Roberto Bertoche escreveu:
Então, se um carro apenas com o motorista, ou com motorista e um passageiro, tem seu peso bem equilibrado, quer dizer, 50% do peso no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro, é razoável admitir que quando a gente coloca mais 3 passageiros (210 kg) no banco de trás e mais uns 110 kg de bagagem no porta-malas, a distribuição de peso nos eixos vai se alterar, geralmente aumentando a carga nos dois eixos, mas aumentando mais a carga no eixo traseiro. Pela lógica, para maximizar a aderência e a eficiência do contato dos pneus com o solo, com maior carga a pressão dos pneus também deve ser maior.
Acho que se o carro tivesse aquele calibrador/monitorador automático de pressão nos pneus a pressão recomendada seria diferente para cada eixo em função do carregamento do veículo.
E acredito que o valor recomendado no manual é igual para os dois eixos e para qualquer carga só para simplificar e facilitar a manutenção mesmo.
É razoável pensar também que eles avaliaram criteriosamente as diferenças, julgaram que ela era pequena e tomaram essa decisão simplificadora.
Sinceramente, prefiro assim do jeito que é.
Abraço,
Agora melhorou a argumentação.
Como eu disse na primeira mensagem do tópico, sempre usei os 32 psi, não quero "inventar a roda" questionando os valores que os engenheiros da Hyundai definiram. Mas aqui, um fórum automotivo, é um bom local para discutirmos sobre o assunto, já que carros da mesma categoria do HB20, de outras montadoras, demonstram orientações distintas para o enchimento dos pneus.
Abraços,