Dornel escreveu:
Cara, não é bem assim cravado nos 10.000 KM...
Olhe seu manual, na parte de manutenção, existe uma tabela que informa que o óleo deverá ser trocado nos 5.000 KM caso você se enquadre em uma das opções.
Praticamente todas as opções se encaixam, logo, é extremamente recomendada a troca com 5.000...
Abraço.
Colega Dornel, relendo esse tópico afirmo que vc está correto sim, pq posso apostar que a grande maioria dos proprietários de HB20 usam os seus veículos na condição de serviço severo que significa uso basicamente diário em transito urbano e trafegar em percursos diários curtos de menos de 15 kms de extensão por cada viagem feita diariamente.
Nesses casos, a própria Hyundai do Brasil recomenda no seu manual que se faça a troca de oleo e filtro do motor dos seus veículos a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro.
Mas infelizmente, considero que isso está muito mal explicado no manual da Hyundai do Brasil e a grande maioria dos donos de HB20 estão usando seus veículos nessa condição severa de uso e deixando para realizar essas trocas de oleo e filtro dos seus motores somente anualmente por ocasião das revisões e isso definitivamente não está tecnicamente correto ...
E relembrando aqui tb que esse assunto é atualmente bastante polêmico em todos os forums sobre mecânica automotiva ...
E cito esse fato especificamente pq essa situação pode perfeitamente favorecer tanto o aparecimento de desgastes prematuros e tb o aparecimento gradativo de borras internas nesses motores pq penso que deixar o oleo do motor cozinhando e se contaminando dentro desses motores por 1 ano inteirinho acredito que já é muita coisa ...
Por isso que particularmente sempre fiz as trocas de oleo e filtro do meu HB20 a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados pq utilizo o meu HB20 basicamente no transito urbano e viajo com ele somente durante as férias escolares de final de ano.
E sempre que troco o oleo do meu HB20, percebo nitidamente que ele já escorre bem escuro, num claro sinal de que ele já havia trabalhado um bocado e tb se contaminado e oxidado bastante com os restos de combustíveis não queimados durante as muitas partidas a frio que ele sofre diariamente por esses longos 6 meses de uso continuo nessas condições desfavoráveis de utilização diária, então imaginemos agora a situação desse oleo quando ele permanece por 1 ano inteiro trabalhando dentro desses motores???
E notem tb que eu sempre utilizo a mistura mágica no meu HB20 composta de 80% de etanol que reconhecidamente contamina muito menos o oleo dos motores do que essas nossas péssimas e medíocres gasolinas !!!
Então, aqui está a justificativa dessa minha atitude em realizar a troca de oleo e filtro do meu HB20 sempre a cada 6 meses de uso e nunca apenas anualmente, afinal, pq eu arriscaria a vida útil do meu veículo por tão pouco ...
E que fique claro que essa aqui é apenas a minha opinião pessoal baseada no que já aprendi até hoje sobre esse polêmico assunto e que por isso mesmo, cada um proprietário de HB20 é livre para cuidar do seu veículo da maneira como julgar ser a mais conveniente para si próprio !!!
Valeu colegas !