ianisgreek escreveu:
Bem lembrado esses fatos Biel, mas veja que no caso dos turbos, com o Marea turbo, foi a dona Fiat que queimou esse seu próprio sedan esportivo ao anunciar naquela época a primeira troca de oleo para o motor dele somente aos 20 mil kms ... e o pior é que o povo todo acreditou sem questionar nessa baita piada e todos aqueles motores se desgastaram precocemente ...kkkkkkkkkkkkkkkk !
E no caso da dona VW do Brasil por sua vez, que tbm errou feio quando recomendava trocas de oleo somente a cada 10 mil kms para esses seus primeiros Gols 1.0 de 16 valv. e pior ainda, recomendava um oleo de baixa qualidade que não atendia e nem aguentou a solicitação desse seu novo lançamento e enchia esses pobres motores de borras e isso foi a ruína total deles com a consequente má fama !
É por essa razão que eu NUNCA, JAMAIS vou acreditar em nenhum oleo de motor para os "tais" 10 mil kms rodados e até a dona Hyundai que faz essa recomendação para sua linha de HB20 e Creta eu NUNCA obedeci nem no nosso HB20 1.6 e nem no nosso atual Creta 2.0 e assim sempre será incluindo tbm o motor 2.0 turbo do nosso atual jetta TSI.
E quanto aos cabeçotes de 16 válvulas, a realidade é que eles não tinham defeito em sí, mas que apenas apresentavam o seu melhor torque disponível somente em médias para altas rotações o que fez todos esses motores assim equipados na época ganharem essa péssima fama de serem fracos em baixas rotações e que foram os Gol 1.0 16 valv. , os Tempra 2.0 16 válv. , corsas 1.6 de 16 válv. e mais alguns outros motores de 4 válv. por cilindro daquela época.
Mas com a inovação da tecnologia e a adoção dos novos comandos de válvulas variáveis em todos os motores de 4 válv. por cilindro, finalmente acabou-se com todos os problemas dessa falta de torque em baixas rotações para TODOS os novos motores assim equipados.
Prova disso dentre muitos outros exemplos é esse excelente motor Gamma 1.6 16 válvulas flex da Hyundai do Brasil que já mostra ter um razoável e útil torque disponível desde os 1500 rpms, fato esse que antes desses comandos de válvulas variáveis, jamais essa façanha seria possível nem nos maiores sonhos da engenharia automotiva daquela época.
Exatamente, infelizmente a culpa ficou para a "tecnologia nova" ao invés da realidade que foi negligências no plano de manutenção da fabrica.. e de alguns proprietários também, em ambos os casos. Mas, as pessoas ainda acham que o Marea é bomba (sendo que a mecânica dele em si é bem parruda e moderna, até para os padrões de hoje). Mas fico triste em ver tantos escolhendo carros aspirado achando que o turbo vai ter os problemas de manutenção que o Marea teve.
A VW também, óleo de 10 mil km talvez funcione hoje que é sintético e evoluído, mas apenas na Europa, pois aqui o combustível é muito ruim. Sem falar que la é mais frio do que aqui, o que também influencia na vida útil do óleo.
Gosto de trocar as minhas com 6 mil ou 6 meses. Aliás, já estou para trocar (por tempo pois rodei apenas menos de 3 mil) em janeiro.