas e vamos tentar ajuda-lo ok ?
Valeu colega, fico aguardando, abraços !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 69 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB