Tive problema de o combustível fazer, muito discretamente, bater pino.
Relatei à HMB e eles me disseram que a solução, por aquele momento era abastecer com uma proporção de etanol.
Perceber o discreto bater de pino não é tão facinho de notar como vc disse que é perceber o volante torto.
Claro, depende de quanto bate pino e de quanto está torto o volante.
O volante encaixa num eixo estriado, quantas estrias ele pode ter?
Isso vai dar o tamanho da inclinação de cada dente.
Vc pode até achar que sabe onde está a horizontal, mas o dente não encaixa e tem que atrasar ou adiantar um dente, uma estria.
Só para ilustrar, se o eixo tiver tantas estrias quanto os segundos no mostrador de relógio, cada segundo são 6° (360° dividido por 60 segundos), cada estria são 6°.
Então eu digo que muitos olhos não percebem desnível de 3°. Ainda mais num volante curvo.
Acho que no meu é preciso girar um dente.
E o barulho de detonação (ou batida de pino) talvez fosse ainda mais discreto.
Por isso fiz o alerta, pra aguçar os seus sentidos. Não foi rogando praga não! Ô.. xarope!
Eu estava na estrada e fiquei muito apreensivo com aquele sussurro de detonação.
Estragar um motor desses eu acho um crime... rs.
Fiquei escaldado, e no meu, mesmo que me expliquem que não tem problema mais, eu não vou testar e só vou usar gasolina "pura" quando não tiver outro jeito.