E ontem a noite, retornei de mais uma longa viagem de pouco mais de 900 kms de percurso total com o nosso novo C4 Cactus 1.6 THP turbo flex.
Foi uma viagem rápida de poucos dias , estava só, mas que deixou novamente interessantes impressões sobre esse veículo !
Inciamos essa viagem com quase 5000 kms rodados no odômetro dele e esse C4 sempre foi abastecido com a mistura de 15% de gasolina comum + 85% de etanol.
E ficou claro e óbvio mais uma vez dentre tantas outras que qq motor novo a combustão interna , seja ele aspirado ou turbo , que sempre quando ele é bem amaciado incluindo tbm todas as suas trocas de oleo e filtro feitas bem mais precoces do que o fabricante indica, mostra com certeza benefícios práticos bem perceptíveis como um leve maior desempenho geral acompanhado de um consumo médio um pouco menor e ainda, com um mínimo e desprezível consumo de oleo lubrificante desse motor apesar dele ser nesse caso , uma unidade turbo.
E como eu estava só e com esse veículo mais leve, confesso que abusei um pouco do excelente desempenho mostrado por essa sua excelente configuração mecânica durante todo esse trajeto , cujo motor oferecia sempre respostas prontas e afiadas em qq situação de condução fazendo com que todas as subidas desse trajeto se transformassem em reais descidas , tamanha era a desenvoltura mostrada por esse seu motor 1.6 turbo flex quando ele é abastecido com etanol !
Esse modelo de Citroen C4 THP aut. oferece 3 tipos de programas de condução sendo o econômico, o normal e o sport !
Onde o primeiro desses programas deixa o motor um pouco mais manso e tranquilo, com respostas mais suaves e um consumo médio um pouco mais contido , o segundo programa é o normal e está sendo o mais usado por mim e o terceiro programa, de fato deixa o motor com respostas um pouco mais prontas e agressivas e tbm estica um pouco mais todas as 6 marchas do seu ótimo câmbio aut. e com isso, ele não prioriza um menor consumo médio.
E as médias de consumo mostradas no comp. de bordo e viajando sempre nesse modo normal e em ritmo entre 110 kms/h a 140 kms/h ainda ficaram em ótimos 10,4 kms/l apesar da rodovia ter ajudado muito por estar com um transito mais leve e tranquilo tanto na ida e tbm no retorno, além da topografia dessa região ser basicamente plana com raras regiões montanhosas.
De negativo que novamente foi percebido nessa viagem é a excessiva altura livre do solo, o que deixa esse veículo com alguns leves e indesejados balanços nas curvas feitas em velocidades mais elevadas, apesar desse modelo contar com sistemas de controle eletrônico de estabilidade , de tração e de frenagem além do seu ótimo sistema ABS normal e dos seus freios a disco nas 4 rodas !
Esse fabricante poderia sim oferecer alguma versão sport desse modelo com uma suspensão um pouco mais firme e com uns 6 a 8 cms mais baixo na altura da sua suspensão para assim proporcionar uma melhor dirigibilidade geral em rodovias !
E no mais além dessas observações, esse é um ótimo veículo atendendo bem nessa sua proposta de utilização, bem confortável, econômico e silencioso mesmo em maiores velocidades , bem equipado e mostrando ter um ótimo custo tanto quanto a sua aquisição e tbm quanto a sua manutenção geral , mostrando que ele tem de fato um excelente motor turbo flex sobrando bem mais do que o seu chassi e assim, faltando um pouco mais de uma melhor estabilidade geral exatamente devido a essa sua exagerada altura do solo.
Obs : E agora que esse nosso C4 Cactus 1.6 turbo flex já está com 6000 kms rodados e já bem amaciado, compramos para ele um piggyback da Tork One e tbm um downpipe de aço inox sem catalisador para instalar nele o upgrade de stage 2 e assim ele vai ficar igual ao nosso atual jetta TSI, com um desempenho extra disponível e até muito bem vindo para se ter como uma reserva de potência utilizada durante os casos de ultrapassagens em rodovias de pista simples.
Mais difícil ainda vai ser esconder esse upgrade de desempenho caso ele for descoberto na CCS Citroen por ocasião da 1ª revisão obrigatória desse C4 THP aos 10 mil kms ou nesse seu 1º ano após sua compra , veremos o que vamos justificar aos mecânicos da oficina autorizada !
Lembrando aqui que, afinal de contas esse C4 Cactus é nosso e que ele já está devidamente pago e assim, ele não é mais da dona Citroen, portanto temos o direto de fazer com ele o que bem entendermos assim como já fizemos com o nosso atual jetta TSI que tbm está com stage 2 desde os seus primeiros 5000 kms rodados e continua uma bala de perfeito apesar dos seus 10 anos de uso !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
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