E aproveitando esse tópico somente para fazer um comentário adicional sobre a importância vital das trocas de oleo para qq motor a combustão interna de qq geração !
Ontem a noite, o nosso novo BMW 320i completou os seus primeiros 1000 kms rodados e hj eu logo o levei até uma loja de troca de oleo de um antigo amigo daqui da minha cidade .
E qual não foi o seu espanto ao ver que eu tinha levado esse meu veículo ainda bem novo até a loja dele para realizar essa 1ª troca de oleo do seu motor.
Além da confiança que eu tenho nele, ele dispõe nessa sua loja de uma vasta variedade de oleos , tanto os nacionais e tbm os importados para qq fabricante de automóveis e/ou motocicletas.
E como a BMW recomenda para esse seu novo motor 2.0 turbo flex B48 , oleos com viscosidades de 0W-20 a 0W-30 e API-SP , optamos obviamente e devido a esse motor estar ainda bem novo, em escolher por essa viscosidade de oleo mais fina 0W-20 e assim, foi bem fácil realizar mais essa simples manutenção preventiva.
Como precaução, aparamos recolhendo todo o oleo usado que foi drenado em um vasilhame graduado somente para sabermos a quantidade exata que seria depois recolocada nesse motor, já que não mexemos dessa vez no filtro de oleo e que foram drenados exatos 5 lts, deixando assim essa substituição desse elemento filtrante para a próxima troca de oleo que faremos já nos próximos 5 mil kms rodados.
E como não poderia deixar de ser, o oleo usado escorreu numa tonalidade já marrom um pouco escura, demonstrando que esse oleo foi sim, de fato submetido aos esforços extras do período de amaciamento, mas que esse fato é sempre normal nessas situações de motores novos e recém montados !
Imaginem se eu vou na conversa e recomendação da dona BMW que cita que a 1ª troca de oleo e de filtro para esse seu modelo seja realizada somente aos 12 mil kms rodados ou após um ano de uso.
Nunca. jamais eu respeitaria e seguiria tal recomendação, afinal , com sua licença dona BMW , mas cada veículo zero KM comprado é de propriedade particular e a realidade é que os seus novos donos tem o livre arbítrio e a liberdade de cuidar e fazer com eles o que achar e julgar que seja o melhor para esses seus veículos novos e assim eu sempre fiz, faço e tbm farei com esse nosso novo BMW !!!
Apesar de saber que todos os modelos atuais da BMW são controlados pelo seu fabricante atravez do seu aplicativo, então qq tipo de manutenção preventiva ou corretiva efetuado nesses veículos, é percebido pelo fabricante , então vamos ver o que eles vão me falar por eu estar cuidado do nosso BMW muito melhor até do que eles mesmos recomendam !!!
Obs : E as duas ponteiras dos escapes desse nosso BMW já estão se mostrando bem limpas e sem o menor sinal de carbonizações escuras, numa prova bem real de que esse novo motor está mostrando que uma parte inicial do seu amaciamento já está muito bem concluída , graças a Deus !
E que assim sempre seja, amém !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|