OSilva escreveu:
não sou contra o uso do protetor de carter. Eu mesmo uso no meu carro e rodando 99% do tempo em cidade, ja peguei algumas valetas ou buracos e alguma pedra e bati o protetor umas 3x pelo menos.
Parto do principio que o acessorio foi homologado pela montadora, então com isso ela atesta o que acessorio é funcional e não altera as caracteristicas do carro.
Não é bem assim colega, por isso discordo pq desde que comprei meu então novo HB20 zero KM ainda lá em novembro de 2012, lembro-me bem que os protetores de cárter oferecidos eram de aparência visivelmente grosseira e de fabricação totalmente independente da fabricante HMB e que por isso, não era peça aprovada pela montadora senão ela mesmo a teria fabricado e incluído na sua linha de montagem, mas que ela nunca o fez até hoje, certamente por não julgarem ser essa uma peça indispensável até nos dias atuais !
Assim, não concordei em comprar naquela época esse protetor de cárter e até hoje, não aceito um acessório desses instalado nem de graça em um HB20 meu !
Inclusive houveram até comentários divulgados pela própria fabricante HMB que o powertrain (motor e transmissão) dos veículos da linha HB20 tinha sido projetados para que em caso de colisão frontal mais forte, que se quebram os suportes do motor e do câmbio para que esse conjunto caia ao solo para assim não invadir a cabine e ferir esmagando os passageiros principalmente os dos bancos dianteiros.
Então , definiu-se que com esse acessório paralelo, ele impediria o funcionamento desse importante mecanismo de proteção do projeto original dos veículos HB20 e com isso, colocam-se vidas em riscos, por isso que ele nunca foi até o momento homologado pela própria engenharia da HMB e nem incorporado na sua linha de montagem !
Mas mesmo assim, parece que continuam oferecendo e vendendo esse tal de protetor de cárter na rede de CCS da HMB !
Cito ainda que não é a 1ª vez que esse assunto é discutido aqui no forum e que outros colegas além de mim tbm já citaram da não homologação desse acessório exatamente pq ele vai contra os princípios de funcionamento do projeto original desses veículos.
E só de curiosidade, nosso HB20 1.6 até o momento em quase 8 anos de uso regular, nunca sofreu uma minima batida da parte inferior do seu powertrain contra o solo e olhem que moro em uma cidade média do interior de MG onde as ruas não seriam das mais conservadas ...