ianisgreek escreveu:
Boa noite pessoal do clube HB20 !
Ao retirar meu HB20 1.6 confort. plus da revenda , a primeira coisa que fiz foi ler calmamente e com atenção o manual do carro, e qual não foi minha surpresa ao perceber que nosso querido HB20 AINDA utiliza o antigo e famigerado fuido de freio de especificação DOT 3 ! Me desculpe todo o departamento de engenharia da HMB, mas esse fluido lançado na decada de 80 já está mais do que ULTRAPASSADO gente !!!!!!!!! Ainda mais usado em um carro moderno e revolucionário como os nossos HB20 !!! Pegou mal !!!! Puxa vida, ja foi lançado o fluido de freios de especificação DOT 4 e até o DOT 5 e a Hyundai dá uma "mancada " dessas ? Sinceramente eu gostaria que os engenheiros da linha de montagem ou de manutenção me dessem uma justificativa cabível e convincente pq eu não sou nenhum LEIGO em mecanica automotiva não DOUTORES da HYUNDAI ! E graças a Deus o que sei de mecanica não foi só aprendido aqui no Brasil não, foi nos EUA ( considerado mundialmente como o paraiso dos automoveis) em apenas 13 viagens que fiz por lá. Vamos a uma rápida explicação amigos : o fluido de freios deve suportar as altas temperaturas do sistema de freios quando muito exigido em frenagens prolongadas sem ferver e produzir bolhas de ar ( espuma ) pq iria comprometer a eficiencia da frenagem, além do fato dele ser higroscópico (ele absorve umidade do ar atmosférico ) e protege todo o sistemna de freios contra corrosão, por isso é OBRIGATORIO a troca desse fluido de freios a cada 2 anos, mas esse prazo para troca é se utilizando pelo menos o DOT4 que é superior em qualidade ao DOT3 usado nos nossos HB20. Eu JURO a todos vcs aqui deste site que quando meu carro completar 1 ano de uso, jogo fora toda essa MERDA de fluido DOT 3 do meu sistema de freios e lavo e depois abasteço meu sistema de freios com um Fluido de freios de marca decente mas DOT 4 ! Tomara que o pessoal da Hyundai Brasil dê uma passada por aqui e leia essa minha INDIGNAÇÃO e INSATISFAÇÃO quanto a HMB optar por usar um fluido de freios de classificação tão ordinaria e medíocre como um DOT 3 ! Quem quizer constatar, abra o capô do HB20 e olhe a côr do fluido no reservatório só para constatar que ele é amarelo e o DOT 4 é de côr VERMELHO CEREJA ... mas que decepção pessoal !
no HB20 é adotado o DOT 3 e o DOT 4,conforme a necessidade (motor 1.0 = DOT3 , motor 1.6 = DOT4
somente lembrando ao amigo q o dot 4 ou 5 foram criados p veiculos q exigem ALTO desempenho dos freios(foram desnvolvidos pela F1) com disco nas 4 rodas, mais q ja sao adotados em outras montadoras com motores menores por questao de opcao ,porem vc tendo ou nao o dot 3,4 ou 5 no HB20 nao fara a menor diferenca na conducao ou desempenho frenagem do mesmo , e o mesmo q alguem abastecer um carro 1.0 com gasolina Podium e achar q ele ira andar mais por causa disso, ele melhora a queima porem vai andar a mesma coisa, pois so e percebida diferenca em veiculos q exigem combustivel de alta octanagem...ou seja veiculos de modelos esportivos os mesmos q exigem melhor performance dos freios
(dot 4 ou 5)