Gucco escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sobre alinhamento de direção automotivo eu sigo uma regra pessoal desde muito tempo atrás :
Se compro um veícvulo zero KM e rodo com ele com cuidado, enquanto o volante dele estiver centrado originalmente e o veículo não mostrando nenhuma tendência a puxar para nenhum dos lados e o desgaste dos pneus se mostrar regular, não vejo nenhum motivo de solicitar alinhamentos de direção pq corre-se o risco nada dificil desse serviço deixar a direção pior do que antes ...
Exemplos : O nosso ex-HB20 1.6 foi usado por longos 5 anos e 50000 kms rodados e jamais precisou de nenhum alinhamento de direção pq estava perfeito como se fosse ainda zero km e até o meu atual jetta que está completando 5 anos de comprado e 45000 kms rodados continua perfeito ainda com o alinhamento original de fábrica !
Então pergunto, para que mexer em time que está ganhando !!!
Obs : Mas se o veículo cair em algum buraco exagerado, bater em guias de calçadas, nesse caso ele vai sim com certeza desalinhar a direção e o volante sairá da sua posição original e obrigatoriamente haverá a necessidade de alinhamentos e dependendo de cada caso, talvez até a troca de componentes da suspensão avariados.
Eu havia caído em buraco profundo durante uma viagem com chuva,daqueles que não estraga suspensão mas que deixou a direção puxando um pouco para o lado,então foi necessário essa intervenção. Você também não faz rodízio dos pneus? Não sei se a concessionária faz separado esse serviço, mas acabo fazendo muitas vezes por esse motivo...
Então colega, nesse seu caso, alterou-se algum valor do alinhamento do seu HB20 que pode ser o cáster, a convergência ou a cambagem e de fato, nesses casos é necessário alinhar novamente para trazer de volta todos esses valores originais.
Sim, eu sempre faço o rodízio dos pneus a cada 10000 kms mesmo em meus veículos que não estão mais em garantia de fábrica.
No caso do nosso HB20 1.6, nas revisões que fiz nele na CCS Hyundai local, sempre pedia para fazerem esse rodízio e os mecânicos me atendiam perfeitamente.
Tanto é que mesmo após 5 anos de uso e apesar de termos rodado nele apenas 50000 kms, ele ainda apresentava todos os 4 pneus originais Pirelli P4 com meia vida e com borracha para ir até mais uns 10000 a 15000 kms tranquilo.