Ricardo de Melo escreveu:
Tsc, tsc.
Estepe, como inclusive já discutimos aqui no fórum, são feitos para serem usados de maneira emergencial, ou seja, para levar o sujeito até o local mais próximo onde possa trocar os pneus.
Não tem problema o camarada conduzir poucos tempo com um pneu, por exemplo a 35 psi, sendo que os outros estarão em 30 e 47 psi.
Então o seu argumento foi falho.
Abraços,
Ricardo, achei tão impressionante você finalmente aceitar meus argumentos naquele outro tópico do percentual para calcular o consumo equivalente que, em reconhecimento ao seu gesto, vou retribuir.
Você tem razão, o estepe é apenas para rodar até a próxima borracharia que tenha um aspecto aceitável e o meu argumento do estepe é falho.
Então, se um carro apenas com o motorista, ou com motorista e um passageiro, tem seu peso bem equilibrado, quer dizer, 50% do peso no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro, é razoável admitir que quando a gente coloca mais 3 passageiros (210 kg) no banco de trás e mais uns 110 kg de bagagem no porta-malas, a distribuição de peso nos eixos vai se alterar, geralmente aumentando a carga nos dois eixos, mas aumentando mais a carga no eixo traseiro. Pela lógica, para maximizar a aderência e a eficiência do contato dos pneus com o solo, com maior carga a pressão dos pneus também deve ser maior.
Acho que se o carro tivesse aquele calibrador/monitorador automático de pressão nos pneus a pressão recomendada seria diferente para cada eixo em função do carregamento do veículo.
E acredito que o valor recomendado no manual é igual para os dois eixos e para qualquer carga só para simplificar e facilitar a manutenção mesmo.
É razoável pensar também que eles avaliaram criteriosamente as diferenças, julgaram que ela era pequena e tomaram essa decisão simplificadora.
Sinceramente, prefiro assim do jeito que é.
Abraço,