ianisgreek escreveu:
E incluindo mais um comentário sobre leveza do sistema de direção assistida do mundo automotivo :
A bem da verdade isso tudo é questão de eficiência e calibração do sistema em si pq saibam que existem sistemas de direção hidráulicas mais antigos que se mostram tão leves quanto as atuais direções elétricas.
Imaginem que desde a década de 70 , quando nem se comentava ainda sobre o desenvolvimento de um sistema de direção elétrica para automóveis, lembro-me bem que a linha Ford Galaxie, LTD e os Landau todos no estilo barcas V8 cuja produção iniciou na década de 60 e que foi encerrada em 1983 , mas que eram hiper confortáveis e apresentavam uma direção hidráulica tão leve que era possível esterçar a direção deles em manobras apenas com o dedinho menor de uma mão feminina e vejam que eles pesavam quase 2 toneladas e tinham pneus com largura de 225 mm.
Então, devido a isso, eu diria pessoalmente que a calibração da direção hidráulica dos HB20 deixou algo a desejar em matéria de conforto e podem apostar que isso foi por pura questão de economia de marketing desse fabricante.
Exato, bom começando que o Landau era um carro que na questão de conforto rivaliza até os mais confortáveis modernos, já andei em um quando criança e era maravilhoso, parecia mesmo estar navegando no sofá de casa.
Quanto a calibragem do HB20, olha, eu até entendo ela não ser das mais leves, afinal além de ser o carro de entrada, ele na sua época era um dos mais velozes e com "pegada esportiva". Então a direção poderia ficar perigosa em velocidades mais altas.
Testando o meu "no mexico" nesse FDS, 160 (no velocimetro) em uma subida com leve curva, achei a direção bem leve nessa velocidade (mas não perigosamente leve). A manobrar, e em velocidade baixas, acho ela neutra, nem leve e nem dura.
Mas também, meu padrão é baixo pois a hidraulica do fiesta que tive era bem pesadinha e também já tive uma Rural, aquela era bem pesada.