Olá pessoALL, desculpem ressuscitar o tópico, mas passei pelo mesmo problema recentemente e para tirar a dúvida antes de levar na concessionária resolvi testar o interruptor do pedal do freio.
Esse interruptor está montado na haste do pedal do freio:
A haste do freio está indicada pela seta azul, enquanto o interruptor está circulado na foto.
Para retirar o interruptor (pelo menos no meu veículo, HB20 1.6 Automático Premium 2014/2015, pois existe outro modelo de interruptor com haste metálica e porca rosqueada) é necessário soltar a trava branca, indicada na foto abaixo:
e depois girar o interruptor no sentido anti-horário para liberá-la do limitador.
Testando o interruptor com a mão percebi que estava com mau contato no interior, às vezes funcionava e às vezes não funcionava então, antes de comprar uma nova para substituir decidi abrir e verificar o estado interno dos componentes.
Na verdade o funcionamento do interruptor é bem simples, consiste em um pino plástico com alguns ressaltos que abrem e fecham os contatos do interruptor quando o pino é empurrado pelo pedal.
Inspecionando a parte interna percebi que os contatos estavam bem sujos, o que estava gerando o mau contato e percebi também um certo empeno na chapa onde ficam os contatos que acionam as luzes de freio. Creio ser um projeto mal planejado a forma como os contatos são acionados pois da forma que está durante o repouso do pedal de freio, o que ocorre 99% do tempo, o pino do interruptor fica pressionando a chapa para abrir os contatos, o que com o tempo acaba empenando a chapa e abrindo os contatos permanentemente, o que faz com que as luzes não mais acendam, forçando a troca do interruptor.
O que não deixa de ser uma vantagem para a Hyundai, pois de outra forma não haveria necessidade de trocar esse interruptor
Após a limpeza e o desempeno da chapa os contatos voltaram a trabalhar corretamente.
E assim consegui resolver o problema que estava ocorrendo com as luzes de freio do carro.
Estou explanando aqui o serviço executado apenas a título informativo, com o intuito de explicar como o circuito funciona e como testá-lo a fim de identificar o problema, e não recomendo a realização desse serviço caso não tenha experiência e conhecimento necessário para montar e desmontar componentes elétricos do carro.
De toda forma, em caso de dúvida com o funcionamento do carro sempre é melhor levar na concessionária, a fim de executar os serviços de inspeção e reparo da forma mais adequada possível. Grato pela atenção.