ianisgreek escreveu:
Estou iniciando esse novo tópico para falar das minhas primeiras impressões pessoais sobre essa minha mais nova aquisição .
Bom, é obvio que eu pesquisei bastante até me decidir pela compra desse veículo, inclusive considerando pesadamente a relação custo-benefício e concluí que pelo valor pago por ele, no mercado brasileiro atual, nenhum outro veículo da categoria dele consegue oferecer nada nem próximo do que ele oferece considerando-se tudo nesse comparativo.
Ainda ganhei um bom desconto de 12% sobre o preço de tabela desse modelo que é o mais completo chamado de Shine Pack e ainda ganhei de cortesia um pacote de opcionais no valor de 1300,00 que inclui todas as lampadas de xenom brancas na dianteira além de um kit de tapetes de borracha personalizados próprios para essa versão de C4 Cactus.
Tbm ganhei de cortesia no valor de 1200,00 a pintura metálica e escolhi o prata platinum porém sem o teto pintado na cor preta.
O veículo assim configurado não tinha a pronta entrega e demorou 1 mês até chegar na CCS daqui da minha cidade.
Mas o motor dele é um capitulo a parte, tratando-se do já consagrado THP 1.6 turbo na versão flex cujo projeto foi da BMW e que inclusive recebeu alguns aperfeiçoamentos mecânicos corrigindo pequenas falhas ocorridas nas suas primeiras versões flex em modelos 2015 e 2016 da Citroen e tbm da Peugeot.
Suas respostas nas acelerações, mesmo as mais leves, são sempre prontas e afiadas, lógico que isso depende da opção selecionada no seu câmbio e no modo econômico ele é mais manso e suave, passando para o modo Drive ele já se mostra um pouco melhor e no modo sport , ele já se mostra um pouco mais agressivo nas suas respostas.
O câmbio aut, dele é o japonês Aisin, tbm já consagrado e bem eficaz em todas as suas demais versões pq esse câmbio já equipa vários modelos de veículos de marcas diversas e tem se mostrado eficiente frente aos seus concorrentes em se tratando de câmbio aut. do tipo com conversor.
Tbm digna de nota devido a sua eficiência e capacidade absorção de irregularidades são as suas suspensões, considerada de acôrdo com a imprensa especializada nacional como o segundo melhor conjunto de suspensão nessa categoria de veículo, somente ficando atrás do conjunto de suspensões dos Honda HRV.
Já quanto ao seu acabamento interno, apesar dessa versão já ser equipada com bancos , volante e alavanca do câmbio em couro, ainda deixa muito a desejar devido a sua simplicidade .
Mas a bem da verdade, não seria justo exigir mais desse fabricante pelo preço mais do que razoável que se paga atualmente por essa versão turbo de C4 Cactus aut.
Até esse momento, não rodei ainda nem 200 kms , mas já saí da CCS Citroen com o tanque dele quase sêco e o abasteci como sempre com aquela famosa mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina, afinal já se sabe que qq motor turbo adora combustíveis de elevada octanagem , o que não seria nunca o caso dessas nossas atuais gasolinas comuns e/ou aditivadas com suas míseras e insuficientes 93 octanas RON, coitadas !!!
O veículo é bem gostoso de ser guiado, além de sempre se mostrar confortável e tudo nele funciona perfeitamente.
O câmbio aut. dele tem 3 programas , sendo o modo econômico, o Drive e o Sport e todos eles possibilitando trocas manuais atravez da alavanca , mas ele não dispõe das aletas atrás do volante para se fazer essas trocas manuais de marchas.
Esse câmbio porém está se mostrando com um funcionamento silencioso, macio e suave nas trocas de marchas.
O meu objetivo será amaciar esse motor pelo menos até uns 3000 kms , com uma utilização moderada antes de exigir o seu desempenho máximo .
A Citroen recomenda para essa versão de motor 1.6 THP flex, o oleo 0W-30 mas pessoalmente, já decidi por utilizar o mesmo oleo 0W-20 API-SP que utilizo tbm tanto no nosso atual jetta TSI e tbm no nosso HB20.
Sendo que farei como de costume a 1ª troca de oleo e do seu respectivo filtro nos primeiros 1000 kms rodados e a partir daí, sempre a cada 6 meses ou a cada 5 mil kms rodados.
Lógico que sendo esse motor THP uma unidade turbo, após ele estar devidamente amaciado, tbm receberá o upgrade de stage 2 assim como já fiz no nosso atual Jetta TSI e assim teremos uma maior reserva de mais torque e potência para todos aqueles momentos necessários e mais críticos.
Obs : Mesmo com essa nova aquisição, o nosso pioneiro e atual HB20 1.6 além do Creta 2.0 ficarão tranquilos continuando a ser utilizados na família e como sempre muito bem cuidados.
Muito bom